4 de novembro de 2015

Apps ajudam a controlar gastos, velocidade e emissões dos carros

Empresas tecnológicas estão apostando cada vez mais no desenvolvimento de aplicativos que incentivem as pessoas a pensarem mais no meio ambiente, principalmente quando o assunto é o consumo de combustíveis fósseis e emissão de gases poluentes pelos carros. Para isso, elas contam com o instinto competitivo dos homens, segundo informações da BBC Brasil


Confira dois dos mais interessantes:

CleverDrive: este app pode ser usado em qualquer carro que tenha sido fabricado depois de 1996. Basta conectar o adaptador CleverLink com bluetooth à porta On Board Diagnostics (OBD, que em português significa Diagnóstico de Bordo) embaixo do volante, e então controlar os gastos de combustível, o total de emissões, a velocidade e outras informações úteis.

Desta forma, o aplicativo avalia o perfil ecológico de cada usuário e dá uma nota de 0 a 10, podendo ter pontos deduzidos por variações súbitas de rotação do motor, marcha lenta e freadas rápidas. 

O app é tão completo que ele organiza as informações ao longo do tempo e consegue inclusive oferecer rotas alternativas às usadas com frequência pelo motorista, em que seja possível poupar combustível, por exemplo. A promessa é de que o aplicativo possa cooperar para uma economia que pode chegar a até 30%. 

Automatic: Este app também funciona a partir da conexão OBD, mas não se concentra exclusivamente na circulação dos carros. O Automatic oferece in-app puchases que prometem melhorar a eficiência energética de casa também. O usuário consegue controlar gastos e recebe dicas de como deixar o dia a dia mais eco-friendly. 

Além dos apps, as próprias montadoras estão inserindo em modelos novos funções que controlam gastos e calculam emissões. Este é o caso, por exemplo, do Ford Fusion Hybrid; Insight, da Honda; Prius, da Toyota; e do Mini. [ Notícias ao Minuto ]

Nenhum comentário: