O Japonês Voador nos Jogos Regionais de Goioerê

Alcyr Costa Schen (sempre na memória)
Nos anos 1970/80, agosto era o mês dos Jogos Regionais de Goioerê, que aconteciam durante as comemorações do aniversário daquela cidade.

Vivenciei ali momentos divertidos de conquistas e também de derrotas, algumas inesperadas, outras anunciadas.

Os jogos contavam com a participação de quase todos os municípios da região e de alguns mais distantes, como Cascavel e Toledo.

Jogando handebol foi que participei pela primeira vez do evento. Meu sogro, Alcyr Schen, era o Secretário de Esportes de Campo Mourão e chefe da nossa delegação. Recordo-me muito bem do discurso dele, ao chegarmos a Goioerê, exigindo que nos comportássemos como homens e respeitássemos os horários estipulados para as refeições e principalmente os de dormir.

Na delegação de atletismo, que não sei por que dormia no mesmo alojamento que nós, havia uma grande esperança de medalha nas provas de 100 e 200 metros rasos: o Ligeirinho, um “japonês” que fazia jus ao apelido, era muito rápido e não parava nunca. Nem mesmo dormindo ele ficava quieto, levantando várias vezes para ir ao banheiro. Numa dessas saídas, alguém trancou a porta por dentro e ele, preocupado em não fazer barulho, lembrando do apelo do Seu Schen, sussurrava para que alguém abrisse a porta. Ele acabou dormindo encostado no batente da porta, do lado de fora da sala de um colégio goioerense. Pela manhã, “ninguém” entendia o seu fraco desempenho nas provas, ficando longe, muito longe das primeiras colocações. 

Nos anos seguintes ele se recuperou e ganhou muitas medalhas para nossa cidade. Nunca mais dormiu com outra modalidade que não fosse o atletismo.

Publicado originalmente no semanário Entre Rios, em 2005. Seu Schen faleceu em 2001. Infelizmente não tenho nenhuma foto do nosso Japonês Voador, o Ligeirinho.
Postar um comentário