29 de abril de 2016

Mourãoenses no Brasileiro de Seleções de Futsal 1979

(da esq. para a direita): Gilmar, Lori, Rosael (in memorian), Capelato, Nelito, Guinter, Ballet (in memorian) e Itamar.
(agachados): Carlão, Jadir, Danilo e Fuzil. 

A foto acima mostra a Seleção Paranaense de Futsal que disputou o Brasileiro de Seleções de 1979, em Fortaleza, no Ceará.

Comandados pelos professores mourãoenses Itamar Tagliari e Paulo Gilmar Fuzeto, atletas de Campo Mourão (Louri da Silva e Carlão Tagliari), Maringá (Rosael, Capelato, Nelito, Guinter e Ballet) e de Londrina (Jadir, Danilo e Fuzil), conquistaram o sulbrasileiro realizado em Maringá e se classificaram para o Brasileiro, que foi disputado na capital dos cearenses. 

Lembro de correr às bancas em busca da Folha de Londrina para saber como tinha sido a partida do dia anterior. Nessa época eu começa a disputar jogos entre os adultos, mas já os acompanhava há anos. Cresci no futsal admirando e vibrando com os londrinenses e maringaenses. Chequei a enfrentar o Danilo e o Fuzil, craques de Londrina. Joguei também, por muitas vezes, contra o Nelito, Gunter, Ballet e o Rosael. Esse último residiu e trabalhou aqui em Campo Mourão nos anos 1980. Infelizmente ele já e falecido. 

Nessa época não era fácil formar uma seleção dos melhores do futsal paranaense. Paranavaí, Maringá, Londrina, Apucarana e, claro, Campo Mourão respirava futsal e sobravam craques. 

De Londrina vinha os jogadores mais habilidosos, técnicos. Como não lembrar da seleção londrinense formada por Nicola, Tuca, Jadir, Riba e Tãozinho. Jogavam demais. 

Ao lado do Itamar, do Carlão e do Gilmar tive a felicidade de ser campeão paranaense naquele mesmo ano e bicampeão no ano seguinte defendendo a Associação Tagliari. 

Segundo o professor Gilmar Fuzeto, mesmo com esse timaço eles não conseguiram avançar da primeira fase em Fortaleza. Pesquisei e vi que o Paraná tem cinco vice-campeonatos no Brasileiro de Seleções e nenhum de campeão. 

Nenhum comentário: