24 de agosto de 2015

Engordar pelo menos 2 quilos já aumenta pressão arterial

Conclusão é de estudo que monitorou grupo de pessoas por dois meses. Ganho de peso baixo, porém, não altera taxas de açúcar e glicose no sangue

A obesidade é um dos principais fatores de risco para a hipertensão. No entanto, um novo estudo da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, descobriu que mesmo um pequeno ganho de peso, de 2 quilos, já é suficiente para elevar a pressão arterial em adultos saudáveis.

Na pesquisa, 16 adultos passaram a consumir entre 400 e 1 600 calorias a mais por dia, as quais vinham de alimentos como chocolate, sorvete e energéticos. O objetivo era aumentar o peso deles em 5%. Os pesquisadores, então, utilizaram um aparelho para monitorar a pressão arterial dessas pessoas 24 horas por dia, durante dois meses. Ao fim do estudo, os participantes foram comparados a outros dez indivíduos que mantiveram o seu peso ao longo desse período.

Impactos - Segundo os resultados da pesquisa, as pessoas que ganharam peso tiveram um aumento na pressão arterial sistólica de 114 milímetros de mercúrio (mm Hg) para 118 mm HG, em média. Essa medida se refere à pressão máxima exercida sobre as artérias, no momento em que o coração bombeia sangue para o corpo. Uma pressão sistólica considerada normal não deve ultrapassar os 120 mm Hg.

Além disso, a equipe concluiu que quanto mais gordura foi acumulada na região abdominal, maior esse aumento da pressão arterial. Por outro lado, o ganho de peso de até 5 quilos não parece interferir nas taxas de açúcar, colesterol e insulina no sangue.

"As pessoas estão cada vez mais conscientes sobre os riscos da obesidade à saúde, mas parece que elas não estão atentas aos possíveis problemas provocados por alguns quilos a mais", diz a coordenadora do estudo, Naima Covassin, pesquisadora da Clínica Mayo. "Esse dado é importante, porque é comum que as pessoas engordem 2 ou 3 quilos durante uma viagem de férias, por exemplo."

Os resultados do estudo foram apresentados nesta quinta-feira durante a Sessão Científica de Pesquisa em Pressão Alta da Associação Americana do Coração.

Como evitar e tratar a hipertensão

Ingerir pouco sal
"Diminuir o consumo de sal é a medida que causa maior impacto na redução da pressão arterial", diz o cardiologista Luiz Bortolotto, presidente do departamento de hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia e diretor da unidade de hipertensão do Instituto do Coração (Incor), em São Paulo. A relação entre o sódio e aumento da pressão é simples de entender: como o sal retém água no organismo, ele eleva o volume de líquido que passa nos vasos — automaticamente subindo a pressão. A recomendação é ingerir no máximo 5 gramas de sal por dia — equivalente a 1 colher de chá rasa —, incluindo o dos alimentos que já têm sódio em sua composição.

Praticar atividade física
Durante o exercício físico, principalmente os aeróbicos (como a corrida e caminhada), os músculos do corpo relaxam pela ação da endorfina, um neurotransmissor ligado à sensação de bem-estar. "A camada média do vaso sanguíneo é muscular. Quando ela relaxa, a pressão dentro dela diminui", afirma o cardiologista Miguel Moretti, do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, em São Paulo. Ademais, o exercício condiciona o sistema cardiovascular.

Maneirar no consumo de bebida alcoólica
O consumo exagerado de bebidas alcoólicas, principalmente as destiladas, causa alterações metabólicas que podem resultar no aparecimento da aterosclerose, isto é, acúmulo de gordura na parede dos vasos. "Além disso, por ser altamente calórico, o álcool contribui para a obesidade e, consequentemente, para o sedentarismo. Esses dois fatores favorecem a hipertensão", diz Miguel Moretti. O limite de ingestão de álcool recomendado é de 30 gramas por dia para homens, equivalente a duas taças de vinho, e 15 gramas para mulheres.

Não fumar
A nicotina destrói a camada interna do vaso sanguíneo, chamada de endotélio vascular. "Substâncias presentes no cigarro provocam o estreitamento dos vasos, o que leva a um aumento da pressão do sangue dentro das artérias", diz Luiz Guilherme Velloso, cardiologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Controlar o stress
O stress faz com que o corpo libere o cortisol, hormônio que estimula a contração do vaso e, consequentemente, o aumento da pressão sanguínea. Praticar atividade física e ter hábitos relaxantes pode ajudar a controlar o stress.

Ter um peso saudável
O sobrepeso e a obesidade pode ser decorrentes de outros fatores que favorecem a hipertensão, como sedentarismo, dieta rica em sal e alto consumo de bebida alcoólica. "Pessoas acima do peso têm alterações no sistema nervoso simpático e no endotélio, camada interna dos vasos. Esses fatores aumentam a pressão", diz Luiz Bortolotto. [ Veja ]

Nenhum comentário: