egrana

Aplicativos para identificar ligações de números ocultos


"Número não identificado" ou "chamada privada". É a segunda vez que uma mensagem como essas aparece na tela do seu celular, que vibra sem parar, e provavelmente não será a última. Você pensa: "com certeza é spam".

Mas, e se não for? E se for urgente? E se você quiser responder?

Muitas chamadas de números restritos ou não identificados vêm de empresas de telemarketing tentando vender produtos que não solicitamos.

Mas também podem ser chamadas de empresas que parecem ter origem no exterior. Ou até de alguém cujo número de telefone não está guardado na sua agenda.

Ocasionalmente, você acaba atendendo e a ligação é um spam.

Para que isso não aconteça, você pode usar aplicativos que identificam números desconhecidos. A BBC Mundo selecionou cinco deles.

Esse aplicativo está disponível para Android e iOS. Foi desenvolvido pela companhia americana Tel Tech, de Nova Jersey, Estados Unidos. O serviço custa US$ 5 por mês.
Aplicativos prometem não só identificar chamada mas mostrar perfil de quem telefona
Ele funciona da seguinte maneira: quando se recebe uma chamada de número desconhecido, é possível recusá-la apertando duas vezes um botão de bloqueio. Em seguida o app envia uma mensagem de texto com o telefone de quem fez a chamada e se ele está vinculado a um endereço específico.
O aplicativo também oferece a opção de incluir os números não desejados em uma lista negra.
"Ele não foi desenvolvido para espiões nem para fanáticos em tecnologia", disse o presidente da TelTech, Meir Cohen, no lançamento do aplicativo. "Todo mundo odeia receber chamadas de números ocultos. Todos querem ter a opção de saber quem está chamando e ter a opção de atender ou não".

Sua desenvolvedora, a empresa sueca True Software Scandinavia AB, afirma que o app tem mais de 85 milhões de usuários em todo o mundo.
Ele está disponível para iOS, Android, BlackBerry OS e Windows Phone, entre outros. Também se pode usar o serviço por meio de sua página na internet.
Ele funciona com uma base de dados de milhões de números previamente identificados. Depois de reconhecê-los, o aplicativo permite que eles sejam bloqueados. O programa também pesquisa na internet informações relacionadas a quem fez a chamada.

Criado pela desenvolvedora de softwares Smartlogic, com sede nos Estados Unidos e no Reino Unido, esse app pode ser baixado gratuitamente desde outubro do ano passado.
Para utilizá-lo não é preciso estar conectado à internet. Além de ter as mesmas funções dos aplicativos descritos acima, o Track Caller Location permite descobrir a localização do autor da chamada, desde que o celular dele use sistema GSM.

Empresa desenvolvedora de aplicativos diz filtrar meio milhão de ligações problemáticas por dia
A empresa que o desenvolveu, a Gogolook, de Taiwan, diz que o aplicativo gratuito filtra 20 milhões de chamadas por dia e identifica meio milhão delas como problemáticas ou desonestas.
Da mesma forma que o Contactive, o Whoscall identifica as ligações a partir de uma base de dados de 600 milhões de números, segundo a empresa.
Uma vez identificados os números não desejados, o app permite bloquear suas ligações e mensagens de texto.

O aplicativo do desenvolvedor BadAix é similar ao anterior da lista, Whoscall.
Porém, ele é capaz de detectar quem está por trás de um texto de WhatsApp, inclusive quando o usuário não se identifica por um nome no serviço de mensagens eletrônicas.
Ele também permite reconhecer a origem dos textos enviados pelo Messenger da rede social Facebook e oferece a possibilidade de configurar smartphones para que filtrem as chamadas em função dos contatos .
Com esses aplicativos você pode configurar sua própria lista negra de números de telefone não desejados e evitar assim um aborrecimento.
Postar um comentário