18 de maio de 2015

É gripe ou resfriado? Saiba as diferenças

Saber o que se passa com o corpo é primeiro passo para tomar cuidados necessários


Tão importante quanto conservar a qualidade de vida e o bem-estar, é manter-se atento aos avisos que o corpo nos dá diariamente. Afinal, não são raros os momentos em que confundimos os sintomas de uma doença com a de outra. Você, por exemplo, saberia dizer as diferenças entre a gripe e o resfriado?

Apesar de muito parecidas, as doenças possuem agentes causadores e sintomas diferentes, e precisam de tratamento e atenção especiais para evitar complicações e desdobramentos no futuro. “É de conhecimento popular que a gripe é mais forte e provoca maior mal estar nos pacientes. Engana-se, porém, quem acredita que o quadro é um estágio avançado do resfriado. A diferença está no tipo de vírus que causa essas duas doenças. Enquanto o resfriado é causado por diferentes tipos de vírus, sendo o mais recorrente o Rhinovirus, a gripe é transmitida apenas pelo vírus Influenza (A, B e C)”, explica a gerente médica da Aché, Dra. Talita Poli Biason.

Os incômodos leves no corpo, a febre baixa e a coriza dos resfriados dão lugar a dias de febre alta, dores musculares e de cabeça nos quadros de gripe. “Os sintomas costumam se manifestar de forma mais intensa e ‘derrubam’ o paciente desde a fase inicial da doença. Nesses casos, é imprescindível haver um diagnóstico assertivo para que os cuidados mais sejam mais intensos e, em alguns casos, medicações antivirais sejam iniciadas. Caso contrário, a baixa imunidade pode abrir espaço para complicações graves, como a pneumonia”, comenta.

Procurar ajuda médica ao primeiro sinal de enfermidade é fundamental para detectar o problema e saber qual o tratamento mais adequado para cada um. Repouso, cuidados com a higiene e com a alimentação, assim como a utilização de fluidificantes da secreção nasal, como o Sorine, e os medicamentos à base de maleato de bronfeniramina e cloridrato de fenilefrina, como é o caso do Decongex, são recomendados pelos médicos para recuperação do paciente. Além disso, é importante ficar atento, também, ao calendário de vacinação da gripe. Todos os anos o SUS oferece a vacina da gripe comum e da gripe suína em dose única para determinados grupos da população.

Agasalhar-se bem, manter os pés aquecidos, lavar as mãos sempre que espirrar ou tossir e evitar os ambientes fechados são alguns cuidados nos casos de gripes e resfriados fundamentais para reduzir os sintomas, auxiliar na recuperação e prevenir a contaminação.

Lembre-se de procurar um médico para um diagnóstico preciso e para a indicação do tratamento adequado. Evite a automedicação, pois além de esconder alguns sintomas, ela pode agravar o caso.



Nenhum comentário: