10 de novembro de 2015

Ter um cão na infância reduz em 15% risco de asma, mostra estudo

Já o contato com animais de fazenda, como cavalos, diminui esse risco em 52%

O contato com a natureza é muito importante para as crianças, e muitas vezes ele acontece através de um animal de estimação. E agora, um estudo veio comprovar como isso pode ser bom para a saúde das crianças, pelo menos a saúde respiratória, reduzindo o risco de desenvolver asma.

Para chegar a essa conclusão, cientistas suecos analisaram os dados de mais de um milhão de crianças nascidas entre 2001 e 2010, os resultados foram publicados na edição de Novembro na revista científica Journal of American Medical Association Pediatrics. Na Suécia, as pessoas são obrigadas por lei a registrar se possuem cães ou animais de fazenda em casa, além disso, todas as consultas médicas do país são registradas em um sistema único, o que permitiu que os cientistas tivessem acesso aos dados de saúde dessas crianças.

Eles perceberam que as crianças expostas ao contato com cães no primeiro ano de vida tinham 15% menos chances de desenvolver asma. Já as crianças que conviviam com animais de fazenda, como filhotes de cavalos, tinham esse risco diminuído em 52%.

O estudo foi feito por amostragem, portanto não conseguiu localizar o mecanismo envolvido nessa relação. No entanto, os especialistas acreditam que esta relação ocorra devido ao contato precoce com micróbios, que reforçar o sistema imunológico das crianças. Como a asma é uma doença ligada à reação imunológica do corpo aos alérgenos, isso pode ter influência. Mas ainda são necessários mais estudos para entender essa relação.

Aqui em casa temos oito cães e um gato: imunes para o resto da vida estamos

Nenhum comentário: