7 de julho de 2014

Associação Tagliari em Ivaiporã - anos 1970

Nelson Bueno do Prado, o Ticão, esteve recentemente na sua Ivaiporã (a 132 km de Campo Mourão) e um de seus manos, ou seria cunhado?, lhe deu a foto abaixo, de um amistoso entre a Associação Tagliari e uma equipe local. 

De meados dos anos 1970 - época em que o campeoníssimo time mourãoense era presença certa em jogos amistosos e comemorativos por todo o Paraná. Todos queriam ver os craques do time da família Tagliari em ação - foto mostra o ivaiporaense Ubiranei Gudeiky, craque do futsal paranaense, ainda muito novinho entre o Carlão Tagliari e o Custódio. Se jogasse atualmente, em que a modalidade se tornou profissional, Bira ia ganhar muito dinheiro com certeza. Isso sem falar dos mourãoenses.  

Custódio, outro craque do nosso futsal, mas que sempre jogou por Maringá, deve ter sido o convidado de honra para essa partida. Nessa época ele ainda não tinha vindo trabalhar em Campo Mourão -- atuou anos por aqui como gerente da Pneumar --. 

Itamar, Louri, Carlão, James e Beline era uma das formações mais clássicas da Associação Tagliari. Quantas vezes vibrei com eles em quadra. Bons tempos! Clique na imagem para ampliar.  

Associação Tagliari em Ivaiporã - anos 1970
(da esq. para a direita): Itamar Tagliari, Louri da Silva, Carlão Tagliari, Custódio, James Klank e Beline
(só identifiquei os mourãoenses)

Vinícius de Moraes e Toquinho - "Berimbau"

"Se não tivesse o amor
Se não tivesse essa dor
E se não tivesse o sofrer
E se não tivesse o chorar
Melhor era tudo se acabar" 



Vinícius de Moraes
Vinícius de Moraes, nascido Marcus Vinicius de Moraes (Rio de Janeiro, 19/10/1913 — Rio de Janeiro, 9/07/1980) foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro.
Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.

Toquinho
Toquinho, nome artístico de Antonio Pecci Filho, (São Paulo, 6/07/1946) é um cantor, compositor e violonista brasileiro.
Em 1970, compôs, com Jorge Ben , seu primeiro grande sucesso, Que Maravilha. Ainda nesse ano, Vinicius de Moraes o convidou para participar de espetáculos em Buenos Aires, formando uma sólida parceria que iria durar onze anos, 120 canções, 25 discos e mais de mil espetáculos. Entre as composições da parceria destacam-se: O Bem-amado, Como dizia o poeta, Carta ao Tom 74, entre outras.

Separados no Nascimento: Moacir "Mandrake" e o técnico da Colômbia

Assistia ao jogo do Brasil nesta sexta-feira e ficava com a impressão que o técnico argentino da Seleção Colombiana, José Pekerman, se parecia com alguém que eu conhecia. Pois no dia seguinte passei pelo Moacir Tadeu Coelho, o proprietário do Restaurante Mandrake, e saiu esse 'separados'.

Moacir "Mandrake" Tadeu Coelho e José Pekerman

Antes que um tal de Flávio, um chato de galocha, me escreva enchendo o saco, isto é apenas uma brincadeira e às vezes se parecem apenas pelo cabelo branco ou pelo maneira de andar. Entendeu? é uma brincadeira apenas.    

13 coisas que você não sabia sobre o Facebook


Que o Facebook é a rede social mais popular do mundo, com 1,3 bilhão de usuários, você já sabe. Que seu dono é o jovem bilionário Mark Zuckerberg, também. Mas há pelo menos outras 13 informações sobre o site que você talvez desconheça. Listamos abaixo algumas curiosidades, reproduzidas do Buzzfeed.

1. Al Pacino foi o primeiro rosto no Facebook
Até 2007, o rosto que ficava no cabeçalho do Facebook era  um retrato de Al Pacino jovem. O logo foi criado por Andrew McCollum, colega de sala de Zuckerberg, mas a razão para uma escolha tão específica não foi divulgada.

2. Todos os dias são feitas cerca de 600.000 tentativas de invasão de contas na rede social
As tentativas bem-sucedidas costumam usar a lista de contatos do usuário para enviar spams à lista de amigos com links falsos. Em outros casos, são apenas amigos que querem fazer brincadeiras mesmo.

3. 64% dos usuários que criaram um perfil visitam o site diariamente
As informações são de um estudo do Pew Research Center.

4.  O Facebook é apontado como motivo de 1 em cada 3 divórcios britânicos
De acordo uma pesquisa realizada no Reino Unido, a rede social foi mencionada em um terço dos pedidos de divórcio realizados no ano passado.  O motivo? É mais fácil encontrar ex-namorados e conhecer novas pessoas sem dar bandeira. Ou quase isso.

5. Por mês, mais de 1 bilhão de pessoas acessam o Facebook em dispositivos móveis.  Isso corresponde a 1/7 da população da Terra.
O Facebook tem mais usuários mensais (1,28 bilhões) do que a populacao da Índia (1,24 bilhões).

6.  Pessoas já foram assassinadas por desfazerem amizades na rede social
Em 2012, um homem no estado do Tenessee, nos EUA, matou a tiros um casal que resolveu não ser mais amigo de sua filha de 30 anos.

7.  Mesmo depois de deslogar, a rede social continua rastreando os sites que você visita
Esse ano, o site revelou que vai monitorar as páginas visitadas por seus usuários através do botão "Curtir".

8. Pagando US$ 0,29 , mensagens enviadas a pessoas desconhecidas aparecerão na caixa de entrada, e não na pasta “Outros”, que nunca é visualizada.

9. O Facebook é azul porque Mark Zuckerberg sofre de daltonismo.
Em uma entrevista em 2010, o fundador do site afirmou confunde as cores vermelha e verde. O azul, no entanto, é uma cor que ele consegue distinguir facilmente.

10. Entre 2060 e 2130, o Facebook terá mais perfis de pessoas mortas do que vivas
Uma pesquisa realizada pelo site What if? levou em conta a idade média de usuários da rede e concluiu que os jovens são maioria. Mas essa população vai envelhecer. 

11. Digitando o número 4 depois da url principal do site, você será direcionado automaticamente para o perfil de Zuck.
Os finais 5 e 6 direcionam para Chris Huges e Dustin Moskovitz, cofundadores da página e colegas de faculdade de Mark. Digitando 7 no endereço, o perfil de Arie Hasit, outro amigo de Zuck da época de faculdade, é exibido.

12. Um adulto usuário médio da rede possui 338 amigos

13. O significado de “Poke” nunca foi definido
Em uma entrevista, Zuckerberg declarou que nem ele sabe o propósito do recurso. "Nós pensamos que seria divertido fazer um recurso que não tem nenhum propósito específico". [Olhar Digital]

Alimentos que você pode replantar até em vasos

Alguns alimentos que você compra com raiz como cebolinha e alho-poró, e outros que são as próprias raízes, como a cenoura, podem ser replantados e render novos legumes e verduras. Replantadas em vasos, floreiras ou mesmo em pequenas hortas no quintal de casa, essas plantinhas são uma boa opção para quem faz questão de ter produtos fresquinhos sempre à mão. Além disso, a iniciativa permite economizar algum dinheiro. O site SOS Solteiros fez uma seleção desses alimentos. Confira quais são e como replantá-los: 

Cebolinha
Quando usar a cebolinha, separe toda a parte branca e mais um pedacinho da parte verde. Coloque dentro de um copo com água, cobrindo a parte branda (cerca de 2,5 cm). Deixe em um local ensolarado e, dentro de poucos dias, cebolinhas novas irão brotar. Para ajudar, troque a água todos os dias. Quem tiver um pouquinho de terra pode plantá-las

Alho
O alho não precisa ser replantado, basta reaproveitar as folhas do bulbo. Coloque os dentes em uma vasilha de vidro com água e, em alguns dias, alguns brotos crescerão. A dica é usar apenas as extremidades, que são mais saborosas. Quem quiser também pode replantar o alho, mas isso dá um pouco mais de trabalho. 

Manjericão
Separe mais ou menos três pares de hastes, corte-as e as deixe com uns 10 ou 15 cm. Escolha as mais bonitas e retire as folhas da parte de baixo, deixando apenas algumas na parte superior. Coloque em um copo de vidro com água até a metade e deixe em um lugar ensolarado, trocando a água de dois em dois dias. Depois, quando as raízes estiverem com o tamanho de 2 cm, replante em um vaso médio ou floreira, pois o manjericão precisa de espaço e de sol. 

Cenoura
Assim como o alho, as folhas podem ser reaproveitadas. Também não precisa plantar, basta usar a cabeça da cenoura que todos jogam fora. Assim como na imagem, o ideal é colocar várias numa vasilha com água pela metade. Em aproximadamente 15 dias, novas cenouras começam a brotar. 

Hortelã
Funciona da mesma forma que o manjericão. Depois precisa ser plantada também em um vaso maior e com furos nu fundo, pois necessita de solo drenado e de muita água. Em nenhum momento a terra poderá ficar seca. Então cuidado com o sol da tarde. 

Alecrim
Faça o mesmo processo inicial do manjericão e da hortelã. Depois plante os galhinhos em um vaso com furos para drenar a água, numa mistura de 2/3 de areia grossa e 1/3 de terra musgo. Pela composição da terra, já se percebe que ele não curte muita água, então não regue demais, mantenha-o num local ensolarado. Vá cortando os galhinhos quando precisar, depois replante de novo. Essa técnica pode ser usada com outros temperos, como o coentro. 

Alface Romana
Poderá partir também para o cultivo hidropônico. Basta pegar a cabeça da alface, aquela que ia jogar fora, e colocar numa vasilha com água, troque sempre que necessário. Não terá aquele alfação, mas será o seu alfacinho! 

Aipo (Salsão)
Muito usado hoje nas sopas de regime, então melhor replantar para não ficar gastando dinheiro. É só cortar lá no talo, uns 5 cm, e deixar numa vasilha como um pires mais fundo com água, trocando sempre (ou use um copo cheio de água). Umedeça também a parte de cima da planta para não ressecar. Deixe num local ensolarado. Vai ver que folhinhas amarelinhas brotarão no centro, depois ficarão verdes. Após 5 a 7 dias de completo brotamento das folhas, passe para um vaso com uma boa mistura de terra e furos para drenar a água e em breve terá talos de salsão para seus pratos e sopas. 

Acelga
Da mesma forma que o aipo, reutilizar a parte inferior (raiz), "inútil", da verdura. Tudo muito fácil.

Alho-poró
Da família da cebolinha, o alho-poró também brota fácil na água. Corte o talo com a parte da raiz, uns 5 cm, e coloque num recipiente não muito fundo ou apoie com dois palitos, um de cada lado, com água até o começo da raiz e vá cuidando para que não evapore e seque. Se for época de temperatura baixa, poderá manter na água mesmo, mas se for verão, replante num vaso com terra preparada, após criar as raízes. E as folhinhas brotarão. 

Erva-cidreira
Não é preciso ter aquela moita enorme. Consiga cinco ou seis talos, deixe na água até criar as raízes e passe para o vazo com a terra já preparada. Ela suporta bem o sol, deve ser regada normalmente, assim terá sua erva-cidreira para aquele chá quando estiver sem sono. [Bonde


4 de julho de 2014

A coluna do Getulinho e o diagnóstico certeiro dos amigos

Depois de uma cirurgia, o Getulinho Ferrari volta a ter problemas com sua coluna cervical e anda por ai com um desses colares para tentar evitar novo procedimento médico mais radical.

Ao ver a foto abaixo em meu celular, enviada pelo avô do Thomas, amigos descobriram a causa das dores e apresentaram um diagnóstico imediato, mesmo sem nenhum deles terem cursado qualquer curso superior: 

"O problema está no tamanho da cabeça, não existe coluna capaz de suportar tanto peso. A solução é procurar aquela tribo que encolhe cabeças, nada de médicos!". 


The Band - "The Weight"


The Band foi um conjunto de rock ativo de 1967 a 1976 e de 1983 a 1999. O grupo original era formado por quatro canadenses, Robbie Robertson (guitarra, piano, vocais), Richard Manuel (piano, gaita, bateria, saxofone, órgão, vocais), Garth Hudson (órgão, piano, clavinete, acordeão, sintetizador, saxofone) e Rick Danko (baixo, violino, trombone, vocais)—e um estadunidense, Levon Helm (bateria, bandolim, guitarra, baixo, vocais).

Embora mais populares entre jornalistas e músicos do que entre o público em geral, o The Band permaneceu como um dos grupos mais admirados e influentes de sua época. Eles foram incluídos no Hall da Fama da Música Canadense em 1989 e no Hall da Fama do Rock and Roll em 1994. Em 2004, a revista Rolling Stone listou-os na 50ª posição entre os "100 Maiores Artistas de Todos os Tempos", e em 2008 o grupo foi premiado com um Grammy pelo conjunto da obra.

O vídeo mostra apresentação do The Band no Festival de Woodstock, cortada do filme oficial por problemas legais (!?). 

Casablanca Videolocadora: lançamentos da semana e os mais locados de junho/2014



O GUARDIÃO DE LINCOLN








Mais Locados de junho/2014

01- 12 Anos de Escravidão ... drama 
02- 47 Ronins ... ação
03- Frozen ... animação
04- Operação Sombra ... ação
05- Clube de Compras Dallas ... drama
06- Robocop ... ação
07- Ela ... drama/romance
08- A Menina Que Roubava Livros ... drama
09- O Hobbit - A Desolação de Smaug ... aventura
10- Caçadores de Obras Primas ... guerra/aventura


Galo novo do terreiro dos Trinta

O ditador presidente Adionir Ramos, primeiro e único, prepara seu sucessor, e não é o José Tomadon, o vice-rei... é essa figura aí na foto abaixo. O 'cara' é o verdadeiro dono do pedaço, come de tudo. De pipoca com muita pimenta a pepino azedo ele não recusa nada. E nos domingos não pode faltar um risoles de carne. 

Até cerveja na exclusiva taça do presidente ele já bebeu... Tomadon fica 'p' da cara e anda até pensando numa maneira de mandar o galináceo para panela. Está fazendo uma vaquinha para comprar os botijões de gás de cozinha que serão necessários para o 'golpe civil'.  

Na foto, o herdeiro presidencial se abrigava de uma tempestade que caia sobre a cidade dia desses e ali recebeu todos os mimos do Adio.   


Chineses criam o abridor de garrafas Suárez

A mordida que Luisito Suárez deu no italiano Giorgio Chiellini foi o golpe de misericórdia para retirar do Mundial a fraca seleção uruguaia. Mas os cisplatinos continuam amando Suárez com todo o ufanismo que a natureza lhes deu. Máscaras do ídolo esgotaram em Montevidéu. Consumidores vorazes fizeram dentes de vampiro desaparecerem das prateleiras das lojas. Agora, uma empresa chinesa fez o que parece ser um objeto perfeito para aproveitar o talento devorador do craque. À venda em um site de produtos exóticos, um abridor usa a "boca" de Suárez para abrir garrafas. Com padrão Fifa. [Page Not Found]


3 de julho de 2014

Mais mourãoenses na Copa do Mundo: Limão, Tadeuzinho e Tino na Arena da Baixada

Silvestre 'Tino' Staniszewski, José Tadeu 'Tadeuzinho' Nunes Filho e Henrique 'Limão' Menin - Arena da Baixada - Curitiba/PR - junho 2014  
O Coxa-branca Tino Staniszewski virou a casaca e se juntou aos atleticanos Tadeuzinho Nunes e Henrique Menin, o Limão, para assistir um jogo da Copa do Mundo na Arena da Baixada. 

Não apenas assistiram o confronto entre Rússia e Argélia, como aproveitaram e entraram no gramado e simularam uma cobrança de pênalti -- o vídeo começa torto e termina pior ainda, mas dá pra ver os mourãoenses matando a vontade de ser craque por um dia. Fiquei com a impressão que o Tino errou, mas o Limão, que parece ter ido na festa do caqui marrento, narrou gol, então: mais um gol coxa-branca na Arena.


Limão, filho do falecido engenheiro civil Irineu Menin, é aquele ouviu de um borracheiro na beira de uma rodovia: "Doutô, não sou mais pobre por que não quero, condições tenho bastante"

Los Hermanos - "Sétimo andar"


Fiz aquele anúncio e ninguém viu
Pus em quase todo lugar
A foto mais bonita que eu fiz:
Você olhando pra mim
Alto aqui do sétimo andar
Longe eu via você
E a luz desperdiçada de manhã
Num copo de café.

Deus sabe o que quis foi te proteger
Do perigo maior que é você
E eu sei que parece o que não se diz
No seu caso é o tempo passar...
Quem fala é o doutor.

Parece que foi ontem eu fiz
Aquele chá de habú
Pra te curar da tosse e do chulé,
Pra te botar de pé.
E foi difícil ter de te levar aquele lugar
Como é que hoje se diz...?
Você não quis ficar.

Os poucos que viram você aqui
Me disseram que mal você não faz...
E se eu numa esquina qualquer te vir
Será que você vai fugir?
Se você for eu vou correr
Se for eu vou...

Fernandinha e a Costa do Marfim

Ana Letícia e Fernanda, Dona Odethe Schen e Sarah ao fundo - Curitiba/PR 
Conversa entre minha neta Fernanda, esse tesouro ai acima fantasiada de girafa junto da prima Ana Letícia, e a mãe dela Sarah, de vermelho ao fundo, outro tesouro meu.

- Quem vai jogar agora, mãe?

- Costa do Marfim e Colômbia... 

- Ué! e qual é o marfim para eu ver as costas dele!!!???

Gilbert Legrand transforma objetos do dia-a-dia em personagens divertidos


As criações do artista francês Gilbert Legrand são adoráveis, ele gosta de pegar objetos e ferramentas e transformá-los, com um pouco de tinta e muita criatividade, em personagens muito interessantes. Confira:


Visite o site oficial de Gilbert Legrand















TV ostentação: confira a lista de aparelhos que você não pode comprar

Seja pelo tamanho, pela qualidade da imagem ou decoração com peças de luxo, há algumas TVs no mercado que não são para qualquer bolso. Há opções de telas gigantes, enfeitadas com diamantes, banhadas a ouro, entre outras ostenações. O TechTudo fez uma lista com algumas das TVs mais caras do mundo. Confira:

Titan Zeus
Aparelho possui 370 polegadas e custa R$ 3,5 milhões (Foto: Divulgação/Titan Screens)
Tamanho: 370 polegadas. Essa é a dimensão da Titan Zeus, fabricada pela companhia americana Titan Screens. Com resolução de 4K (Ultra HD), a TV pode ser usada tanto em ambiente interno como externo.
Essa superTV sai pela bagatela de US$ 1,6 milhão (cerca de R$ 3,5 milhões). Por enquanto se tem notícia de que a Titan Zeus teve apenas um comprador, que não quis ter a identidade revelada. Mas ela já foi vista em alguns eventos promocionais do Xbox One e no Festival de Cinema de Cannes, na França.

Panasonic TH-152UX1
Modelo da Panasonic tem 152 polegadas (Foto: Divulgação/Panasonic)
Outra gigante que custa caro existente no mercado é a TH-152UX1, da Panasonic. O aparelho de tela de plasma, no entanto, não chega a metade do tamanho da Titan Zeus, apresentando 152 polegadas. O televisor conta também com resolução 4K e tem a capacidade de transmitir imagens em 3D. 
Voltado para o mercado profissional - ou para quem deseja um verdadeiro cinema em casa e tem muito dinheiro no bolso -, o aparelho é vendido por US$ 500 mil, aproximadamente R$ 1,1 milhão.

C’Seed 201
Aparelho para ser instalado no quintal tem 201 polegadas (Foto: Divulgação/C'Seed)
Quem nunca imaginou ter um cinema drive-in no quintal de casa? Por US$ 688 mil (cerca de R$ 1,5 milhão) é possível comprar este modelo de 201 polegadas da C’Seed. O aparelho possui resolução Full HD em uma tela de LED Retina SMD, mais de 700 mil pontos de LED e 281 trilhões de cores. 
A empresa garante qualidade de imagem impecável mesmo sob luz direta do sol. O som também não deixa a desejar: são três saídas com 700W de potência. Quando não estiver em uso, é só desligar e deixar que o sistema automático guarde a TV sob a terra. Prático, não?

Yalos Diamond TV
Aparelho da Yalos é cravejado com diamantes (Foto: Divugalação/Yalos)
Uma joia ou uma TV? Por que não os dois? Lançada em 2006, a Yalos Diamond TV, fabricada pela italiana Keymat, foi considerada, na época, a TV mais cara do mundo. Ela conta com 106 diamantes cravejados e revestimento de ouro branco que juntos totalizam quase 20 quilates de puro luxo. 
Por ser de 2006, o aparelho não apresenta grandes inovações tecnológicas. A Yalos Diamond TV tem 40 polegadas e resolução 1080i e 720p HD e custa US$ 130 mil – cerca de R$ 285 mil.

PrestigeHD Supreme Rose
TV tem diamantes e ouro rosa (Foto: Divulgação/Stuart Hughes)
Não é apenas o nome que é imponente. Desenvolvida pelo designer inglês Stuart Hughes, especialista em criar gadgets de luxo como videogames e iPhones fundidos em ouro, a PrestigeHD Supreme Rose tem nada menos que 72 diamantes, 28 quilos de ouro rosa de 18 quilates e uma tela de 55 polegadas com resolução 720p. 
O modelo custa R$ 4 milhões, mas para quem quer economizar, o designer vende um mais em conta, que sai por "apenas" R$ 3,2 milhões, com 48 diamantes.

LG 105UC9
Modelo da LG tem tela curva de 105 polegadas (Foto: Divulgação/LG)
Destaque na CES de 2014, a TV gigante da LG tem 105 polegadas em uma tela curva OLED com capacidade de reproduzir imagens em 4K. Ao todo são 11 milhões de pixels e um aspect ratio de 21:9, mesma forma usada nos principais filmes de Holywood. 
A TV possui ainda HDMI 2.0 – que reproduz conteúdo em 60 frames por segundo – e foi um dos primeiros aparelhos da empresa a receber o sistema WebOS. Mas toda essa tecnologia tem um preço. E alto. A LG 105UC9 custa US$ 69.999 – cerca de R$ 153 mil. 

Samsung UN85S9
Aparelho da Samsung custa cerca de R$ 153 mil (Foto: Divulgação/Samsung)
A Samsung também tem um modelo para quem quer ostentar. Pela bagatela de US$ 40 mil (cerca de R$ 87 mil), é possível adquirir uma UN85S9, modelo de 85 polegadas que tem tudo o que há de mais moderno. 
Resolução 4K, 3D, DLNA, controle de voz, processador quad-core de 1.35GHz e a nova versão do Smart Hub, software da marca. O modelo já está à venda no Brasil e parece que está fazendo sucesso. Em uma busca rápida nos sites das principais lojas de varejo o aparelho está fora de estoque. Alguém já viu alguma dela por aí? 

LG LM9600
Aparelho está a venda no Brasil por aproximadamente R$ 43 mil (Foto: Divulgação/LG)

Outro aparelho que está a venda por aqui é a LM9600, da sul-coreana LG. Por cerca de R$ 43 mil é possível adquirir o modelo de 84 polegadas com resolução 4K. A TV tem conversão de imagem 2D para 3D, controle de voz e Intel Wi-Fi. [ Tech Tudo ]

2 de julho de 2014

Mourãoense Taísa Dezan Silveira aumentando a audiência da Globo BH

Olha só a linda Taísa, filha da Dayse Dezan e do Marcelo Silveira, aumentando a audiência da Globo de Belo Horizonte. 

Ela e o maridão Walfrido, sofredor torcedor (redundância) do Cruzeiro, acompanharam vários jogos da Copa do Mundo, como dito na reportagem, e só não foram mais para não comprometer a gravidez e deixar a esperada Gabriela ter um pouco de sossego. Pela animação da turma deles, a bisneta da Dona Neile terá uma vida bem agitada. Tomara!!!      

Janis Joplin - "Kozmic Blues"


Janis Lyn Joplin (Port Arthur, 19 de Janeiro de 1943 — Los Angeles, 4 de Outubro de 1970) foi uma cantora e compositora norte-americana. Considerada a "Rainha do Rock and Roll", "a maior cantora de rock dos anos 1960" e "a maior cantora de blues e soul da sua geração", ela alcançou proeminência no fim dos anos 1960 como vocalista da Big Brother and the Holding Company e, posteriormente, como artista solo, acompanhada de suas bandas de suporte: a Kozmic Blues e a Full Tilt Boogie.

Pesquisa aponta que metade dos universitários nunca pensou nas consequências do álcool

Estudo mostra que, ao estabelecerem contratos com as cervejeiras, as “atléticas” oferecem um mercado promissor em troca de privilégios e aporte financeiro

Metade dos jovens universitários consumidores de álcool nunca pensou nas consequências da bebida consumida em excesso. O dado faz parte de pesquisa sobre a relação entre cervejeiras e atléticas, realizado por uma equipe de psicobiólogos da Unifesp, com apoio da Fapesp.

A venda de bebidas alcoólicas durante a Copa do Mundo
 foi um dos temas discutidos no seminário.
Os dados foram revelados hoje, 16, durante o “Seminário Internacional Álcool & Violência: a influência da indústria do álcool”. O evento, organizado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), reuniu alguns dos maiores especialistas mundiais em políticas públicas sobre o álcool. Como a GAPA – Global Alcohol Policy Alliance.

Open bar

Segundo a pesquisa, apenas em 2012, cerca de três milhões de latinhas foram consumidas por 754 mil jovens em “megaeventos” (jogos universitários), festas e celebrações em geral. A relação se dá por contratos anuais estabelecidos entre fábricas e atléticas. Grande parte (86%) das agremiações tem apoio para realização de eventos e mais da metade (63%) recebem, além disso, aporte financeiro de cervejeiras.

“É um mercado perfeito para as cervejeiras, que encontram exclusividade, promoção e fidelização de um mercado em formação dentro das instituições”, explica a professora doutora Ilana Pinsky, coordenadora da pesquisa. “Em troca, as atléticas ganham cerveja mais barata, infraestrutura em eventos e dinheiro, se superarem as metas de venda dos contratos”.

As associações atléticas acadêmicas, conhecidas apenas como “atléticas” são as agremiações de alunos que atuam dentro das instituições de ensino superior como organizadoras de eventos esportivos e de “integração”, como festas e happy hours.

A pesquisa ouviu, entre agosto de 2013 e maio deste ano, 58 das 60 atléticas da região metropolitana de São Paulo. Estes dados fazem parte de resultados preliminares e o panorama completo deve ser divulgado no final deste ano.

“Cerveja também é álcool”

Além da pesquisa sobre cerveja nas universidades, também foram apresentados dados do LENAD (box ao lado), informações sobre programas voltados à redução do consumo de álcool durante a Copa do Mundo e projetos de regulamentação de mercado e ajuda a dependentes via redes sociais.

“ A indústria do álcool não tem limites na forma e na intensidade como chega a jovens e adolescentes, de forma bastante similar à indústria do tabaco nos anos 1960”, disse o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e presidente da SPDM, que coordenou o evento. “É preciso conscientizar a sociedade sobre os problemas do álcool e principalmente sobre o fato de cerveja ser álcool, pois, de acordo com a publicidade, não parece.” [Catraca Livre]