17 de maio de 2016

5 aplicativos para você se sentir mais seguro fora de casa


No Brasil, como em qualquer lugar do mundo, a criminalidade pode estar esperando para nos surpreender em qualquer esquina. Muitas são as pessoas que já foram assaltadas, assediadas, ameaçadas ou simplesmente enganadas por alguém ou um grupo mal-intencionado, seja numa cidade grande ou em um município pequeno.

Como em tantos outros casos, porém, a tecnologia também pode ajudar os usuários a reforçarem sua segurança pessoal. A era dos smartphones trouxe os mais diversos aplicativos, serviços e recursos para as palmas das nossas mãos, ao alcance de apenas um toque. Confira abaixo 5 apps que podem te ajudar a se sentir mais seguro fora de casa.

1 - Onde Fui Roubado
O nome deste aplicativo já indica do que se trata. O Onde Fui Roubado é uma plataforma colaborativa que permite ao usuário marcar no mapa o local onde foi vítima de um assalto, furto ou outros crimes. Assim, é possível ter uma ideia de quais regiões da sua cidade são mais perigosas, em qualquer horário do dia, e o melhor caminho para evitá-las.
Download: Android / iOS

2 - SaiPraLá
Dedicado especificamente para mulheres, o SaiPraLá tem uma função semelhante à do Onde Fui Roubado, mas em vez de focar-se em assaltos ou furtos, o foco é em assédios. Com o app, mulheres que se sentirem assediadas pelas ruas do Brasil podem marcar no mapa o local onde o fato ocorreu e descrever o nível de ameaça do agressor. Assim, outras mulheres podem evitar regiões da cidade onde os assédios são mais invasivos, como toques ou perseguições.
Download: Android / iOS

3 - Motorola Alerta
Se você usa um celular da Motorola, já deve ter notado esse app entre os programas pré-instalados. O Alerta permite que o usuário transmita sua localização em tempo real para um outro contato com o aplicativo instalado. Assim, você pedir para um amigo ou familiar acompanhar os seus passo na volta para a casa do trabalho ou faculdade. O Alerta não é exclusivo para dispositivos da Motorola, mas pode ser baixado em qualquer smartphone Android.
Download: Android

4 - PM com Você
Essa dica é para os moradores do estado de São Paulo, mas também serve como sugestão para o governo de outras regiões do Brasil. O PM com Você localiza o usuário no mapa e mostra onde é possível encontrar um posto da polícia militar, do corpo de bombeiros, da polícia ambiental ou da polícia militar rodoviária mais próximo. Ideal para quem precisa chegar com certa urgência a uma estação das autoridades.
Download: Android / iOS

5 - Sinesp Cidadão
Há também aplicativos que ajudam o usuário a evitar possíveis fraudes ou extorsões. O Sinesp Cidadão, um app desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Sinesp), permite que você tenha um acesso simples e constante aos bancos de dados nacionais de pessoas desaparecidas, mandados de prisão abertos e veículos roubados. Assim, antes de comprar um carro usado, por exemplo, é possível conferir se essa placa não condiz com a de um carro roubado.
Download: Android / iOS / Windows Phone

Nenhum comentário: