13 de junho de 2016

Como descobrir um fake na Internet?

As redes sociais são métodos de comunicação comuns e por isso, é difícil encontrar alguém que não esteja inscrita em, pelo menos, uma delas. Facilitam o relacionamento entre as pessoas, mas se tornam locais propícios para a criação de perfis fakes ou que se passem por famosos para enganar os desavisados. Se você recebeu um pedido de amizade ou está desconfiado de que alguém seja um perfil falso, confira algumas dicas para evitar fraudes nas suas redes sociais.

Facebook pode estar cheio de fakes; saiba avaliar perfils falsos (Foto: Luciana Maline/TechTudo)
1. Busque pela pessoa no Google
Uma das formas mais simples de encontrar informações sobre uma pessoa é fazendo uma pesquisa no Google com o nome dela. O objetivo não é descobrir dados pessoais, mas se ela existe. Se a pessoa foi citada em jornais, editais de concurso ou teve seu nome divulgado de alguma forma, será fácil encontrar este registro.

2. Cruze os dados disponíveis e cuide com oversharing
Se uma pessoa diz ser de uma cidade específica, deve ter vários amigos adicionados que também são daquele local. O mesmo vale para escolas e locais de trabalho. Outra dica é verificar quais dados estão disponibilizados.

Muitos internautas são cautelosos e prezam a própria privacidade, evitando compartilhar informações sensíveis como números de telefone e endereços. Se o perfil com quem estiver conversando for mais completo do que o que está acostumado a encontrar, desconfie.


3. Pesquise por outras redes sociais
É muito comum que uma pessoa possua contas em mais de uma rede social. Se estiver em dúvida sobre alguém, experimente buscar em outras plataformas para garantir que ela seja verdadeira.

4. Veja com quem ele fala
Verifique com quem esta pessoa mantém conversas públicas em seus perfis. Se estas outras contas também forem suspeitas, desconfie. Donos de perfis fakes costumam adicionar uns aos outros para dar a impressão de uma vida social movimentada.

Descubra um fake na internet (Foto: Divulgação/Facebook) 
5. Compare estilos de escrita
Se a pessoa com quem estiver conversando possuir um blog ou conta em outra plataforma, compare a forma de comunicação dessa pessoa. Geralmente, ela mantém a mesma maneira, independente do sistema.

6. Procure por amigos em comum e inconsistências
Se estiver desconfiado de um perfil, veja se vocês têm amigos em comum e fale com essa pessoa para confirmar a veracidade da conta. Outra dica é convencer a pessoa a conversar com um amigo seu e detectar qualquer inconsistência nas conversas, como respostas diferentes para as mesmas perguntas – idade ou cidade de origem.

7. Entre em contato de outras formas
Se estiver desconfiado de que há um fake em sua conta, procure entrar em contato com ela usando outras formas. Por exemplo, se vocês conversarem muito por Twitter, tente adicioná-la no Instagram.

8. Desconfie de perfis famosos
Pessoas muito conhecidas têm maior possibilidade de terem fakes usando seus nomes. Redes sociais, como Twitter e Facebook, dão a estas pessoas um selo de conta verificada, o que significa que a plataforma confirma a identidade do usuário. Se estiver conversando com alguém que se diz um famoso, fique atento a este detalhe.

9. Poucas ou nenhuma foto
É comum que as pessoas divulguem fotos de eventos sociais para que seus amigos e parentes também tenham acesso às imagens. Um perfil falso tem dificuldade em criar esta aparência de normalidade e terá poucas fotos com seu rosto marcado por outras pessoas. Também desconfie de quem não usa uma foto de seu próprio rosto.

10. Fotos copiadas
Uma tática comum de perfis fakes é copiar a identidade de outra pessoa e, assim, reproduzir atualizações dela, inclusive fotos, para ajudar a manter a farsa. Use ferramentas de pesquisa de imagem como o Google para garantir que as fotos são únicas e não estão sendo usadas em outras contas.

Nenhum comentário: