Stúdio Old Tattoo

Stúdio Old Tattoo
Old Tatoo

a macabra igreja dos fantasmas de Luková


Se você for à República Tcheca não deixe de visitar Luková. Este vilarejo fica localizado no interior do país europeu e abriga a Igreja de São Jorge, uma das mais macabras e ao mesmo tempo mais curiosas do mundo.

À primeira vista, a chamada Igreja dos Fantasmas pode assustar os desavisados. Dentro dela estão 35 esculturas ocas, algumas em uma posições diferentes como se fossem pessoas reais presenciando uma missa.


Não há como entrar na capela e não sentir um arrepio na espinha, tamanho o realismo e detalhe das obras. Apesar disso, o cenário é belo e inspira muita paz.


Obras de arte hiper-realistas
É notório o nível de detalhes empregados nas dobras dos tecidos e na expressão corporal das esculturas vazias. A perfeição é tanta, que chega a ser difícil acreditar que aquele fiel rezando ajoelhado, aquele casal abraçado, ou aquela mãe com um bebê no colo não são reais.


As imagens representam os alemães que viviam na região, os quais eram chamados de sudetos, e que morreram durante a Segunda Guerra Mundial.


São como almas penadas, condenadas a uma cerimônia eterna em uma igreja abandonada caindo aos pedaços e rodeada de túmulos. O isolamento do lugar e o completo silêncio tornam a experiência ainda mais sinistra.


A história da Igreja dos fantasmas
A Igreja de São Jorge foi construída em 1352, mas entrou em desuso a partir de 1968, quando parte do telhado desabou sobre as pessoas durante um funeral. Ao longo de sua história, a Igreja dos fantasmas foi incendiada, saqueada, destruída e reformada diversas vezes.


Na tentativa de recuperar o turismo na região e levantar fundo para a reforma da igreja, o artista plástico Jakub Hadrava teve a ideia de criar as esculturas e colocá-las para ocupar os bancos vazios. Trabalhos similares também foram feitos em outras igrejas da região de Luková.


A primeira imagem foi criada dentro da própria igreja, já as demais foram feitas por Jakub e seus colegas na faculdade. O processo de criação consiste em proteger o modelo com uma capa de chuva e acertar sua posição no banco da igreja, que fora tomado emprestado. A finalização é feita com um tecido molhado em gesso.

País de pouca cultura religiosa
Curiosamente a República Tcheca é um dos países menos religiosos do mundo. Por esta razão, Jakub buscou uma forma de fazer com que os visitantes se recordassem do tempo em que a fé fazia parte do cotidiano. Para ele, as igrejas estavam vazias, da mesma forma que a mente das pessoas.


Talvez o artista não consiga mudar a mente das pessoas; ainda assim, o projeto “My Mind” criado por ele tem conseguido arrecadar fundos. Parte do telhado da Igreja de São Jorge está em obras de restauração.

Fato é que, a abandonada Igreja dos Fantasmas já faz parte da cultura de Luková e seus 700 habitantes.

Postar um comentário