5 de outubro de 2015

Cientistas criam desbloqueio de celular com a orelha




A impressão digital, reconhecimento facial e até leitura da íris são métodos de autenticação biométrica já disponíveis em alguns dispositivos mais modernos. Mas você já imaginou desbloquear seu smartphone com a orelha? Ou ainda usando o pulso ou a palma da mão?! A novidade foi recentemente anunciada por pesquisadores do Yahoo Labs; eles desenvolveram uma solução de autenticação através da impressão corporal.

A solução usa sensores capacitivos das telas sensíveis ao toque para scannear diferentes partes do corpo humano. O método substitui a senha e até mesmo as autenticações por impressão digital disponível somente em aparelhos top de linha. Já a impressão corporal pode ser incorporada em qualquer dispositivo com tela sensível ao toque; aliás, a própria tela é usada como sensor de imagem. Quando o usuário encosta a orelha na tela, a imagem é capturada e comparada com uma previamente cadastrada. A precisão é de 99,8% e a taxa de rejeição falsa é de uma em cada 13 tentativas. 

Os cientistas foram além e aprovara o uso da impressão corporal também através da imagem do pulso, da palma da mão, das falanges dos dedos e até dos próprios dedos. Além de desbloquear o aparelho, a solução pode ser aplicada para liberar o acesso a determinados aplicativos ou arquivos dentro do smartphone. 

O projeto da impressão corporal ainda está em laboratório – em fase de testes; não há prazo de lançamento comercial. Mas a ideia de proteger cada vez mais nossos dispositivos e toda nossa informação que carregamos ali é bem interessante. Já existe inclusive soluções de biometria que identificam o fluxo sanguíneo e o conjunto de veias do usuário para autenticação. Ou seja, vai ficar cada vez mais difícil de alguém fuçar no seu smartphone ou acessar documentos que você quer realmente proteger. [ Olhar Digital ]

Nenhum comentário: