1 de abril de 2015

Sabiá-do-Barranco dá show no Jardim Albuquerque


Aqui em casa adaptamos uma plataforma (foto acima  onde colocamos água e frutas para desfrutar da companhia de pássaros. 

Bandos de Sanhaço disputam o espaço com alguns Bem-Te-Vi. De uns dias para cá surgiu um Sabiá-do-Barranco na vizinhança e ele tem dado verdadeiros shows musicais para nossa alegria. 

Tenho a impressão que ele está vivendo numa árvore aqui na frente, na via pública mesmo. Ainda não consegui fotografá-lo e nem mesmo gravar o seu canto. Posto o vídeo abaixo, que encontrei no You Tube, para vocês terem uma ideia como somos felizardos com essa convivência.   




O Sabiá-do-Barranco é o sabiá mais comum do interior do Brasil, especialmente em regiões de cerrado. Também chamado de sabiá-barranqueira, capoeirão, sabiá-de-cabeça-cinza, sabiá-fogueteiro, sabiá-pardo ou ainda sabiá-branco. É uma ave passeriforme da família Turdidae, um pouco menor do que o sabiá-da-mata e o sabiá-laranjeira. Pode ser confundido com o sabiá-poca. Espécie semi-florestal. Vive à beira de matas, parques, matas de galeria, coqueirais e cafezais.


Não apresenta dimorfismo sexual, sendo sua diferenciação feita apenas pelo canto, que é característica dos machos.

Nenhum comentário: