17 de abril de 2017

Aplicativo de realidade virtual Folha 360º mostra Antártida


O trajeto começa na garupa de um quadriciclo sobre a neve da Antártida. Depois, o passageiro embarca em um helicóptero que o leva até um navio de pesquisa. É assim que ocorre parte do percurso exibido em um vídeo produzido pela Folha em 360º.

Com três minutos e 30 segundos de duração, a sequência captada pelo fotógrafo da Folha Lalo de Almeida mostra algumas formas de locomoção de cientistas brasileiros na Antártida, onde o país reconstrói a Estação Antártica Comandante Ferraz atingida por um incêndio em 2012.

Lançado no início deste mês, Folha 360º é um aplicativo grátis de realidade virtual. A chamada VR (do inglês virtual reality) permite que o espectador tenha uma experiência interativa ao acompanhar as imagens com os olhos do câmera, em 360º.

Uma vez dentro do aplicativo, que permite uma interação maior com o vídeo aqui acima, é possível explorar as imagens de duas maneiras. Com os óculos de realidade virtual, o que amplia a sensação de imersão, e na tela do celular (basta fazer o download). Também é possível acessar uma versão mais leve disponível no YouTube.

O segundo vídeo disponibilizado pelo jornal no aplicativo mostra como é se deslocar na Antártida em motos de neve usadas para explorar a região em torno da base, de helicóptero utilizado em voos curtos para pesquisas de campo, e de navio de pesquisa e de apoio logístico.

O leitor também poderá acessar outros cinco vídeos em 360º produzidos pela Folha: um passeio na garupa de um motociclista, outro no autódromo de Interlagos, ambos em São Paulo; uma volta na Baía de Guanabara, no Rio; uma visita ao Cristo Redentor; e a exploração de uma rara casa modernista no Pacaembu.

Para baixar o app, desenvolvido em parceria com a Beenoculus, basta fazer o download do Folha 360º na loja Google Play (usuários de aparelhos com Android que tenham sensor giroscópio) ou na App Store (usuário da Apple, com modelos de iPhone a partir do 5C).



Como funciona?

REALIDADE VIRTUAL COM OS ÓCULOS

> A experiência é mais rica com o uso de óculos especialmente desenvolvidos para o 360º
> Eles interagem em sincronia com o movimento da cabeça e a imagem acompanha o movimento do usuário
>A maioria dos óculos existentes no mercado tem um compartimento para inserir o celular
> Eles podem ser feitos de plástico ou de papelão
> Uma vez com os óculos, a sugestão é sentar numa cadeira giratória para usufruir melhor da experiência


-
SÓ COM O CELULAR

> Também dá para assistir aos vídeos somente com o uso do celular. Dessa maneira, a imersão não é tão completa, mas ainda é possível interagir com a cena movimentando o aparelho em todas as direções

Nenhum comentário: