19 de fevereiro de 2015

Leonel Sonsin e Luís Gonzaga, anos 1990

Show essa foto que mostra dois pioneiros mourãoenses: Leonel Sonsin e Luís Gonzaga Oliveira. Deve ser da época de quando os filhos Greice e Gonzaguinha eram casados.

Leonel Sonsin e Luís Gonzaga Oliveira - Campo Mourão/PR 
Seu Leonel, falecido em 1993, chegou em Campo Mourão em 1954, onde instalou e gerenciou a Lojas Pernambucanas (ele também foi o responsável pela instalação das Pernambucanas em Peabiru, Engenheiro Beltrão, Araruna e Goioerê). Foi proprietário de uma das primeiras lojas na recém inaugurada rodoviária de Campo Mourão, em 1968, onde atualmente é a Biblioteca Municipal, na Praça Getúlio Vargas. Casado com dona Videte Teixeira, tiveram cinco filhos. 

Seu Luís, pai de um monte de 'luizes' -- seis, na verdade -- e três filhas, trabalhou por anos na extinta Comasa (Comercial de Máquinas Salvadori), onde foi colega de meu falecido tio Sebastião. Ele também foi diretor da Cohapar em Campo Mourão. 

Lembro sempre dele por dois motivos principais: 

> No meu primeiro dia de trabalho, como vendedor na Casa Tapi, aliás o meu primeiro emprego, isso lá em 1974, 75, ele chega na hora do almoço, quando só eu estou na loja, e compra um bola para presentear alguém e pede para caprichar no pacote. Primeiro dia, primeiro emprego, primeiro pacote, não preciso dizer que acabou foi ele mesmo embrulhando a redonda. Rindo do que? Alguém aí já tentou embrulhar uma bola?

>> Visionário como só ele, tentou implantar a cultura da mamona na região. Estava prevendo a chegada dos combustíveis do futuro. Atualmente, os benefícios do óleo de mamona incluem tratamentos que vão da prisão de ventre, passando pelo combate à queda de cabelos e contra a acne. O óleo de rícino é extraído da mamona. 

Seu Luís faleceu em 1998. 

Nenhum comentário: