6 de maio de 2015

Vídeo com fotos da Noite de Gala do Handebol Campo Mourão - 40 anos

De autoria da fotógrafa Iasmin Daher, fotos mostram momentos da Noite de Gala do Handebol de Campo Mourão realizada no último sábado. 

São quase quarenta minutos mostrando atletas, dirigentes e amigos do handebol mourãoense que se reencontraram no Clube 10 de Outubro. 

Ainda estou aprendendo lidar com o programa que produz clip's e por isso só tem trilha sonora nos minutos iniciais. Sorry!!!

Titãs - "Insensível"

Titãs é uma banda de rock brasileira formada em São Paulo, em 1982. Ativa há 32 anos, tornou-se uma das quatro maiores bandas do BRock, ao lado de Legião Urbana, Os Paralamas do Sucesso e Barão Vermelho. Algumas de suas músicas de maior sucesso são "Sonífera Ilha", "Flores", "Polícia", "Família", "Comida", "O Pulso", "Go Back", "Domingo", "Enquanto Houver Sol", "Homem Primata", "Bichos Escrotos", "Cabeça Dinossauro", "Pra Dizer Adeus", "Marvin", "É preciso saber viver", "Epitáfio", "Diversão", "Porque Eu Sei Que é Amor" e "Televisão".

"Insensível" é faixa do segundo álbum, Televisão, lançado em 1985.

Cãozinho confuso com o próprio soluço



Do Sedentário

Este filhotinho adorável está tentando, sem sucesso, entender o que está se passando em sua barriga.

Oito dicas para aprimorar o inglês


Escolher um bom curso de inglês é, quase sempre, o primeiro passo para quem deseja aprender a se comunicar na língua do Tio Sam. Para quem tem zero familiaridade e dispõe de tempo e recursos, entrar num curso é fundamental para aprender os conceitos básicos de gramática e conversação. Mas e as pessoas que já sabem essa primeira parte, mas ainda não se consideram capazes de entrar num conversa em inglês ou ler um livro? Existem várias coisas que podem ser feitas para aprimorar a capacidade e estimular o cérebro a “pensar em inglês”, dica que é dada por quase todos os professores.

1. Assista filmes em inglês com a legenda também em inglês. Nada melhor do que acompanhar o áudio e ler o que está sendo falado para ajudar o cérebro a assimilar o conteúdo.

2. Ouça músicas em inglês e procure a letra original e traduzida. Quanto mais tempo você passar ouvindo o idioma, mais acostumado seu cérebro ficará à fonética, o que irá ajudá-lo a reproduzir melhor. Acompanhar a letra original e traduzida funciona como o a legendagem nos filmes: enriquece o vocabulário.

3. Não tenha medo de escrever. Escreva e-mails em inglês para você mesmo ou para aquele amigo que entende mais e poderá ajudar.

4. Leia suas revistas favoritas em inglês. Se elas são difíceis de achar nas livrarias ou bancas, na internet são facílimas.

5. Altere a linguagem dos seus gadgets. Isso mesmo: troque a língua do iPhone, do computador, da televisão, do tablet… tudo para o inglês. Até mesmo as menores alterações são sensíveis no processo de aprendizado e, quanto mais imerso na língua estiver o seu universo, mais fácil aprender.

6. Deixe a televisão falar em inglês. Aproveite os momentos em que estiver ocupado em casa fazendo outra coisa (como uma faxina, uma arrumação ou lavando a louça) para deixar a televisão sintonizada num canal americano, como a CNN, por exemplo. Mesmo que você não esteja prestando atenção, o cérebro irá forçá-lo a buscar assimilação para aquelas palavras.

7. Entre em sites de bate papo em inglês. Quando estiver com tempo livre, entre em sites como o chatroulette.com e apenas espere o mecanismo sortear um parceiro de conversação. Quase sempre as pessoas do outro lado da tela são falantes intermediários de inglês com quem você pode treinar.

8. Leia os dois volumes do livro English!, ambos disponíveis nas lojas virtuais Kobo, Amazon, Google e iTunes e treine o idioma lendo histórias divertidas como a do casal Misha e Leila. English! ajudará você com expressões idiomáticas, conversação e gramática de um jeito leve e divertido.

Good luck!

No twitter: professores e a bomba moral


5 de maio de 2015

As selfies da Fernandinha


Fernanda Lima Chornobai, neta minha, ficou com meu celular durante a Noite de Gala do Handebol de Campo Mourão, que aconteceu no último sábado no Clube 10 e tirou uns selfies. Gostei demais dessa foto acima. As demais também ficaram ótimas e para expor minha corujice mostro-as aqui no Baú.





Com a prima Iasmin Daher Lima

Andreas Vollenweider: The Woman and the Stone / Morgana Palace


Andreas Vollenweider (nascido em 04 de outubro de 1953) é um harpista suíço que toca uma harpa eletroacústica projetada pelo próprio músico.

Foto memória: clip com 140 fotos conta um pouco dos primeiros anos do handebol mourãoense


Clip com 140 fotos apresenta personagens (atletas, dirigentes, políticos e entidades) que ajudaram nos primeiros anos do handebol em Campo Mourão. 

As imagens foram veiculadas durante a janta servida no encerramento da Noite de Gala do Handebol Campo Mourão, que foi realizada no último sábado no Clube 10 de Outubro.



Trilha Sonora: Acqua Marine - Carlos Santana

A beleza exótica do Camaleão Pantera


O Camaleão pantera (Furcifer pardalis) é um nativo sáurio de Madagáscar, a família de Chamaeleonidae, encontrado na ilha Reunion sob o nome de posto para dormir. Por causa da origem exótica tem um estatuto de espécie protegida.

É um membro dos maiores camaleões existentes. Seu tamanho pode chegar a 55 cm (incluído a cauda) para o sexo masculino e 35 cms para o sexo feminino. As fêmeas vivem aproximadamente 3 anos, os machos podem sobreviver 5 anos. Este tipo tem coloração diversificada. As fêmeas têm cores mais sóbrias, enquanto os machos têm cores muito espetaculares. [ Marte é Para os Fracos ]








Furcifer pardalis, The Chameleon pantera, Lendormi | Fotógrafo: Cadreur Anonyme | Direitos Autorais Cadreur Anonyme Productions (Octobrer 2014)

Três testes para evitar o vazamento de água

O site ‘Ciclo Vivo’ divulgou uma lista de três testes indicados pela para evitar o vazamento da água. 

Confira:

Hidrômetro
Basta deixar os registros na parede abertos, fechar bem todas as torneiras e desligar todos os aparelhos que usam água, inclusive os sanitários. Em seguida, anote o número que aparece ou marque a posição do ponteiro maior do seu hidrômetro. Depois de uma hora confira se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há algum vazamento em sua casa.

Canos alimentados pela caixa d´água
Feche todas as torneiras da casa, desligue os aparelhos que utilizam água e fechem a torneira de boia da caixa, impedindo a entrada de água. Após isso marque, na própria caixa, o nível da água e verifique depois de sessenta minutos se o nível baixou. Em caso afirmativo há vazamento na canalização ou nos sanitários alimentados pela caixa d’água.

Vaso sanitário
É necessário apenas jogar borra de café no vaso sanitário para verificar um vazamento. Em caso do objeto ficar depositada no fundo do vaso, não há vazamento. Em caso contrário, é sinal de problema na válvula ou na caixa da descarga.

4 de maio de 2015

Clip inicial da Noite de Gala do Handebol de Campo Mourão - 40 anos


Foi exatamente como imaginei!

Com a presença de amigos queridos, alguns que não via há trinta anos, foi realizada neste sábado, 2 de maio, a primeira edição da Noite de Gala do Handebol de Campo Mourão. 

Ainda estou processando toda informação e recordação proporcionadas no encontro e aos poucos irei compartilhar aqui no Baú e na página no Facebook

Reunimos atletas, dirigentes e personalidade que muito ajudaram na 'pavimentação da estrada' que conduziu o handebol mourãoense a se tornar muito respeitado e admirado em todo o Paraná e no Brasil. 

Hoje vou mostrar um videoclipe produzido por Ilivaldo Duarte e que foi apresentado na abertura da Noite de Gala. Relembrem!



Escrevi primeira edição por que outras devem vir para homenagear aqueles que deram sequência ao trabalho desses pioneiros homenageados no Clube 10 no último sábado.

The Beatles- "A Day in the Life"


"A Day in the Life", canção da dupla Lennon-McCartney, lançada no álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band de 1967, é a minha musica preferida dos Beatles.

O divertido sotaque dos moradores do extremo sul

Nesse domingo, 3 de maio, tive a felicidade de encontrar o amigo querido Italino Bertoglio no Clube dos Trinta. Rodinha, como é carinhosamente conhecido por todos os mourãoenses, reside atualmente no Paraguai, na cidade de Puente Kiyhá, a poucos quilômetros de Salto Del Guayrá, onde é produtor rural. 

Descendente de italianos e nascido em Santa Catarina, Italino tem aquele sotaque com palavreado próprio, que é motivo de muitas piadas e brincadeiras. Rodinha mesmo é um que sempre que pode acentua o sotaque. Ele é o autor da frase: "Ganhemo mais uma derota", que deve ter sido muito utilizada nesse domingo após a 'derota' do Palmeiras na final do Paulista.

Por coincidência, na manhã de hoje a 'minha Elvira' me enviou o vídeo abaixo que brinca com a maneira de falar dos moradores no extremo sul do Brasil. Divirtam-se!


Fiquei com a impressão que era o ex-treinador da seleção brasileira que atuou no vídeo. Grostoli e Bucho (até na praia) devem tê-lo enfastiado. Não descobri os autores do vídeo.

Os 10 filmes mais pirateados da semana


O Serviço Secreto (Kingsman) lidera a lista do TorrentFreak desta semana de filmes mais pirateados, seguido por O Sétimo Filho e Velozes e Furiosos 7. Confira a lista completa:


O Serviço Secreto

O Sétimo Filho

Velozes e Furiosos 7 

American Sniper

Get Hard

O Destino de Júpiter

50 Tons de Cinza

Os Vingadores 2

Interestelar

Trocando os Pés

Conheça os principais tipos de desvios posturais


Estenda também as causas dos desvios posturais e os problemas que eles causam

Quando as estruturas da coluna vertebral estão bem equilibradas, o peso do corpo e dos membros é distribuído de forma harmônica, o que consequentemente evita que algumas regiões do corpo fiquem sobrecarregadas. 

Curvaturas naturais

A coluna vertebral é também chamada de espinha dorsal. Superiormente, ela se articula com o crânio e inferiormente se articula com o osso do quadril (ilíaco). São quatro as regiões da coluna: cervical (7 vértebras), torácica (12 vértebras), lombar (5 vértebras) e sacro-coccígea (4 vértebras). 

A coluna vertebral apresenta curvaturas consideradas fisiológicas, a saber: Lordose/cervical (convexa ventralmente); Cifose/torácica (côncava ventralmente); Lordose/lombar (convexa ventralmente); Cifose/pélvica (côncava ventralmente). 

Dentre as principais funções da coluna vertebral podem ser destacadas: o suporte do peso do corpo, a proteção da medula espinhal e dos nervos espinhais, a promoção de maior flexibilidade ao corpo, além de exercer um papel muito importante na postura e na locomoção. 

Maus hábitos de postura podem ser responsáveis por desvios anormais na coluna ou mesmo por tornar mais acentuadas as curvas (normais) já existentes, como é o caso da hipercifose e hiperlordose. 

Desvios posturais

Posturas incorretas no dia a dia, quer seja no trabalho, em casa, no lazer ou durante a prática de atividades rotineiras como dirigir, estudar ou dormir, por exemplo, podem afetar consideravelmente a coluna vertebral. Isto gera desvios que implicam no uso incorreto de outras articulações, como ombros, braços, quadris, joelhos e pés. Isso ocorre uma vez que, diante do desequilíbrio postural, o corpo busca compensações para manter o indivíduo em equilíbrio (o que, normalmente, também pode causar enrijecimento e encurtamento dos músculos). 

Principais tipos de desvios posturais

Hipercifose: é o aumento pronunciado e anormal da concavidade da curva torácica da coluna vertebral, o que torna os extensores de tronco alongados, causa a redução da mobilidade da coluna torácica e retrai a cadeia anterior, diminuindo a expansibilidade torácica. Outros acometimentos secundários também podem se manifestar em decorrência da hipercifose, como a osteoartrose e a hérnia de disco. Durante a juventude, surge em decorrência, sobretudo, da má postura (é a causa mais importante da deformidade), podendo aparecer também nos casos de doenças estruturais da coluna. Mas é na terceira idade que a hipercifose ocorre com maior frequência, sendo mais acentuada nas mulheres, situação em que a coluna fica "corcunda".

Escoliose: é responsável por promover um encurvamento da coluna vertebral no meio ou nos lados. Essa deformidade pode ter diversas origens e independentemente do aspecto físico que parece ser igual em todos os tipos de escoliose, elas podem ter prognósticos bem diferentes. Algumas pessoas são mais suscetíveis ao encurvamento da coluna. Durante a puberdade, por exemplo, a taxa de crescimento do corpo é mais rápida, aumentando o risco de progressão da curva.

Hiperlordose: consiste na acentuação da curvatura lombar, popularmente conhecida como "bumbum arrebitado". Esse aumento excessivo da convexidade da coluna vertebral normal pode causar dores, especialmente, durante atividades que exijam grande esforço ou movimentos repetitivos. O desvio pode causar a retração de cadeias musculares importantes do corpo que, por sua vez, podem causar alterações articulares ou ósseas, por exemplo. [ Minha Vida ]