3 de agosto de 2015

Apps para chamadas de voz ganham força; economize na conta do celular


Cada vez mais dados e menos voz: este é o futuro da comunicação móvel. Nos Estados Unidos, só no ano passado, enquanto o tráfego de internet móvel cresceu 26%, o total de minutos de voz falados caiu 6%. Na América Latina – inclusive no Brasil – o cenário se repete: uma previsão da consultoria Pyramid Research aponta que o tráfego de dados deve crescer, em média, 10% ao ano entre 2015 e 2020, quando responderá por 60% do faturamento do setor.  

Uma das principais razões que contribui para esta nova realidade são os aplicativos “over-the-top”; são aqueles apps que permitem troca de mensagens e até chamadas em vídeo ou VOIP – a voz em forma de dados. Na medida que se tornam mais populares, esses serviços impactam diretamente o consumo de minutos de voz das operadoras. E pra te ajudar a escapar dos caros minutos oferecidos pelas operadoras, separamos os principais aplicativos que oferecem chamadas de voz digital.  

Vale lembrar, se você estiver conectado em uma rede Wi-Fi, a chamada – mesmo que internacional – é totalmente gratuita. Agora se você estiver usando sua rede 3G ou 4G, a chamada vai consumir alguns bytes do seu plano de dados; ainda assim, provavelmente vai sair bem menos do que custa uma ligação normal.

Na área de mensagens do Facebook é possível fazer chamadas clicando no ícone de telefone que fica na parte superior direita dentro do Messenger. Ao clicar, você escolhe para quem quer ligar, define se vai fazer uma chamada de voz ou vídeo e pronto.

O WhatsApp também tem um sistema de ligações bem parecido com o do Messenger. Acima da janela de conversa, ao lado da foto do contato, fica um ícone de telefone. Quando o usuário toca ali o app faz uma chamada para aquela pessoa. Simples assim…e funciona muito bem; nós já experimentamos…

No Viber a opção surge logo na lista de contatos: ao lado de cada nome aparece o ícone de telefone. Ao abrir a janela de um contato, o usuário também vê, em destaque, a opção "chamada gratuita". O aplicativo também conta com uma opção que permite fazer ligações a telefones convencionais através do Viber Out. Para isso, é preciso adicionar créditos, mas as taxas são mais baixas do que aquelas cobradas pelas operadoras. Ligações para celular custa 60 centavos o minuto e, para fixo, sete centavos o minuto; se a ligação for para os Estados Unidos, chamadas para fixo ou móvel custam apenas seis centavos o minuto.

Um dos serviços que mais ajudaram a popularizar o conceito de ligações pela internet foi o Skype. No aplicativo, basta tocar no contato desejado e, lá na parte de baixo, é possível encontrar o ícone de telefone. Na tela principal, também na parte de baixo, há um ícone de teclado. Ali o usuário pode digitar um número convencional para chamadas para telefones fixos e móveis. A exemplo do Viber, é preciso comprar créditos, mas as taxas também são bem mais atraentes que as das operadoras. Para ligações no Brasil, paga-se sete centavos o minuto para fixo e 34 centavos para móvel - para os Estados Unidos sai tudo por cinco centavos o minuto. No Skype é possível adquirir pacotes de 60, 120, 400 ou até mil minutos por mês, especificamente para chamadas fixas ou móveis. Existe até um pacote que permite fazer ligações ilimitadas para fixos no mundo todo por 26 reais por mês.

Para fechar nossa lista, outro app que vem se destacando com boa qualidade de chamadas é o IMO; independente do dispositivo, o aplicativo permite trocar mensagens e também fazer chamadas em voz ou vídeo para amigos e familiares. O funcionamento é bastante similar: escolheu o contato, ícone do telefone, clicou, ligou.

Se você normalmente tem uma conexão Wi-Fi por perto, todas essas chamadas saem totalmente sem nenhum custo – melhor impossível. Usando 3G ou 4G, uma ligação por VOIP consome entre 500 kilobytes e, no pior dos casos, 1 megabyte por minuto. Sabendo a franquia do seu plano e quanto você paga por ele – especificamente a parte de dados – é possível calcular quanto custa o megabyte por minuto. A conta é simples; experimente. Pode ter certeza que vai ser mais barato do que qualquer chamada de voz. [ Olhar Digital ]

Nenhum comentário: