Stúdio Old Tattoo

Stúdio Old Tattoo
Old Tatoo

Pelé no Flamengo

Em agosto de 2006 eu repliquei no semanário mourãoense Entre Rios um artigo do Causos da Bola que retratava uma partida do Rei Pelé com a camisa do Flamengo. Replico novamente em homenagem ao torcedores do atual campeão carioca. Em tempo: sempre admirei demais o Rei Pelé, o melhor jogador de futebol de todos os tempos, e nunca gostei do cidadão Edson Arantes do Nascimento.


Pelé e Zico
Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, consagrado em todos os cantos do planeta e eleito o atleta do século, atuou, profissionalmente, em apenas duas equipes, além das seleções, brasileiras e regionais. Estes times foram o Santos, de 1956 a 1974, e o Cosmos, nos Estados Unidos, de 1975 a 1977, onde encerrou sua brilhante trajetória, após ser contratado para popularizar o futebol naquele país. Marcou, ao longo de sua carreira, 1281 gols, em 1375 jogos, com a incrível marca de 0,93 gol por partida disputada (quase um gol por jogo).

Em 1957, no início de carreira, chegou a atuar pelo Vasco da Gama, num combinado do time carioca e o Santos, durante um torneio internacional. 

Júnior e Pelé
Entretanto, em uma única oportunidade, o maior jogador do mundo, vestiu a camisa do time de maior torcida do mundo - 33 milhões de torcedores, correspondente a 18,1% da população brasileira - segundo pesquisa IBOPE/LANCE realizada em outubro de 2004. O rei do futebol, aos 39 anos, jogou pelo Flamengo ao lado de Zico, ídolo maior da imensa nação rubro-negra, formando uma dupla de sonhos.

Este jogo histórico foi contra o Atlético Mineiro, no Maracanã, no dia 6 de abril de 1979, numa partida que teve a renda revertida para as vítimas das enchentes ocorridas em Minas Gerais naquele ano.

Pelé atuou nos 45 minutos iniciais. Não fez gol, mas, em duas jogadas, efetuou tabelinhas sensacionais com Zico, relembrando a antiga dupla Pelé x Coutinho.

O Flamengo, que começava a montar o time que dominaria o futebol brasileiro pelos próximos cinco anos, venceu o Atlético, que também tinha uma grande equipe, por 5 x 1, após empate de 1 x 1 no primeiro tempo.

Este jogo, certamente, entrou para a história do futebol brasileiro, pois foi a partida, a única partida, em que o maior jogador do mundo vestiu a camisa do time de maior torcida do mundo.

Cantareli, Rondinelli, Toninho, Manguito, Andrade e Júnior
Tita, Zico, Pelé, Carpegiani e Julio César

Dados da partida:
Flamengo 5 x 1 Atlético
Local: Maracanã                                              Data : 6 de abril de 1979

Flamengo: Cantareli, Toninho, Rondinelli (Nelson) Manguito e Júnior; Andrade, Carpegiani (Ramirez) e Zico (Claudio Adão); Tita, Pelé (Luizinho) e Julio César (Reinaldo).
Atlético: João Leite, Alves,Osmar, Luizinho e Hilton Brunis, Cerezo, Marcelo (Carlinhos) e Paulo Isidoro; Serginho (Pedrinho), Dario e Ziza (Vilmar). 
Gols: Marcelo (Atl), Zico (3) Luizinho e Claudio Adão                                                              

Postar um comentário