30 de maio de 2017

Poeta cria app gratuito que mapeia pontos de poesia pelo Brasil

Deve haver algo de especial para que, apesar da poesia não ser comercialmente impactante dentro do mercado editorial, dos poetas mal possuírem espaço na mídia para divulgar e ampliar seu trabalho, e do pouco que resta do mercado editorial no Brasil tratar a poesia como uma frente menor entre as publicações, a quantidade de poetas espalhados pelo país ser enorme e crescente. Da mesma forma, os eventos, bibliotecas e locais que reúnem poetas. Foi para mapear esses pontos de poesia que a poeta brasiliense Marina Mara criou o aplicativo PoemApp.


O propósito do aplicativo é reunir esses pontos por todo país, para que os eventos, saraus e locais possam divulgar suas programações e novidades. Os locais podem ser adicionados de forma automática, mediante somente a criação de um login e uma senha, e o app está disponível para download gratuito. 

“É como se fosse um ‘Waze’ da poesia. É colaborativo, e as pessoas vão colocando ali seus pontos de poesia. Pode ser um evento, um sarau ou um local”, afirma Marina. A ideia é que o usuário possa saber sempre onde está a poesia em sua cidade e, no lançamento, o PoemApp já contava com 10 mil pontos cadastrados. Em poucas horas, confirmou-se que o aplicativo era um sucesso.

O PoemApp conta também com um blog, com dicas literárias e, claro, poemas. A frequência é intensa e de todo o Brasil, mostrando que, à margem do mercado, da mídia, dos grandes centros urbanos e econômicos, a poesia sempre dará um jeito de nos alcançar – como uma expressão natural e essencial da própria sentimentalidade humana.

Nenhum comentário: