6 de maio de 2015

Oito dicas para aprimorar o inglês


Escolher um bom curso de inglês é, quase sempre, o primeiro passo para quem deseja aprender a se comunicar na língua do Tio Sam. Para quem tem zero familiaridade e dispõe de tempo e recursos, entrar num curso é fundamental para aprender os conceitos básicos de gramática e conversação. Mas e as pessoas que já sabem essa primeira parte, mas ainda não se consideram capazes de entrar num conversa em inglês ou ler um livro? Existem várias coisas que podem ser feitas para aprimorar a capacidade e estimular o cérebro a “pensar em inglês”, dica que é dada por quase todos os professores.

1. Assista filmes em inglês com a legenda também em inglês. Nada melhor do que acompanhar o áudio e ler o que está sendo falado para ajudar o cérebro a assimilar o conteúdo.

2. Ouça músicas em inglês e procure a letra original e traduzida. Quanto mais tempo você passar ouvindo o idioma, mais acostumado seu cérebro ficará à fonética, o que irá ajudá-lo a reproduzir melhor. Acompanhar a letra original e traduzida funciona como o a legendagem nos filmes: enriquece o vocabulário.

3. Não tenha medo de escrever. Escreva e-mails em inglês para você mesmo ou para aquele amigo que entende mais e poderá ajudar.

4. Leia suas revistas favoritas em inglês. Se elas são difíceis de achar nas livrarias ou bancas, na internet são facílimas.

5. Altere a linguagem dos seus gadgets. Isso mesmo: troque a língua do iPhone, do computador, da televisão, do tablet… tudo para o inglês. Até mesmo as menores alterações são sensíveis no processo de aprendizado e, quanto mais imerso na língua estiver o seu universo, mais fácil aprender.

6. Deixe a televisão falar em inglês. Aproveite os momentos em que estiver ocupado em casa fazendo outra coisa (como uma faxina, uma arrumação ou lavando a louça) para deixar a televisão sintonizada num canal americano, como a CNN, por exemplo. Mesmo que você não esteja prestando atenção, o cérebro irá forçá-lo a buscar assimilação para aquelas palavras.

7. Entre em sites de bate papo em inglês. Quando estiver com tempo livre, entre em sites como o chatroulette.com e apenas espere o mecanismo sortear um parceiro de conversação. Quase sempre as pessoas do outro lado da tela são falantes intermediários de inglês com quem você pode treinar.

8. Leia os dois volumes do livro English!, ambos disponíveis nas lojas virtuais Kobo, Amazon, Google e iTunes e treine o idioma lendo histórias divertidas como a do casal Misha e Leila. English! ajudará você com expressões idiomáticas, conversação e gramática de um jeito leve e divertido.

Good luck!

Nenhum comentário: