31 de maio de 2017

Fertimourão Futsal em Arapoti - 1989

Fertimourão Futsal em Arapoti - 1989
(da esq. para a direita): Getulinho Ferrari, Luizinho Ferreira Lima, Antônio "Santo Antonio" Ferreira, Dirley Alves, Silvio Carvalho Cintra, Edivaldo "Futrika" Lopes, Sebastião Carlos Mauro, Edilson Bizerra, Robertinho Leitner e David Miguel Cardoso (agachado).
As crianças são Rodrigo "Futrika" e Regys Panceri Cardoso 
Foto do final dos anos 1980 mostra membros da Fertimourão Futsal em frente de um restaurante em Arapoti, onde foi realizada uma fase da Taça Paraná. 

Nessa época, a Inpacel, uma fábrica de papel paranaense, uma das maiores do mundo, que agora pertence a um grupo sueco, patrocinou  um time de futsal que reunia os melhores jogadores do Brasil e o estadual era disputado para se conhecer quem ficaria em segundo lugar sempre, já que não tinha como ganhar deles. 

Contando com craques como  Manoel Tobias, Ortiz, Fininho, Vander, Índio, Serginho, entre outros, a Inpacel, além de todos os títulos estaduais que disputou, conquistou também o bicampeonato da Taça Brasil, de Campeão da Copa América e do Mundial de Clubes de 1993. O time acabou em 1995, com a crise econômica que atingiu o grupo Bamerindus, então proprietário da fábrica de papel. 

Ao contrário da Série Ouro dos dias de hoje, em que todos jogam contra todos durante quase o ano todo, naquele tempo, época de muito amadorismo, eram realizados quadrangulares em várias cidades, avançando sempre os dois melhores para a fase final até que se conhecessem os quatro times que disputariam o título da principal competição da modalidade no Paraná. Tive a felicidade de conquistar dois títulos de campeão com a Associação Tagliari (1979 e 1980) e ficar entre os quatro melhores em outras duas edições, com a Fertimourão em 1988 e com a Arcam em 1990 ou 91.  

Mais uma foto do arquivo pessoal do David Miguel Cardoso. 

Nenhum comentário: