30 de novembro de 2016

10 perguntas que você sempre quis saber a resposta

É da natureza humana querer desvendar os mistérios mais intrigantes do universo. Afinal, quem nunca se perguntou coisas do tipo “’Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?”.
A curiosidade é base para o conhecimento, dessa forma, preparamos um artigo com as respostas para algumas das perguntas mais interessantes já feitas no âmbito da ciência. Confira:

1) A luz solar tem peso?
peso-luz-solar
Para a surpresa da maioria das pessoas, a luz solar tem peso. Isso porque, como todo corpo físico, a luz possuí uma massa, que neste caso é composta de fótons.
Isso explica também o fato de uma área encoberta pela sombra ter um peso menor do que uma área atingida pela luz do sol.
Toda a luz emitida pelo sol em um dia equivale a 3.7*10^24 kg.


1) Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?

quem-nasceu-primeiro-ovo-galinha
Essa é provavelmente uma das perguntas que as pessoas mais se fizeram em todas a vida. Alguns estão certo da resposta, embora não tenho encontrado uma explicação plausível.
A resposta correta é o ovo. Isso porque, a geração de ovos já ocorria muito antes de a galinha surgir. Com isso, o mais provável é que outra espécie, ao longo de milhares de gerações, tenha dado origem a galinha que conhecemos nos dias de atuais.
Ou seja, tecnicamente o ovo veio primeiro do que a galinha.


3) É possível disparar uma arma de fogo no espaço?

atirar-arma-fogo-espaco
Alguns filmes de ficção científica definitivamente não servem como base para essa resposta. Não é incomum em películas do gênero um tiro no espaço parecer com um disparo subaquático, com a bala se arrastando lentamente com ondas ao seu redor.
No espaço não há oxigênio e as armas de fogo não precisam dele para funcionar; de modo que o vácuo do espaço sideral não será problema. A pólvora armazenada nas capsulas se encarregará do trabalho.
Na verdade, a arma funcionará ainda melhor no espaço, pois a bala não precisará comprimir o ar dentro do cilindro, podendo viajar a distância infinita no espaço.


4) Quanto vale o planeta Terra?

valor-planeta-terra
É claro que ninguém pensaria em vender o planeta Terra para uma raça alienígena. Mas, você já se perguntou quanto vale o nosso planeta?
O astrofísico, Greg Loughman, da Universidade da Califórnia em Santa Cruz elaborou uma equação para chegar ao resultado e obteve como resposta um valor que flutua entre 3 a 4.4 quadrilhões de libras.
Na equação foram considerados fatores como: idade do planeta, tamanho e massa, temperatura, condições favoráveis de estudo de seus meios naturai, entre outros…
Até o momento, por razões óbvias, a Terra é o planeta mais caro do universo.


5) É possível viajar no tempo?

viagem-tempo
Para a felicidade dos amantes da ciência e filmes como “De volta para o futuro”, a resposta é “sim”. Contudo, ainda não é possível viajar no tempo da forma como mostrada no filme dirigido por Robert Zemeckis
Pode parecer irônico, mas tecnicamente nós já estamos viajando no tempo à velocidade de 1 hora por hora! A questão é se exista a possibilidade, ou não, de viajar mais depressa ou mais devagar que isso.
O cosmonauta russo Sergei Krikalev durante uma experiência espacial conseguiu viajar para o seu próprio futuro em 0.02 segundos. Para isso, ele gastou 803 dias, 9 horas e 39 minutos orbitando nosso planeta.
Ao viajar na velocidade de 17.500 milhas por hora ele sofreu um efeito chamado de dilatação do tempo, que segundo a Teoria da Relatividade Espacial de Albert Einstein, o tempo passará mais devagar para um corpo que viaje próximo da velocidade da luz.


6) Qual é a resolução do olho humano?

qual-resolucao-olho-humano
Sim, é possível calcular a resolução do olho humano, embora seu funcionamento seja bem diferente de uma câmera digital de última geração.
Em condições de luz nossa visão é capaz de identificar a separação de duas linhas por 0.6 arcmin, o que quer dizer que o tamanho do pixel relativo ao olho humano é de 0.3 arcmin.
Com base nessas informações, ao adotarmos 120 graus para o campo horizontal e 60 graus para o plano vertical de visão, obteríamos o seguinte cálculo e resposta: 120 * 120 * 60 * 60 / (0.3 * 0.3) = 576000000 pixels = 576 megapixels.


7) Onde fica o centro do universo?

onde-fica-centro-universo
Não exite um lugar específico para ser chamado de centro do universo. De modo que o seu centro está em toda parte.
O universo se originou de uma explosão ocorrida a cerca de 13.7 bilhões de anos, denominada “Big Bang”. Desde então, ele continua se expandindo até os dias atuais.
Em resumo, não importa em que lugar do universo você esteja, ele sempre vai parecer que está se expandindo para todos os lados na mesma velocidade.


8) O que aconteceria se todas as pessoas pulassem ao mesmo tempo?

pessoas-saltando-mesmo-tempo
Ao todo somos mais de 7 bilhões de habitantes vivendo no planeta Terra. Se somarmos o peso de todos as pessoas teríamos um resultado equivalente a 7*80 bilhões de kg.
Isso quer dizer que, se considerarmos a massa total da Terra, que é de 5.9*10^24 kg, isso pouco faria diferença. No entanto, como Isaac Newton disse certa vez, “A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade”. O que quer dizer que tecnicamente um impacto ocorreria; ainda que muito pequeno.


9) Quanto dinheiro há no mundo?

quanto-dinheiro-tem-mundo
Se somarmos todo o dinheiro do mundo e quantificarmos em dólar americano teremos o total de US$ 75 trilhões. Para se chegar a esse montante são levadas em consideração as seguintes categorias econômicas: M0, M1, M2 e M3.
Essas categorias dizem respeito ao dinheiro que se encontra em circulação, incluindo depósitos e dinheiro em caixa nas instituições financeiras.


10) O que aconteceria se a Terra parasse de girar?

terra-parar-girar
Esse seria com certeza um dia em que ninguém gostaria de estar vivo presenciar. Até porque todos nós morreríamos de qualquer forma…
A Terra gira sobre a linha do equador a uma velocidade 465 metros por segundo. Velocidade essa que tende a ir reduzindo na medida em que nos aproximamos dos polos.
Ainda que a Terra parasse de girar, tudo sobre ela continuaria a se mover na mesma velocidade de rotação do planeta. Mesmo nos polos ninguém sobreviveria por mais do que alguns segundos. Haveriam tsunamis gigantescos encobrindo todas as partes do globo.

Nenhum comentário: