2 de maio de 2017

O Tauillo dorminhoco

Tauillo com a esposa Hosana e a neta Nina
Tauillo Tezelli é amigo desde o tempo da adolescência, de quando entrei no Colégio Estadual em 1971. Eu, ele, os manos Marcelo e Arnaud Silveira, Nelson Bizoto, Laércio Daleffe, Ney Piacentini, Fernando Dlugosz éramos parceiros na escola, nos times de futebol e futsal. Uma turma das melhores, cujas amizades permanecem até os dias de hoje. Um mais brincalhão que o outro, ninguém deixava passar a oportunidade de zoar com o outro. Claro que o Tauillo era o mais ranzinza de todos. Gostava de brincar com os amigos, mas quando era com ele ficava bravo por dias e dias.  
Arnaud com a filha Larissa
Sempre o mais ativo de todos, Tauillo sempre trabalhou para ajudar em casa, sem nunca deixar de lado os estudos (ele foi aprovado no curso de direito na UEM sem ter feito cursinho preparatório algum). 

Naquela época, nos anos 1970, nossa principal diversão, depois dos jogos de futebol, era irmos no cinema aos domingo. Assistir um bom filme no extinto Cine Plaza era o que tinha de melhor. Se tivesse grana para comer um pedaço de pizza acompanhado por um guaraná ou tubaína ali na Vitamina do Luiz (Bogdanovich) após a sessão na Telona, melhor ainda.

Mas toda essa dedicação ao trabalho e aos estudos fazia com que o Tauillo dormisse muito fácil. Era entrar no cinema e dormir. Num domingo à noite, Cine Plaza lotado como sempre, na tela um filme dos mais esperados e o agora prefeito da cidade dorme feito um bebê. Terminada a sessão, todos saem do cinema, inclusive o Arnaud que, de sacanagem, avisa o 'lanterninha do cinema:

- Tem um cara dormindo ali nas cadeiras da direita. 

Escondido atrás de uma coluna, Arnaud viu quando o funcionário do cinema cutucou o Tauillo e este saiu assustado da cadeira. Assustado e muito bravo com o amigo que o abandonou adormecido enquanto todos deixavam o local com aquelas luzes acesas (ele deve ter pensado que toda aquela iluminação era coisa do Arnaud). Claro que a brincadeira rendeu muitas e muitas gozações, mas Tauillo, cada vez mais ranzinza, ainda fica bravo quando relembramos o fato. 

Na despedida de solteiro do Laércio, em Curitiba, 1980: Tauillo e Laércio à frente, Bizoto e Marcos Koch no meio e eu e o Arnaud ali atrás 

Tauillo Tezelli é o atual prefeito de Campo Mourão (ele está em sua terceira gestão tentando consertar doze anos de desmandos e irresponsabilidades na prefeitura). 

Arnaud Aparecido da Silva e Silveira é engenheiro civil também aqui em Campo Mourão. 

O Cine Plaza agora é sede da Igreja Universal. A Vitamina do Luiz agora é o Bar do Raul. 

Nenhum comentário: