18 de outubro de 2016

Obras fantásticas da arquitetura moderna

A arquitetura moderna é capaz de realizar obras que parecem desafiar a lei da gravidade, causando fascínio por suas formas e padrões.

São construções que parecem suspensas nos céus, possuem formatos peculiares e organização fora do comum. A impressão é de que estão flutuando no ar ou que vão cair a qualquer momento.

Confira 8 das mais fantásticas construções da arquitetura:

1) Casas cubos
cube-houses
As casas localizadas no centro de Roterdã (Holanda) não são nada usuais, possuem uma inclinação de 45° e formato hexagonal. O idealizador Piet Blom se inspirou em árvores ao desenhá-las, todas juntas criam uma floresta dentro da cidade. São 38 casas em formatos de cubos, com três andares cada uma.

2) Emerald Art Glass
emerald-art-glass
Ao vê-la se imagina que foi colocada sobre uma construção e que cairá com o primeiro vento forte. Localizada em Pittsburgh (EUA), a casa conhecida como Emerald Art Glass possui mais da metade da sua extensão suspensa.
Os proprietários de uma fábrica de vidro pediram ao arquiteto Eric Fisher uma casa nos terrenos da empresa. Para não perder a vista da cidade, a solução foi construí-la apoiada sobre uma base e utilizar de estruturas metálicas para suspende-la. Uma das paredes é toda de vidro, privilegiando a visão.

3) Utriai
utriai-residence
O projeto da casa batizada de Utriai tinha como objetivo fazer ela parecer uma lareira de largos troncos de madeira, ou ainda uma arca de Noé. A construção está localizada na pequena cidade de Vezaiciai (Lituânia) e possui 424 m² de área construída.

4) Habitat 67
habitat-67
O Habitat 67 é um conjunto residencial de 354 blocos pré-fabricados de cimento agrupados em diferentes layouts.
O projeto de Moshe Safdie foi construído no ano de 1967 em Montreal (Canadá) como parte da Expo 67 – Exposição Internacional Mundial. A ideia era desenvolver novas soluções urbanas para a habitação, prezando a estética, agilidade, economia e que fosse possível em qualquer lugar.
O projeto foi pioneiro na área e até hoje é referência.

5) Tree Hotel
tree-hotel
Na cidade de Harads, Suécia, é possível se hospedar nas árvores no meio de uma floresta.
Contudo, o Tree Hotel não oferece uma casa na árvore qualquer, são estruturas modernas e em harmonia com a natureza localizadas na copa das árvores. Há diferentes formatos de quartos, cubos espelhados, disco-voadores, ninhos de pássaros e cabines.

6) Timmelsjoch Experience Pass Museum
timmelsjoch-experience-pass-museum
O museu Timmelsjoch Experience construído em uma elevação de 2.509m é uma “caverna de gelo” que se integra com a paisagem dos Alpes. O projeto de Werner Tscholl respeita as formas e as cores do ambiente.
A construção está localizada na estrada High Alpine Road, que liga a Áustria à Itália, e que já foi rota de tropeiros. O museu homenageia os pioneiros da rodovia e seu interior é formado por placas de vidros que refletem o exterior.

7) Sharp Centre
sharp-centre
É mais uma construção incrível localizada no Canadá, dessa vez em Toronto. O Ontario College of Art e Design é uma tradicional escola pública de arte e design da cidade.
Em 2004, Will Alsop tinha a missão de ampliar a entidade, então projetou o Sharp Centre sobre o antigo prédio. Para isso, criou uma caixa suspensa por finas colunas coloridas, transformando o local em uma própria referência de design.

8) Busan Cinema Center
busan-cinema-center
É um complexo dedicado à cultura e ao entretenimento em Busan, na Coréia do Sul, com cinema, teatro, estúdios de criação e área de refeição. A construção mistura interiores e exteriores abrigados e ligados entre si.
A estrutura é um grande telhado de 163m de comprimento e 60m de largura ligado ao solo apenas por uma base cilíndrica. A parte em balanço, sem sustentação, é de 85m e pesa mais de 6 mil toneladas, medidas que lhe conferem o título de maior balanço do mundo.
Elaborado pelas empresas de projetos arquitetônicos Coop Himmelb(l)au e Daesung CP Engineering, o local é a casa de um dos principais festivais de cinema da Ásia, o Festival Internacional de Cinema de Busan.

Nenhum comentário: