2 de março de 2017

Eagles - "Hotel California" (1977)


Eagles foi uma banda norte-americana de rock, formada em 1971 em Los Angeles, Califórnia por Glenn Frey, Don Henley, Bernie Leadon e Randy Meisner. Os Eagles são uma das bandas mais rentáveis da indústria musical dos EUA. O seu álbum Their Greatest Hits (1971–1975) vendeu mais de 29 milhões de cópias, número recorde naquele país, e 41 milhões no mundo. No total, os Eagles já venderam cerca de 150 milhões de álbuns e singles mundialmente, sendo 100 milhões só nos Estados Unidos. Seu hit mais famoso é "Hotel California", gravado no Criteria Studios, Miami & The Record Plant, Los Angeles.

Glenn Frey faleceu em 18 de janeiro de 2016, aos 67 anos, devido a complicações decorrentes de artrite reumatóide, pneumonia e durante a recuperação de uma cirurgia gastrointestinal. Em menos de dois meses após sua morte, a banda anunciou o seu fim, em entrevista à BBC.


"Hotel California" é faixa do álbum “Eagles”, lançado em 1976. 

Com uma letra puxada para o abstrato, surgiram muitas teorias em relação à letra da música. Uma delas, dizia que "Hotel California" foi a denominação dada ao "Camarillo State Hospital", um sanatório localizado no município de Ventura, entre Los Angeles e Santa Bárbara, que esteve em operação de 1936 a 1997. 

Outra mentalidade para interpretação da letra da canção é considerada por muitos: o hotel como referência ao consumo de drogas, relacionando-o principalmente através da frase "you can check out any time you like, but you can never leave"(você pode encerrar quando quiser, mas nunca abandonar)

A música foi premiada em 1978 com um Grammy Awards na categoria "Record of the Year". 

No Brasil, foi a 14ª música mais tocada nas rádios em 1977.


Nenhum comentário: