24 de março de 2017

O saudoso Maestro Lincoln

Sônia Singer, Maestro Lincoln (in memorian) e Nelson Tureck - Campo Mourão/PR - 2009

Do álbum do Jayminho Bernardelli, foto mostra o saudoso Maestro Lincoln durante as comemorações dos 50 anos da Banda Municipal de Campo Mourão, em 2009. Em frente da sede da Coamo, o Maestro posa ao lado dos então prefeito Nelson Tureck e da secretária da cultura, Sônia Singer

Nascido no dia 2 de abril de 1931 em Iepê, interior de São Paulo, Luiz Vieira de Moura assumiu o comando da Banda em 1979, a convite do então prefeito Augustinho Vecchi. A Banda passou por várias dificuldades e ele foi um dos que mais lutaram para preservá-la.

Maestro Lincoln, começou a tocar ainda aos 10 anos quando estudava o primário, e, atuou como músico por mais de 70 anos. Quando jovem também exerceu a função de protético e dentista prático até 1958 em Itaguagé no Paraná onde foi eleito vereador para o mandato de 1954 a 1959.

Seu primeiro trabalho como maestro foi em Cascavel, regendo a Banda da Policia Militar, de onde sai para assumir a Banda Municipal de Campo Mourão. 

No começo de julho de 2011 o maestro sofreu derrame. Poucos dias antes, 22 de junho, Ele havia perdido a esposa Ana Galvão Vieira, que falecera aos 74 anos de idade.

Maestro Lincoln faleceu aos 81 anos, em 2012. Ele é (continua sendo) pai do meu amigo Luiz Claudio, locutor da Rádio T FM.  

Nenhum comentário: