9 de julho de 2015

Itamar, Maria José e Itamarzinho

Gosto demais desta foto, de meados dos anos 1970, que mostra o Itamar Tagliari ao lado da esposa Maria José Fuzeto e do filho Itamarzinho.


Maria José e Itamar formavam um dos casais mais bonitos de nossa cidade. Eu admirava muito a beleza da irmã do Gilmar e do Beline (aliás, todas as manas deles sempre foram muito belas), mas depois que a conheci pessoalmente, quando comecei a jogar pela Associação Tagliari, passei a admirar a meiguice dela e a forma carinhosa como tratava a todos. Se ela nos tratava com toda atenção do mundo, imaginem então como era o tratamento dispensado ao marido e, especialmente aos filhos Lisliane, Itamarzinho e Carlinhos. 

Maria José morreu muito nova, no início dos anos 1990, depois de longa luta contra uma câncer. 

Lembro que eramos bicampeões paranaenses, após conquistarmos os títulos de 1979 e 1980, em Paranavaí e Guarapuava respectivamente, e vínhamos de uma bela campanha na Taça Brasil de Clubes Campeões, realizada em Cuiabá, quando descobriram que a Maria José estava doente. Claro que a equipe de futsal foi deixada de lado e toda atenção era para a recuperação da filha do 'Fuzetão'. Mesmo assim, e sem saber do fato, a Federação Paranaense obrigou a presença da Associação Tagliari nas finais da Taça Paraná, que naquele ano de 1981 seriam disputadas em Ponta Grossa. Sob ameaça de suspensão por dois anos e multa em dinheiro, Itamar e o Carlão Tagliari reuniram meia duzia de atletas, alguns inscritos na última hora, e fomos para os Campos Gerais defender o título. Claro que não ganhamos nenhum jogo e fomos a grande decepção do campeonato. Principalmente para alguns mourãoenses que por lá estudavam e não entendiam como podíamos ter caído tanto em poucos meses. Para minha vaidade, no cartaz oficial da competição tinha uma grande foto minha e companheiros de equipe entre as principais atrações do campeonato. 

Itamarzinho esteve presente em toda a campanha do bicampeonato estadual, em Guarapuava. Ainda muito criança, era ótima companhia e nos deu muita sorte naquela conquista (preciso conversar com o pai dele para recordar como é mesmo a passagem, hoje engraçada, em que acordamos em nosso alojamento, dentro do ginásio de esportes Joaquim Prestes, e encontramos o Itamarzinho dormindo bem embaixo de uma goteira. Quase afogado, mas dormindo como um anjo. O Itamar sabe melhor dessa história -- minha memória é péssima! 'Só pego no tranco', preciso de alguém para provocar as recordações). 

Itamar Adriano Tagliari
Itamarzinho atualmente é professor/doutor da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Na última vez que conversei com o Itamar pai, fiquei sabendo que ele estava atuando na Paraná Esporte.

Nenhum comentário: