4 de março de 2016

Imagem para alegrar muitos e assustar alguns


Novos Baianos - "Mistério do Planeta"


Novos Baianos foi um conjunto musical brasileiro, nascido na Bahia, ativo em seu auge entre os anos de 1969 e 1979. Eles marcaram a música popular brasileira e até o rock brasileiro dos anos 70, utilizando-se de vários ritmos musicais brasileiros que vão de bossa nova, frevo, baião, choro, afoxé ao rock n' roll. O grupo lançou oito trabalhos antológicos para MPB. Influenciados pela contracultura e pela emergente Tropicália. Contava com Moraes Moreira (compositor, vocal e violão), Baby Consuelo (vocal), Pepeu Gomes (Guitarra), Paulinho Boca de Cantor (vocal), Dadi (baixo) e Luiz Galvão (letras) entre outros. O segundo disco do grupo, Acabou Chorare, que mescla guitarra elétrica, baixo e bateria com cavaquinho, chocalho, pandeiro e agogô, foi eleito pela revista Rolling Stone como o melhor disco da história da música brasileira em outubro de 2007.

Alberto Roberto entrevista Roberta Close


Francisco "Chico" Anysio de Oliveira Paula Filho (Maranguape, 12/04/1931 — Rio de Janeiro, 23/03/2012) foi um humorista, ator, comentarista, compositor, diretor de cinema, escritor, pintor, radialista e roteirista brasileiro, notório por seus inúmeros quadros e programas humorísticos na Rede Globo, emissora onde trabalhou por mais de 40 anos.

Roberta Close, nome artístico de Roberta Gambine Moreira, (Rio de Janeiro, 07/12/1964) é uma modelo e atriz brasileira. Ela foi a primeira modelo transexual a posar para a edição brasileira da revista Playboy.

Os dez filmes mais pirateados de fevereiro

Deadpool lidera a lista dos filmes mais pirateados, segundo o TorrentFreaks. Confira os dez mais 'baixados':


1) Deadpool


2) Kung Fu Panda 3


3) Victor Frankenstein


4) A Grande Aposta (The Big Short)


5) Creed: Nascido Para Lutar (Creed)


6) 007 Contra Spectre (Spectre)


7) Policial em Apuros 2 (Ride Along 2)


8) O Tigre e o Dragão 2 (Crouching Tiger, Hidden Dragon: Sword of Destiny)


9) O Regresso (The Revenant)

10) No Coração do Mar (In The Heart of The Sea)

Os 9 casos de desaparecimento mais misteriosos de todos os tempos

Você sabia que milhares de pessoas desaparecem todos os dias? As explicações mais comuns para os desaparecimentos são sequestros, raptos ou assassinatos. Mas existem casos de desaparecimentos de várias épocas e de várias partes do mundo que permanecem sob total mistério mesmo depois de anos.

Essas pessoas desapareceram nas mais variadas circunstâncias e você provavelmente já ouviu falar sobre alguns dos casos. Por mais que algumas histórias ofereçam pistas, elas não levam a nada que seja concreto para solucionar os casos.

Algumas pessoas podem ter apenas dado uma sumida por uns tempos, como fez Agatha Christie quando descobriu que seu marido a traía e pediu o divórcio. Mas as pessoas nesta lista sumiram e nunca mais foram vistas.

Veja 9 dos mais misteriosos e não solucionados casos de desaparecimento de todos os tempos:

1- Tenente Felix Moncla
Em 1953, o tenente Felix Moncla estava pousando em uma base da Força Aérea de Michigan quando um OVNI apareceu no radar. Os monitores dos radares em solo relataram que o avião de Moncla voava a 500 milhas por hora, e fechou o OVNI atravessando o Northing Lake de leste a oeste a 7.000 pés. Neste momento, os operadores alegaram que as aeronaves se fundiram no radar e desapareceram. Moncla e seu avião nunca mais foram vistos.

2- Tripulação fantasma do MV Jovita
O MV Jovita foi considerado “inafundável” tal qual Titanic. Mas ele desapareceu em algum lugar do Pacífico em 3 de Outubro de 1955 com seus 25  passageiros e tripulantes. O rádio do barco estava sintonizado no canal internacional de socorro marítimo, não haviam botes salva-vidas ainda no barco e encontraram ataduras manchadas de sangue, mas nenhum corpo foi encontrado.

3- As meninas de Fort Worth
Em 23 de Dezembro de 1974, Mary Rachel, Lisa Renee e Ann Moseley desapareceram depois de fazerem compras em um shopping em Fort Worth, no Texas. O carro que elas usavam foi encontrado no estacionamento do shopping com sacolas e presentes dentro, o que indica que as meninas saíram do shopping e foram ao carro, mas elas nunca foram encontradas. Algumas testemunhas relataram que as meninas foram colocadas a força em um carro com homens estranhos, outras disseram terem visto-as no carro de um segurança do shopping no fim da noite, mas a polícia não confirmou nenhuma das histórias.

4- Família Sodder
Ás vésperas do natal de 1945, a casa da família Sodder, de Fayetteville, na Virgínia, pegou fogo e 5 crianças desapareceram. Foi sustentado como hipótese mais provável que as crianças haviam morrido no incêndio, mas seus corpor nunca foram encontrados. Há também a possibilidade de o incêndio ter sido usado como distração para o sequestro das crianças, mas nada se confirmou.

5- O Triângulo de Bennington
O caso do Triângulo de Bennington envolve uma série de misteriosos desaparecimentos. Em Dezembro de 1949, James Tetford desapareceu de um ônibus lotado. Testemunhas disseram que ele havia descido antes de o ônibus chegar ao seu destino. Uma investigação foi iniciada, mas o homem nunca mais foi visto de novo.

Em Dezembro de 1946, Paula Welden, de 18 anos, desapareceu durante uma caminhada e em Outubro de 1950, Paul Jepson, de 8 anos, também desapareceu em uma fazenda. Apesar de intensar buscas, não foram encontradas sequer pistas que pudessem solucionar os casos.

6- Percy Fawcett
Em 1925, o arqueólogo e explorador britânico Percy Fawcett partiu para a Serra do Roncador, em Barra do Garças, Mato Grosso, com o objetivo de encontrar uma cidade perdida sobre a qual tinha ouvido várias lendas. Porém, nem a cidade, nem Percy foram encontrados.

7- Sarah Joe
Em Fevereiro de 1979, cinco homens de Maui, Havaí, saíram em uma viagem de pesca no barco Sarah Joe. O barco e a tripulação desapareceram depois de uma terrível tempestade que atingiu a região. Em 1988, pedaços do Sarah Joe foram encontrados em uma ilha a 3.220 quilômetros de distância. Uma cova rasa sem identificação também foi encontrada por lá, onde restos de um dos pescadores foi encontrado. No entanto, nenhuma pista dos outros quatro homens foi encontrada até hoje.

8- Madelaine McCann
Em 2007, a família britânica McCann passava férias em Portugal e, em uma noite, deixaram os 3 filhos no apartamento alugado e saíram para jantar em um restaurante próximo. Quando voltaram, a menina Madelaine, de três anos, havia desaparecido. O caso ganhou grande repercussão no mundo todo, mas isso não ajudou a encontrá-la. A garota nunca foi encontrada.

9- Amelia Earheart
Amelia foi a primeira mulher a voar sozinha sobre o oceano Atlântico. Ela acumulou vários recordes como aviadora, além de ter sido importante defensora dos direitos das mulheres. Ela desapareceu voando sobre o Oceano Pacífico, enquanto tentava estabelecer junto com Fred Noonan o voo mais longo de volta ao mundo. O rádio de Amelia falhou e eles nunca chegou ao destino. Nem a aeronave, nem os ocupantes foram encontrados.

3 de março de 2016

Madrugada EC - Campo Mourão/1966

Atendendo pedidos, publico novamente matéria originalmente postada no semanário Entre Rios, em maio de 2006, que mostra uma das formações da equipe do Madrugada Esporte Clube, que reunia ótimos jogadores e, principalmente, grandes amigos. 

Macuco, Revemar Alves da Silva, era o seu idealizador e o responsável pela agenda da equipe. Clique na imagem para ampliar.

Madrugada Esporte Clube - Campo Mourão/PR - 1966
em pé (da esq. para a direita): Marcos Fancklin, Chico Alencar, Tadeu Nunes (in memorian), Luiz Carlos Klank (in memorian), Capitão Artur e Ilton Santin (in memorian)
agachados: Augusto Carneiro, Olavo, Rui Miguel (In Memorian), Irineu "Caxinha" Ferreira Lima, Antônio Fabrício "Canhoto" das Neves (in memorian) e Revermar "Macuco" Alves da Silva

Músicas que deixam você mais feliz, segundo a ciência

Bob Marley, Outkast, Tchaikovsky e Prince fazem parte da playlist.

Bob Marley
A música começa a tocar e o pé já começa a mexer, com uma incontrolável vontade de dançar. Sabe aquela música que você escuta e fica feliz? O neurocientista Dr. Jack Lewis, em parceria com o serviço de streaming RaRa.com, pesquisou como as músicas conseguem influenciar o humor e separou 11 músicas que têm o poder de deixar você mais feliz.

Segundo Lewis, músicas com um vocal mais agudo e com uma melodia rápida e previsível têm um grande poder sobre o nosso cérebro, estimulando regiões responsáveis pelo prazer e pela emoção. Assim, ouvir essa playlist pode causar sensações semelhantes àquelas provocadas por sexo e por comida.

Playlist Prozac

BB King – Let The Good Times Roll



Beachboys – Surfing USA


Curtis Mayfield – Victory



Norman Jay remix

Bob Marley – Three Little Birds




Muddy Waters – Got My Mojo Working


Boney M – Sunny


The Darkness – I Believe In a Thing called Love


Scissor Sisters – Take Your Mama


Outkast – Hey Ya


Future heads – Acapella


Harder Better Faster – Daft Punk


M People – Moving on Up


1812 – Tchaikovsky

[ Zoinc ]

Clarão ilumina céu de noite na Escócia e intriga moradores


Um misterioso clarão no céu da Escócia intrigou moradores na noite desta segunda-feira.

A polícia recebeu diversas ligações de pessoas dizendo ter visto luzes azuis, brancas ou verdes no céu. Alguns também afirmaram que ouviram um estrondo.

Nas redes sociais, usuários descreveram o fenômeno como "uma bola de fogo", mas outros acharam que era um raio ou trovão muito forte.

O Met (escritório de meteorologia local) disse, porém, que o fenômeno "não tinha relação com o clima" e que não houve tempestade de trovões na noite de segunda.

Os relatos de uma "bola de fogo" parecem ser de um meteoro que teria pegado fogo ao entrar na atmosfera da Terra. Isso ainda não foi confirmado.

Celulares e câmeras de segurança registraram o fenômeno, que aconteceu na costa leste e foi visto em cidades como Aberdeen.



Tecnologia facilita o trabalho de enfermeiros na captura de veias dos pacientes


Luz infravermelha emitida pelo aparelho facilita a vida de pacientes, enfermeiros e médicos

Você já teve que tomar algum medicamento ou soro e foi aquele sofrimento porque o enfermeiro não encontrava a veia? O Vein Viewer é uma tecnologia criada pela empresa estadunidense Christie Medical Holdings, que torna essa árdua tarefa bem mais simples. Apesar de não trazer riscos consideráveis à saúde, é desconfortável receber tantas "agulhadas" desnecessárias.

O funcionamento do aparelho ocorre por meio da emissão de luz infravermelha que, quando colocada sobre a pele do paciente, facilita a visualização da veia, inclusive de fluidos que passem por ela.

Além de identificar com mais facilidade uma veia, o aparelho, segundo seus criadores, também é capaz de localizar as melhores veias para o procedimento médico em questão, pois é capaz de "enxergar" os vasos em uma profundidade de até 10 milímetros.

No Brasil, mais de 150 hospitais utilizam o Vein Viewer (confira o mapa aqui). Além de facilitar a vida de enfermeiros e pacientes, o aparelho evita custos para o hospital (quantidade menor de material descartável gasto).

O Vein Viewer está disponível também na versão flex. Esse modelo possui imagem HD e tecnologia de Df2, e pode ser usado em todo procedimento vascular. Essa alternativa já é comum em setores de emergência (UTI) de certos hospitais, e também é útil para hemofílicos e outros indivíduos que necessitam fazer autoinfusão.



[ eCycle ]

Michel merece nossas homenagens, não xingamentos!


Na última terça-feira, dia 1º, acompanhei e vibrei muito com a vitória do Campo Mourão Basquete diante do Sport Recife, na estreia da Liga Ouro 2016, competição que garante vaga ao campeão na elite do basquete nacional, o NBB. 


Muito orgulhoso fiquei com a grande presença do torcedor mourãoense, formado na sua maioria por jovens, belos jovens, que acabam se tornando o sexto jogador do técnico Emerson de Souza, tamanho o entusiasmo deles nas arquibancadas do ginasinho JK.

Só não gostei da forma como trataram nosso ex-armador, o Michel, que agora defende as cores da ótima equipe pernambucana, ele que até o ano passado defendeu as cores do time mourãoense. E o fez muito bem, com muitas conquistas, quase sempre como o nosso principal jogador.

Por isso, pela forma brilhante como honrou a camisa do Campo Mourão Basquete, ele não merecia ser xingado pelos nossos torcedores. Vaiado durante a partida, para tirar sua concentração, seria o mais correto, mas ele merece o nosso aplauso e gratidão para sempre.

A juventude dos torcedores talvez explique essa forma como trataram o Michel, mas está mais do que na hora de nós, os mais velhos, ajudarmos as as gerações que estão chegando a mudar de comportamento. 

Lembro sempre dos Estados Unidos, onde as equipes de basquete aposentam o número da camisa de alguns jogadores que o fizeram por merecer. Por mim, a camisa 6 do craque Michel estaria lá no teto do JK como forma de agradece-lo pelas inúmeras alegrias que nos proporcionou. 

Foto abaixo, de autoria e com mensagem do Ilivaldo Duarte, mostra Michel com seu filhinho em um flagrante logo após mais uma conquista pelo Campo Mourão Basquete.

2 de março de 2016

O memorando. Crônica de Osvaldo Broza

Osvaldo Broza
Como muitos sabem, trabalhei alguns anos na prefeitura de Campo Mourão. Comecei em 1965, como office-boy, com o prefeito Milton Luiz Pereira, e continuei com Rosalino Salvadori, Augustinho Vecchi (duas vezes), Horácio Amaral e Renato Fernandes Silva. 

Dr. Milton Luiz Pereira (in memorian)
De vez em quando encontro pessoas que lembram de mim na prefeitura e, juntos, recordamos algumas passagens. Já contei alguma coisa em crônicas anteriores, mas sempre surgem novas lembranças, novos casos que dão novas histórias. Dias desses estive batendo um papo com o agricultor Jeová Fagundes dos Santos, que era funcionário de carreira do Banco do Brasil quando comecei na prefeitura e depois tivemos relacionamento comercial quando ele era diretor da APRECAMPO e eu sócio de uma agência de publicidade. E lembramos de um fato ocorrido entre os anos de 1966/67, antes de Milton Luiz Pereira ter renunciado ao cargo para assumir como Juiz Federal em Curitiba. 

Renato Fernandes Silva
Eu trabalhava no gabinete do prefeito (secretaria) e datilografava todo o expediente, desde portarias, decretos, anteprojetos, ofícios, editais, etc, e certo dia datilografei uma inusitada correspondência – o Seu Jeová sustenta que era um memorando -, já redigida pelo prefeito, destinada justamente ao Banco do Brasil, cujo gerente era o Sr. Antonio de Pádua de Oliveira Cunha. 
Horácio Amaral (in memorian)

A Biblioteca Municipal funcionava no mesmo prédio da prefeitura e um de seus mais assíduos frequentadores era um funcionário daquele banco. Eu lembro do nome dele, da sua fisionomia, da sua altura, mas não lembro – porque não vi - do tamanho do “negócio” que um dia ele mostrou à Bibliotecária. Ela não gostou do que viu – do ato em si, claro - e contou ao secretário (Sebastião Ferreira Lima), o secretário contou ao prefeito e o prefeito contou ao gerente do banco através daquele memorando. 

O Sr. Jeová, na época subgerente da agência, diz que o memorando foi encaminhado à diretoria do banco para as providências cabíveis, já que se tratava de um funcionário (escriturário) concursado. Ele diz que não lembra de tudo o que estava escrito na correspondência, mas o que não lhe sai da memória é o termo que o Dr. Milton usou para contar o que o funcionário tinha mostrado à Bibliotecária: o seu membro viril. 

Meu tio Sebastião Ferreira Lima, à direita
de paletó branco, na posse do doutor
Milton Luiz Pereira  
- E o que aconteceu com o funcionário?, perguntei.

- Foi transferido para uma outra agência, mas não lembro onde.

- Mas não era motivo para uma punição mais severa?

- Não foi considerado tão grande pela direção do banco! 

- Não era grande, então?

- Epa! Isso eu não sei, porque não vi (risos)!

- Então, os Membros da direção do Banco do Brasil não foram viris para punir o funcionário de membro viril?!!!

- Quem está falando é você! 

A exemplo da maioria dos mourãoenses, seu Jeová tem uma admiração muito grande pelo ex-prefeito Milton Luis Pereira. - Ele foi um grande exemplo de gestor público, admirável em todos os aspectos, justifica. 

- Ele foi o mais viril dos prefeitos? 

- Ele foi o mais zeloso e, para dar sentido à sua pergunta, ele foi o mais vigoroso na administração da nossa cidade.

* Milton Luis Pereira faleceu no dia 16 de fevereiro de 2012, em Curitiba, onde residia.
*** Sebastião Ferreira Lima era meu tio. ele faleceu no início dos anos 1990, em Foz do Iguaçu
**** Minha tia Maria Luiza Fabri foi bibliotecária por muitos anos, mas afirma, segundo o Broza, que não foi ela que presenciou a 'arma do crime'.
***** Osvaldo Broza é pioneiro mourãoense e integrante da Academia Mourãoense de Letras.
****** As ilustrações são por minha conta.

The Beatles - "Nowhere Man"


The Beatles foi uma banda de rock britânica, formada em Liverpool em 1960. É o grupo musical mais bem-sucedido e aclamado da história da música popular. A partir de 1962, o grupo era formado por John Lennon (guitarra rítmica e vocal - 09/10/1940 * 08/12/1980), Paul McCartney (baixo, piano e vocal - 18/06/1942), George Harrison (guitarra solo e vocal - 25/02//1943 * 29/11/2001) e Ringo Starr (bateria e vocal - 07/07/1940). 


Nowhere Man é uma canção lançada em 1965 no álbum Rubber Soul. Foi composta quase toda por John Lennon, tem uma letra filosófica



Eu quando vejo uma piscina de bolinhas


Bom humor no Twitter


Lembrei da frase que o Limão (Henrique Menin) ouviu de um borracheiro:

- Doutor, não sou mais pobre por que não quero, condições tenho bastante. 

Os 10 quartos de hotel mais caros do mundo

Mais chato que um dia em um hotel só o segundo, o terceiro... se a diária tiver o valor com o qual se possa comprar uma boa casa então! Claro que não quero dormir em um pulgueiro e muito menos comer 'lavagem', mas pagar 99 mil reais por um dia de hospedagem. Imaginem 350 mil então... 

Confira a reportagem da Veja e constate como se pode ser perdulário, para não dizer trouxa (aliás, dizem que eles rareiam, mas nunca acabam).

A cobertura Ty Warner Penthouse, do Hotel Four Seasons (Veja.com/VEJA)
Para quem está acostumado a botar na ponta do lápis o orçamento para as férias da família, passar uma noite de rei ou rainha em um dos hotéis que aparecem na lista das suítes mais caras do mundo, elaborada pelo site Billionaire.com, não passa de um sonho. Para desfrutar uma única noite em uma dessas ultra-luxuosas e exclusivas suítes, o hóspede chega a desembolsar o equivalente a 350.000 reais.

No ranking divulgado anualmente pela Billionaire, as suítes oferecem luxos que vão de mordomos e cozinheiros particulares a bibliotecas e pianos de cauda, além de vistas deslumbrantes e muito espaço privativo. Confira o ranking de 2016:

Hotel The Mark
Localizado em Nova York, nos EUA, o The Mark cobra em média 86.000 dólares (345.000 reais) por uma única diária na principal suíte do hotel, a Grand Penthouse. Por esse preço, os hóspedes usufruem de cinco quartos, uma biblioteca, dois bares e uma sala de jantar para 25 pessoas. Além disso, um elevador privativo leva até um terraço com vistas deslumbrantes da cidade, especialmente do Metropolitan Museum of Art e do Central Park.

Hotel President Wilson
A diária da suíte Royal Penthouse, do hotel President Wilson, localizado em Genebra, na Suíça, custa em torno de 59.900 dólares (242.500 reais). A suíte atrai hóspedes ricos e famosos, como Bill Clinton, Michael Jackson, Richard Branson, Bill Gates e Rihanna. A cobertura tem vista panorâmica para o Lago Genebra e os Alpes suíços e conta com 12 suítes com banheiros de mármore, um piano de cauda e uma exposição de obras de arte surpreendentemente caras.

Hotel Four Seasons
A mais de 200 metros acima da cidade, no último andar do hotel mais alto de Nova York, fica a cobertura Ty Warner Penthouse. A suíte demorou sete anos para ser construída e custou 50 milhões de dólares (200 milhões de reais). Atualmente, a diária para se hospedar nela custa em média 57.300 dólares (230.000 reais) e dá direito a motorista exclusivo, personal trainer, tratamentos de spa completos e caviar e champanhe ilimitados.

Resort Laucala Island
Localizado na ilha privativa de Laucala, em Fiji, esse resort cobra em média 55.000 dólares (220.000 reais) pela diária para se hospedar na propriedade privativa chamada de Delana Hilltop. Oferece uma piscina panorâmica, duas residências de hóspedes e serviços exclusivos, como cozinheiro, motorista e babá particulares.

Grand Hyatt Cannes Hôtel Martinez
Com uma das maiores suítes da Europa, esse hotel localizado em Cannes, na França, cobra em média 41.300 dólares (167.200 reais) pela diária. Situado no sétimo andar do hotel, a suíte possui quatro quartos, duas salas de convivência e duas salas de jantar. Um terraço privado de 290 metros quadrados, com uma jacuzzi, oferece uma maravilhosa vista da baía de Cannes.

Shangri-La Bosphorus
A suíte Shangri-La, do hotel Shangri-La Bosphorus em Istambul, Turquia, possui dois quartos e vista para o Estreito de Bósforo, que marca o limite dos continentes asiático e europeu no país. Por 30.000 dólares (121.000 reais) a diária, os hóspedes também podem usufruir de três terraços privativos e um banheiro de mármore com piso aquecido e uma televisão de 19 polegadas embutida no espelho.

Mandarin Oriental
A diária da suíte presidencial do Mandarin Oriental, em Pudong, na China, custa em média 27.900 dólares (113.000 reais). O luxuoso quarto no 25º andar tem uma impressionante adega privativa, cozinha totalmente equipada, um bar de vinhos, uma sala de reuniões e uma sala de jantar. O banheiro, maior que grande parte dos apartamentos de Hong Kong, é abastecido com produtos de higiene pessoal de luxo, roupões felpudos ou quimonos de seda de marcas caríssimas. Além disso, dois jardins na cobertura privativa proporcionam vistas incríveis da cidade.

Hotel Plaza Athénée
A suíte Royal, no Hotel Plaza Athénée, é o maior quarto de hotel de Paris: tem 450 metros quadrados. Com diária de 27.000 dólares (109.300 reais), possui uma decoração clássica inspirada no século XVIII que contrasta com os aparatos de alta tecnologia, incluindo televisões ocultas atrás de espelhos, uma jacuzzi e sauna a vapor. A suíte tem também quatro banheiros, três salas de estar e uma cozinha separada.

Hotel Cala di Volpe
Localizado no glamouroso Porto Cerva, na Itália, a diária da suíte presidencial do Hotel Cala di Volpe custa em média 26.000 reais (105.000 reais). A suíte possui três quartos, um solário, uma área fitness e uma enorme piscina privativa. Um grande terraço oferece vistas espectaculares da costa azul cintilante.

The Connaught Hotel
Para se hospedar por uma noite na cobertura de dois quartos do The Connaught Hotel, em Londres, é preciso desembolsar 24.600 dólares (99.600 reais). A suíte possui dois terraços com belíssimos jardins e um mordomo que está à disposição dos hóspedes para organizar jantares particulares com menus refinados.

1 de março de 2016

Parteiras de Campo Mourão, por Wille Bathke Júnior

Dos anos 30 até a criação da Diocese (dia 20 de junho de 1959) em Campo Mourão – PR, Anita Gaspari Albuquerque e Zuleika Teodoro de Oliveira foram as responsáveis por milhares de partos, principalmente no período em que a cidade não tinha profissionais da medicina.

Dona Anita e Francisco Albuquerque
Além de parteiras também foram madrinhas de mais de mil crianças, cada uma, até que o bispo D. Elizeu Simões Mendes as proibiu de batizar, sob alegação de que madrinha é a segunda mãe e que, no caso de falecimento da mãe elas teriam que assumir esse papel. Segundo o bispo “era muita responsabilidade.”

Tanto Anita como Zuleika tiveram como auxiliar de parteira, a primeira (primeira) dama de Campo Mourão, Justilina dos Santos (dona Santa), que a exemplo das duas parteiras e de dona Oscarina, também era benzedeira e curandeira. “A benzedeira faz rezas e a curandeira receita remédios de plantas (naturais)”,  explicava a mulher do primeiro prefeito (nomeado), José Antonio dos Santos.

Dona Zuleica Teodoro de Oliveira
Esta última nos contava que, conforme a dificuldade da parturiente, algumas simpatias eram feitas, acompanhadas de rezas. Uma delas era virar ao contrário o tição no fogão a lenha e outra era socar o pilão bem forte (com a mão-de-pilão) três vezes ou, ainda, prometer de levar a criança no colo e uma pedra que era deixada ao pé do cruzeiro da capelinha de Santa Cruz (na saída para Peabiru). 

Essa promessa era cumprida a pé e muitas mães percorriam longas distâncias, pois naqueles tempos o território de Campo Mourão era imenso e abrangia 25 distritos, mais tarde emancipados, tipo: Roncador, Goioerê, Fênix, Terra Boa, etc.

Justilina dos Santos (dona Santa)
Os apetrechos destas parteiras, acrescentou dona Santa, eram: “muitos panos bem limpinhos, bacias ou gamelas e bastante água quente para fazer as compressas na barriga e na virilha... e dar banho de toalha na gestante, além do sabão de cinza para higiene do recém-nascido e da mãe. Logo que nasciam, a maioria eu dava banho, enxugava e agasalhava bem enrolados na faixa e nos cueiros, enquanto as parteiras faziam os cuidados necessários na mãe. 

O nenê tinha que chorar e em seguida dava a primeira mamada e já dormia com a mãe, durante sete dias, no escuro, com o quarto fechado, sem receber visitas. A mãe ficava 40 dias de dieta (recuperação) se alimentando de caldo e canja de galinha (era uma por dia). Muitas crianças morriam do mal-de-sete-dias, que muito tempo depois se descobriu que era tétano que dava no umbigo mal cuidado. As pessoas punham moedas, açúcar, teia de aranha pra curar e, por ignorância, infeccionava e os nenês morriam.”  Revelou dona Santa. 
[ Publicado originalmente no Blog do Wille Bathke Júnior ]

Jethro Tull - Solo de flauta de Ian Anderson (1976)


Jethro Tull foi uma banda de rock formada em Blackpool, Inglaterra, em 1967. Sua música é caracterizada pelas letras, o estilo vocal cheio de maneirismos e o trabalho único na flauta de seu líder Ian Anderson, além de uma complexa e pouco usual construção musical. Inicialmente calcado no estilo blues rock, o Jethro Tull acabou por incorporar a seu som elementos de música clássica, folk, jazz, hard rock e art rock. A banda vendeu mais de 60 milhões de discos ao redor do mundo. 

Uma chance em 2 milhões: britânica nascida em 29/2 dá à luz em 29/2

Nichola e a pequena Nevaeh: nascidas em 29/2 | Reprodução/Twitter(ITV News)
O feito é raro: uma chance em 2 milhões. Mas Nichola Davis, de 24 anos, conseguiu a proeza. Nascida em 29 de fevereiro, a britânica de Newport (País de Gales) deu à luz uma menina exatamente em 29 de fevereiro deste ano. De parto normal.

De acordo com reportagem da ITV News, Nichola entrou em trabalho de parto três dias antes da chegada de Nevaeh.

"Não parece real, todos dizem que é incrível. Este dia será sempre muito especial. Se alguém me perguntasse se eu preferiria ganhar na loteria ou dividir a data de aniversário com a minha filha, eu escolheria compartilhar a data", comentou a britânica, que tem um outro filho, de 2 anos.

A família Davis cresceu | Reprodução/Facebook(Nichola Davis)
Nichola contou que vai comemorar os aniversários dela e da filha no dia 28. A cada quatro anos, entretanto, fará uma festa especial para as duas no dia 29.

Pinguim da Patagônia sempre retorna para a casa do senhor que salvou sua vida 5 anos atrás, no Rio de Janeiro


João Pereira de Souza é um pedreiro aposentado do Rio de Janeiro que compartilha um vínculo especial com um pinguim-de-magalhães, nativo da região da Patagônia, na América do Sul.

Nos últimos cinco anos, a ave parece ter alterado seu padrão migratório natural para ser capaz de visitar Souza várias vezes por ano.

A improvável amizade começou em 2011, quando o homem encontrou o animal, apelidado de Jinling, embebido em óleo na praia perto de sua casa. Ele trouxe o pinguim para sua residência, limpou-o, ofereceu-lhe uma refeição de sardinhas frescas e um local com sombra para descansar. Desde então, Jinling nunca ficou longe de Souza por muito tempo.

O pedreiro tentou liberar o pinguim de volta para o mar depois que o animal ficou melhor, mas ele continuou voltando para casa de Souza. O homem até mesmo o levou em um barco para soltá-lo no meio do oceano, o que não adiantou: quando chegou em casa, Jinling já estava esperando por ele.

Apesar de pinguins-de-magalhães migrarem milhares de quilômetros todo ano entre colônias de reprodução na Patagônia e áreas de alimentação mais ao norte, Jinling não fica longe do Rio de Janeiro por mais de quatro meses de cada vez.

Por vezes, o pinguim fica de oito meses a um ano com Souza. E é possessivo também – aparentemente não gosta de outros animais perto de seu humano.

Os pescadores locais estão perplexos com esse comportamento incomum. “O mais engraçado é que o pinguim pode ficar aqui por uma semana, então caminha até a praia, passa 10, 12, 15 dias, e volta para a mesma casa”, disse Mario Castro, um pescador.

Na aldeia, o animal é adorado por todos e considerado um mascote. 
[ Revoada ]

Telhado verde: uma aposta bonita e sustentável


Colorir os centros urbanos de verde parece impossível, mas um projeto de arquitetura que utiliza plantas nas coberturas dos imóveis pode mudar essa realidade. Os chamados telhados verdes são uma forma de trazer a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente para a casa ou apartamento. Além de alegrarem o cenário predominantemente cinza das cidades, eles auxiliam na drenagem da água da chuva e proporcionam isolamento acústico e térmico. 


Os telhados vivos, como também são chamados, podem ser jardins em edifícios com telhado plano ou podem ser uma cobertura de gramíneas em telhados com inclinação. A grande vantagem é o isolamento acústico e térmico. Uma pesquisa realizada na Universidade de São Paulo (USP) mostrou que a diferença de temperatura entre um prédio com telhado verde pode ser até 5°C menor do que um com cobertura de concreto. Além disso, nos edifícios com esse cuidado sustentável, a umidade relativa do ar é cerca de 15% maior. 


A drenagem da água das chuvas também é feita por esse jardim no alto das residências, assim como a absorção de poeira e poluição. Com isso, reduz-se a necessidade de escoamento de água e de sistemas de esgoto. Nesse jardim, pode-se plantar pequenas hortas, com alface, brócolis e olerícolas em geral além de se colocar vasos e flores. "É uma maneira de trabalhar uma questão ambiental, com uma visão não tão urbana, além de retomar o contato com a natureza", explica o engenheiro agrônomo da empresa curitibana Esalgarden, Gustavo Milak. 


Instalação 
Para quem quer optar por esse projeto, é necessário muito estudo. Para casas e edifícios já construídos, a ajuda de um engenheiro é essencial, já que deve ser observada a capacidade da laje de suportar a estrutura. "Hoje o que muitos fazem é trocar o telhado por uma laje para produzir hortas e ter um jardim, mas é importante verificar quanto a estrutura comporta de peso, para evitar rachaduras na casa", destaca o engenheiro agrônomo. Com a aprovação de um engenheiro em mãos, o proprietário precisa seguir algumas dicas. Para locais com laje, ela deve ser impermeabilizada, para impedir vazamentos e infiltrações.
[ Bonde ]