13 de maio de 2016

Ikaria, a ilha onde todas as pessoas vivem por muito tempo


Na pequena ilha grega de Ikaria, as pessoas vivem vidas incrivelmente longas. Os homens de lá são quatro vezes mais propensos a chegar aos 90 do que os americanos, e chegam em boa saúde. Isto é atribuído à uma dieta saudável, totalmente natural, um estilo de vida descontraído, e um forte senso de comunidade, entre outros fatores.

Pequeno paraíso no mar Egeu, Ikaria tem sido ocupada desde o Período Neolítico. Com uma reputação de bem-estar que remonta centenas de anos, é considerada uma das cinco “Zonas Azuis” do mundo, áreas onde as pessoas vivem por bastante tempo.


De acordo com um estudo feito pela Universidade de Atenas, o povo de Ikaria atinge a idade de 90 anos 2,5 vezes mais vezes que os americanos. Os homens são quatro vezes mais propensos a alcançar 90 do que os homens americanos. Eles também são muito mais saudáveis do que os idosos de outras partes do mundo, e muito menos propensos a sofrer os efeitos de doenças como Alzheimer (mesmo depois dos 90). Eles também possuem uma incidência 20% menor de câncer e 50% menor de doenças cardíacas do que os norte-americanos.

A chave para a longevidade notável dos Ikarianos reside no seu isolamento. Os ventos fortes e a falta de um porto natural para manter o tráfego dentro e fora da ilha ativo faz com que as pessoas de lá levem vidas diferentes, ficando acordados até altas horas, levantando tarde e tirando sonecas frequentes ao longo do dia.

Eles não são confrontados com questões que afligem pessoas de cidades grandes (e lotadas), como o medo ou ter que trabalhar em três empregos diferentes. Eles raramente são movidos por dinheiro e gastam muito tempo com jardinagem. Na verdade, são em grande parte autossuficientes, e comem vegetais frescos, sem pesticidas, cultivados em seu próprio quintal, preparados com azeite.

A carne é consumida em pequenas quantidades, geralmente em feriados. O chá de ervas que eles bebem é cheio de antioxidantes e atua como um diurético, o que reduz a pressão arterial. O mel é administrado como um medicamento. O povo consome muito pouco açúcar e farinha refinada (o pão de lá é tradicionalmente feita de trigo integral moído na pedra).

Eles também caminham bastante ao redor da ilha, que é de terreno montanhoso, o que proporciona um exercício físico muito eficiente.

Além da dieta e da atividade física, a estrutura social da ilha pode contribuir para uma vida longa e frutífera. Em grande parte do mundo, as pessoas vivem introvertidamente, sempre preocupadas e estressadas, o que afeta sua saúde.

As coisas são muito diferentes em Ikaria. Quando o sol se põe, as pessoas tendem a pegar uma jarra de vinho e ir visitar suas amizades duradouras, que podem lhes dar um senso de propósito e de pertença. Parece um lugar encantador, não? 
[ Revoada ]

Nenhum comentário: