5 de janeiro de 2015

Conheça Ifrane, a pequena “Suíça” da África


Ifrane é uma cidadezinha famosa por seus resorts de ski no Marrocos, na África. Com estilo europeu e semelhança com o paraíso turístico dos alpes, a região foi desenvolvida pelos franceses em 1930 e é carinhosamente conhecida como a “Pequena Suíça da África”.


A cidade está localizada a uma altitude de 1.664 metros acima do nível do mar na região do Médio Atlas. Suas casas de telhados vermelhos, canteiros floridos, parques cravejados de lagos e invernos nevados apresentam um enorme contraste com as ruas estreitas e labirínticas e os edifícios velhos cor de terra do Marrocos.


É surpreendente que essa vegetação luxuriante de cedro, florestas de carvalho e pastagens exista em meio ao clima quente e seco da região.


A história de Ifrane começou cerca de 500 aC, quando ela era a capital de um antigo Reino Judaico. Era então chamada de “Oufrane”, palavra que vem da língua berbere e significa “cavernas”. Acredita-se que os judeus que fugiram do rei Nabucodonosor encontraram refúgio lá e, séculos mais tarde, árabes e romanos chegaram ao local também. Logo, Ifrane tornou-se uma importante parada para as caravanas que vinham do deserto do Saara transportando mercadorias como âmbar, penas de avestruz e outras riquezas.


Durante a era do protetorado francês no Marrocos, Ifrane serviu como uma cidade administrativa para o governo europeu. Os franceses foram atraídos para Ifrane pelo seu clima fresco durante o verão. Eles converteram a cidade em um assentamento ideal para famílias expatriadas, e ela foi projetada para fazer seus habitantes estrangeiros se sentirem em casa. Assim, o estilo arquitetônico e até mesmo as árvores, plantas e flores foram importados da Europa.


Quando Marrocos ganhou sua independência, os locais mudaram-se para Ifrane, infundindo-a com um pouco de sua própria cultura. Eles ampliaram a cidade, construíram uma mesquita, um mercado público, entre outas coisas.


Além disso, a prestigiada Universidade Al Akhawayn foi fundada em Ifrane em meados da década de 1990. Muitas das casas de moradia antigas foram demolidas e substituídas por condomínios. Ainda assim, há uma abundância de telhados vermelhos pontilhando a paisagem da cidade.


Ifrane é facilmente acessível por estrada, tornando-se um destino turístico popular entre os habitantes locais e turistas internacionais. Sendo uma das cidades mais seguras e limpas do Marrocos, serve como o destino ideal de férias para os ricos das cidades de Fez, Meknes, Marrakech e outras que vão lá para esquiar. [Revoada]

Nenhum comentário: