2 de outubro de 2015

UTFPR "devolve" Ginásio Belin Carolo aos mourãoenses

Ginásio de Esportes Belin Carolo
Depois de muitos meses sendo revitalizado, o ginásio de esportes Belin Carolo será reinaugurado nesta data e entregue à comunidade mourãoense.. 

Seleção de Futsal de Campo Mourão - Jogos Abertos do Paraná - 1976
Seu Schen, o primeiro à direita, ao lado dos
velhos amigos Darcy Deitos e José Richa
O primeiro ginásio de esportes de nossa cidade, um dos mais belos do mundo, foi construído em pouco mais de um ano para as disputas dos Jogos Abertos do Paraná (Jap´s), que Campo Mourão sediou pela primeira vez em 1976. 

Tive a oportunidade de acompanhar toda a fase da construção -- meu falecido sogro, Alcyr Costa Schen, era o então secretário de esportes mourãoense. Seu Schen era um apaixonado por esportes e colaborou bastante para construção de um dos mais belos ginásios de esportes do mundo.

Doutor Renato com alunos do Colégio Estadual de Campo Mourão em 1976. A seta aponta para o cabeludo 'Eu'  
O Ginasião, como sempre foi chamado, foi construído graças à coragem e arrojo do então prefeito, Renato Fernandes Silva. Saibam que em dinheiro atual ele custou expressivos R$ 15.000.000,00 (quinze milhões de reais) e foi realizado com recursos próprios do município e o doutor Renato não deixou um centavo de dívida para a administração seguinte. Que diferença dos dias de hoje, quando até para tapar buracos recorrem a financiamentos!!!

Seleção de Campo Mourão, vice campeã dos Jap's de 1987
Já contei aqui, por várias vezes, das inúmeras competições que disputei no Belin Carolo, principalmente da dura, e até hoje difícil de digerir, derrota na final dos Jap´s de 1987, quando defendia o futsal mourãoense e perdemos, com o ginásio de esportes abarrotado de torcedores, para Palotina por um a zero. A pior derrota que sofri em mais de quinze anos jogando por nossa cidade.

Em 1987, amistoso da Seleção Brasileira com a Mourãoense
O evento de hoje terá homenagens, apresentações culturais e um amistoso entre o Campo Mourão Basquete e o Botafogo, do Rio de Janeiro, mas o que considero principal é que o atual diretor da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), campus Campo Mourão, professor Heron Oliveira dos Santos Lima quer ver a comunidade mourãoense, esportiva e cultural, de volta ao Belin Carolo. 

1- João Teodoro de Oliveira Sobrinho, 2- Jintaro Ikeda, 3- Rubens Bueno, 4- José Richa (in memorian), 5- Tauillo Tezelli, 6- Márcio Nunes e 7- Ricardo Calderari.
Em meados dos anos 1990, o então prefeito Rubens Bueno doou aquela área para a UTFPR, na época CEFET. Ação essa que, para mim, transformou a cidade. A chegada dos estudantes na cidade fez com que deixássemos de depender única e exclusivamente da agricultura. Rubens, inclusive, foi muito criticado por tal atitude. Eu mesmo demorei para entender o benefício, num todo, da doação.

Campo Mourão, campeão sulamericano de handebol feminino - 1987



Por alguns anos, já durante a gestão Tauillo Tezelli, a administração mourãoense cedeu e arcou com os salários de alguns servidores para viabilizar e consolidar a universidade na cidade.


Subir na colossal estrutura do ginásio virou diversão para nós 

Saiba um pouco mais sobre o ginásio Belin Carolo no vídeo abaixo da TTV:

Nenhum comentário: