25 de fevereiro de 2015

O Tio da Raspadinha


Do álbum da Fátima Albuquerque, foto mostra um personagem mourãoense que me acompanhou por anos em minhas passagens pelas escolas primárias e secundárias: O 'Tio' da raspadinha

Envergonhado, reconheço que não lembro do nome dele - ou será que nunca soube - só o chamava por tio ou Seu Zé, sempre de maneira respeitosa, exatamente como ele tratava a todos os alunos do Marechal Rondon e do Colégio Estadual de Campo Mourão, minhas duas primeiras escolas.

Atencioso, todas as manhãs lá estava o 'Tio' servindo sua deliciosa raspadinha, que surgia de um enorme bloco de gelo e era coberta com deliciosos xaropes doces. Eu pedia para misturar tudo, groselha, uva e o que tivesse. Até fiado ele nos atendia. 


Durante anos fiquei com a impressão que ele se multiplicava ou tinha um gêmeo. Saia do Estadual, comprava uma raspadinha, vinha namorando pelo caminho e já o encontrava no Rondon. Ninja ele...  

Prometo pesquisar para contar mais sobre ele. Alguém me disse que conhece parentes dele, preciso apenas me lembrar quem... Maldita memória e falta de organização minha! 

Não é legal como personagens marcam nossas vidas para sempre? Pena não termos a sabedoria de nos aproximar deles quando temos tempo.  

4 comentários:

Unknown disse...

Há alguns dias eu estava falando do tio da raspadinha com meu filho de 10 anos. Eu estudava no Adventista, por volta de 1982, 1984, e ele sempre estava por lá, ao final das aulas. Boas lembranças de infância.

Fábio Batatinha disse...

ele era tio da minha mãe, João Carraro

Unknown disse...

Oi Luizinho, eu o visitei em sua casa quando acamado antes do seu falecimento, levei esta foto pra ele e ele se emocionou , pois já não caminhava mais, ironia do destino talvez, um homem que honradamente sustentou sua família , caminhando todos os dias do Lar Paraná até o centro da cidade, acaba seus dias em cima de uma cama sem poder se locomover.Acho que consigo achar a casa dele (da família) se quiser tentar entre em contato comigo e vamos lá.Há o nome dele é João.

Irineu Luiz Ferreira Lima disse...

Fátima, obrigado pela atenção. Achei uma neta dele e vamos conversar. Qualquer coisa te procuro e vamos até lá. Abraços!