7 de março de 2014

Basquete: Seleção de Campo Mourão nos Jogos Colegiais do Paraná/1979

Com o Campo Mourão Basquete prestes a estrear na Liga Nacional de Basquete (LNB), também denominada como Liga Ouro, campeonato que dá ao campeão o direito de participar da Novo Basquete Brasil (NBB), ou seja, uma espécie de divisão de acesso da modalidade, posto uma foto de alguns pioneiros do bola ao cesto mourãoense. 

Foto de 1979 mostra a seleção de Campo Mourão que participou dos Jogos Colegiais do Paraná, em Umuarama. Ricardo Alípio Costa, o Bruca, já então atleta da equipe adulta de nossa cidade, conta que era auxiliar técnico do professor Villa. Bruca me ajudou a identificar os jogadores (só discordamos em relação ao número 11, que insisto em afirmar que era o Alceu e ele diz que outro Sartor. Vou ''consultar os universitários''). Clique na imagem para ampliar

em pé (da esq. para a direita): Jorginho (in memorian), Sartor, Renan Salvadori, Carlos "Rosa" Gomes de Oliveira, Ivan "Benzina" Bonfim e professor Sidemar Roberto Vila
agachados: Valdir "Zé Largo" Barbosa, Carlinhos, Maurício Costa, Zulu e Sandro
TTV Carajás mostrará jogos do CM Basquete na Liga Nacional de Basquete

A TTV Carajás de Campo Mourão vai mostrar os dois jogos de estreia do Campo Mourão Basquete na Liga Nacional de Basquete (LNB), que acontece na semana que vem em Rio Claro, no estado de São Paulo. O time mourãoense jogará duas vezes em Rio Claro, na terça e na quarta-feira, dias 11 e 12/03, e a TTV Carajás mostrará as partidas na quinta e na sexta-feira, dias 13 e 14, sempre às 21h. 

Está confirmado também a transmissão ao vivo, inclusive pela internet (http://www.tvcarajas.com.br/ ), dos jogos que o Campo Mourão fará em casa, no ginasinho JK.


U2 - ''New Year's Day''



U2 é uma banda de rock irlandesa formada no ano de 1976. O grupo é composto por Bono (vocal e guitarra), The Edge (guitarra, teclado e backing vocal), Adam Clayton (baixo) e Larry Mullen Jr. (bateria e percussão). O som do U2, inicialmente enraizado no pós-punk, eventualmente cresceu para incorporar influências de muitos gêneros da música popular. Ao longo das mudanças do grupo, eles sempre têm mantido um som construído sobre instrumentos melódicos, com destaque para as texturas e acordes do guitarrista de The Edge e dos vocais expressivos de Bono. Suas letras, muitas vezes embelezadas com imagens espirituais, têm foco em temas pessoais e preocupações sócio-políticas.

Casablanca Videolocadora: lançamentos da semana















Pai do vento

Um certo casal era louco para ter um filho, mas tentavam e tentavam e nunca conseguiam.

Até que um dia a moça engravidou, mas, quando deu à luz, só saiu vento. Aí o marido passou a ser chamado de “Pai do Vento”.

O tempo passou, o apelido pegou e o marido passou a ser alvo de gozação em toda a cidade. “Pai do Vento” pra cá, “Pai do Vento” pra lá. Um dia, ao ser abordado por um sujeito de bicicleta, o marido perdeu a paciência e deu um tiro nele.

No seu julgamento, o juiz pergunta:

— Quem atirou no rapaz?

— Fui eu.

— Mas por quê? Ele chamou o senhor de “Pai do Vento”?

— Me chamar de “Pai do Vento”, tudo bem, o problema é que ele pediu meu bilau pra encher o pneu da bicicleta.

'Nerd' usa email de despedida de empresa para confessar amor

Gerry - Reprodução/LinkedIn
Gerry Fortuna costuma dizer que é um "nerd". E tímido. Só que o especialista em tecnologia da informação decidiu ousar no seu email de despedida da Channel Nine, emissora de TV da Austrália na qual trabalhava. Em vez de ficar apenas com os tradicionais agradecimentos e palavras açucaradas e emocionais, Gerry aproveitou a oportunidade para revelar um segredo: ele ama Mia, que trabalha do departamento financeiro. 

"Eu nunca tive coragem de dizer a alguém do trabalho o que vou dizer. Não seria profissional. Mas agora que estou saindo, não tem problema. Isto pode surpreendê-los ou não(...) Eu até acredito que vocês sequer conheçam a Mia. Eu a acho fofa de uma forma bonita. Meninas, não fiquem ciumentas, acho vocês todas bonitas(...)", escreveu ele, de acordo com reportagem do "Daily Mail".

Depois, o "nerd" felicita os que encontraram a sua alma-gêmea e termina: 

"Aqueles que, como nós, não têm um parceiro um dia vão achar alguém que terá a sorte de nos ter".

O amor de Gerry, entretanto, esbarra em um obstáculo: Mia tem namorado. Nas redes sociais, internautas pedem que a ex-colega de trabalho dê uma chance ao romântico "nerd".

Mia (a loura ao centro) - Reprodução/Facebook
"Eu não quero me meter entre ela e o namorado dela. Desejo que eles fiquem bem", postou Gerry no Twitter em resposta a uma internauta. 

Gerry deixou a TV, depois de quase seis anos, para encarar os tais "novos desafios" em outra empresa. (Do: Page Not Found)

6 de março de 2014

Na Chapada dos Guimarães, Lídia e Valdir matam a saudade do filhão

Lídia Bottega, André e Valdir Alves

Foto mostra os professores Lídia e Valdir Alves curtindo as maravilhas da Chapada dos Guimarães (MT) e, principalmente, matando a saudades do filhão, André.

Recém formado, André passa por um estágio numa multinacional do ramo de produtos agropecuários na cidade de Primavera do Leste. 

Valdir, vice-diretor da Unespar/Fecilcam, vai se ver dividido em todos os seus momentos de folga: pescar no Paranazão ou visitar 'a cria' no Mato Grosso? Se bem que lá por cima tem muito mais peixe do que por aqui! 

Slash - "The Godfather Theme"



Saul Hudson (Londres, 23/07/1965), conhecido pelo seu nome artístico Slash, é um guitarrista britânico-americano mundialmente famoso como membro original da banda de hard rock Guns N' Roses, com quem alcançou sucesso mundial no final da década de 1980 e início dos anos 90. Em sua carreira posterior, Slash integrou algumas outras bandas de diversos estilos, bem sucedidas em sua maioria, e em 2010 iniciou uma carreira solo lançando dois discos e estando atualmente em sua segunda turnê mundial.

Dicas valiosas de um cardiologista

Ivan Bonfim enviou, direto de Curitiba, um e-mail com dicas valiosas do cardiologista Cláudio Domênico. Leia, reflita e mude logo de comportamento. A vida é bela e merece ser curtida cada segundo. 

Por Cláudio Domênico.

Quando publiquei estes conselhos em meu site, recebi uma enxurrada de e-mails, até mesmo do exterior, dizendo que isto lhes serviu de alerta.

São eles:

1. Não cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são prioritárias.

2. Não trabalhe aos sábados o dia inteiro e, de maneira nenhuma trabalhe aos domingos.

3. Não permaneça no escritório à noite e não leve trabalho para casa e/ou trabalhe até tarde.

4. Ao invés de dizer "sim" a tudo que lhe solicitarem, aprenda a dizer "não".

5. Não procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e nem aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.

6. Se dê ao luxo de um café da manhã ou de uma refeição tranquila. Não aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes.

7. Pratique esportes. Faça ginástica, natação, caminhe, pesque, jogue bola ou tênis.

8. Tire férias sempre que puder, você precisa disso. Lembre-se que você não é de ferro.

9. Não centralize todo o trabalho em você, não é preciso controlar e examinar tudo para ver se está dando certo... Aprenda a delegar.

10. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, não tome logo remédios, estimulantes, energéticos e antiácidos. Procure um médico.

11. Não tome calmantes e sedativos de todos os tipos para dormir. Apesar deles agirem rápido e serem baratos, o uso contínuo faz mal à saúde.

12. E por último, o mais importante: permita-se a ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida.

Cuba, o inferno no Paraíso


Por Juremir Machado da Silva. Correio do Povo, Porto Alegre (RS)

Na crônica da semana passada, tentei, pela milésima vez, aderir ao Comunismo.

Usei todos os chavões que conhecia, para justificar o projeto cubano. Não deu certo.

Depois de 11 dias na ilha de Fidel Castro, entreguei, de novo, os pontos.

O problema do socialismo é, sempre, o real.  Está certo que as utopias são virtuais; o lugar, não. Mas, tanto problema com a realidade inviabiliza qualquer adesão.

Volto chocado: Cuba é uma favela no paraíso caribenho.

Não fiquei trancado no mundo cinco estrelas do hotel Habana Libre.  Fui para a rua. Vi, ouvi e me estarreci.

Em 42 anos, Fidel construiu o inferno ao alcance de todos.

Em Cuba, até, os médicos são miseráveis. Ninguém pode queixar-se de discriminação. É, ainda, pior.

Os cubanos gostam de uma fórmula cristalina: ‘Cuba tem 11 milhões de habitantes e 5 milhões de policiais’. Um policial pode ganhar, até, quatro vezes maisdo que um médico, cujo salário anda em torno de 15 dólares, mensais.

José, professor de História e Marcela, sua companheira, moram num cortiço, no Centro de Havana, com mais dez pessoas (em outros, chega a trinta). Não há mais água encanada. Calorosos e necessitados de tudo, querem ser ouvidos.

Hotel Habana Libre
José tem o dom da síntese: ‘Cuba é uma prisão, um cárcere especial. Aqui, já se nasce prisioneiro. E a pena é perpétua.  Não podemos viajar e somos vigiados, em permanência. Tenho uma vida tripla: nas aulas, minto para os alunos. Faço a apologia da revolução. Fora, sei que vivo um pesadelo. Alívio é arranjar dólares com turistas’.

José e Marcela, Ariel e Julia, Paco e Adelaida, entre tantos com quem falamos, pedem tudo: sabão, roupas, livros, dinheiro, papel higiênico, absorventes. Como não podem entrar, sozinhos, nos hotéis de luxo que dominam Havana, quando convidados por turistas, não perdem tempo: enchem os bolsos de envelopes de açúcar.

O sistema de livreta, pelo qual os cubanos recebem do governo uma espécie de cesta básica, garante comida, para uma semana. Depois, cada um que se vire. Carne é um produto impensável.

José e Marcela, ainda assim, quiseram mostrar a casa e servir um almoço de domingo: arroz, feijão e alguns pedaços de fígado de boi. Uma festa.

Culpa do embargo norte-americano?  Resultado da queda do Leste Europeu? José não vacila: ‘Para quem tem dólares, não há embargo. A crise do Leste trouxe um agravamento da situação econômica. Mas, se Cuba é uma ditadura, isso nada tem a ver com o bloqueio’.

Cuba tem quatro classes sociais: os altos funcionários do Estado, confortavelmente instalados em Miramar; os militares e os policiais; os empregados de hotel (que recebem gorjetas em dólar); e o povo.

‘Para ter um emprego num hotel, é preciso ser filho de papai, ser protegido de um grande, ter influência’, explica Ricardo, engenheiro que virou mecânico e gostaria de ser mensageiro nos hotéis luxuosos de redes internacionais.

Certa noite, numa roda de novos amigos, brinco que quando visito um país problemático, o regime cai, logo depois da minha saída. Respondem em uníssono:

'Vamos te expulsar daqui agora mesmo’.

Pergunto: por que não se rebelam, não protestam, não matam Fidel? Explicam que foram educados para o medo, vivem num Estado totalitário, não têm um líder de oposição e não saberiam atacar com pedras, à moda palestina.

Prometem, no embalo das piadas, substituir todas as fotos de Che Guevara espalhadas pela ilha, por uma minha, se eu assassinar Fidel para eles.

Quero explicações, definições, mais luz. Resumem: ‘Cuba é uma ditadura’.  Peço demonstrações. ‘Aqui, não existem eleições. A democracia participativa, direta, popular, é um fachada para a manipulação. Não temos campanhas eleitorais, só temos um partido, um jornal, dois canais de televisão, de propaganda, e, se fizéssemos um discurso, em praça pública para criticar o governo, seríamos presos, na hora’.

Ricardo Alarcón aparece, na televisão, para dizer que o sistema eleitoral de Cuba é o mais democrático do mundo. Os telespectadores riem: ‘É o braço direito da ditadura. O partido indica o candidato a delegado de um distrito; cabe aos moradores do lugar confirmá-lo; a partir daí, o povo não interfere em mais nada. Os delegados confirmam os deputados; estes, o Conselho de Estado; que consagra Fidel’.

Mas, e a educação e a saúde para todos? Ariel explica: ‘Temos alfabetização e profissionalização, para todos; não, educação. Somos formados, para ler a versão oficial; não, para a liberdade. A educação só existe, para a consciência crítica, à qual não temos direito. O sistema de saúde é bom e garante que vivamos mais tempo para a submissão’.

José mostra-me as prostitutas, dá os preços e diz que ninguém as condena: ’Estão ajudando as famílias a sobreviver’.  Por uma de 15 anos, estudante e bonita, 80 dólares.

-Quatro velhas negras olham uma televisão em preto e branco, cuja imagem não se fixa. Tentam ver ‘Força de um Desejo’.

Uma delas justifica: ‘Só temos a macumba (santería) e as novelas, como alento. Fidel já nos tirou tudo. Tomara que nos deixe as novelas brasileiras’.

Antes da partida, José exige que eu me comprometa a ter coragem de, ao chegar ao Brasil, contar a verdade que me ensinaram: em Cuba só há ‘rumvoltados’.

E, ainda, existem brasileiros que defendem isso e querem e desejam isso, para o Brasil!

Juremir Machado Silva é um jornalista e escritor gaúcho, colunista do Jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, que já esteve duas vezes em Cuba. O texto foi escrito em 2001, quando da primeira visita. De lá para cá, com Dilma na presidência, o país caribenho deve ter melhora muito. Sei!
(As fotos são ilustrações minhas)

Buldogue adota seis gatinhos recém-nascidos como se fossem dele

A crença de que cães e gatos não se dão muitas vezes se mostra verdadeira, mas isso não significa que não haja exceções.

Conheça Hammie, um buldogue muito gentil e paciente que adora cuidar dos seus seis gatinhos adotivos.


Há quatro meses, na cidade de Lincoln, Nebraska (EUA), Michelle Parden, a dona da Hammie, levou uma gata de rua grávida para sua casa, nomeando-a Mommy.


Quando Mommy deu à luz a seis gatinhos fofos e saudáveis, Hammie prontamente se voluntariou para tomar conta dos bichinhos.


Parden já encontrou famílias adotivas para todos os gatinhos e sua mamãe. Embora Hammie sinta falta de seus amigos, ainda pode manter contato – os novos proprietários dos gatos fizeram questão disso, graças à inesperada atenção que o cão deu aos animais. [Revoada]

5 de março de 2014

Julia Fell Polato cantando Gotye

Meu genro Peter Fell, casado com a 'minha' Marina, enviou vídeo da sobrinha Julia Polato cantando música do Gotye. Quase completando 3 anos, a lindeza já é forte candidata a substituir a Kimbra nos shows do cantor belga-australiano.  



Para quem ainda não viu, abaixo o vídeo original para vocês me darem razão: a Julia é muita melhor!!!

David Gilmour - "Echoes" (versão acústica)



David Jon Gilmour, CBE (Cambridge, 6/03/1946) é um guitarrista e cantor britânico, vocalista da banda inglesa Pink Floyd. Depois da saída de Roger Waters em meados dos anos 1980 tornou-se a principal figura da banda. Foi considerado o 14º melhor guitarrista do mundo pela revista norte-americana Rolling Stone.

Cafés da manhã pelo mundo


Apresentação mostra diferentes tipos de café da manhã nos mais variados países. Clique no player para assistir.


Sucos para emagrecer

Ideal é misturar frutas pouco calóricas com alimentos termogênicos; veja receitas


Além de serem boas fontes de hidratação e possuírem muitas vitaminas e minerais, os sucos para perder barriga são também ótimas opções para quem quer perder peso. O ideal é prepará-los com frutas que não são muito calóricas, evitando, por exemplo, abacate, banana e manga.

Outra dica de como perder barriga é utilizar alimentos termogênicos, como gengibre, pimenta vermelha, chá verde e canela, que aceleram o metabolismo e auxiliam o emagrecimento. “Pelo fato de um único suco reunir uma mistura de todos esses alimentos que auxiliam na redução de gordura abdominal, há uma potencialização dos efeitos”, afirma a nutricionista Andréa Uzeda, da clínica Dicorp, no Rio de Janeiro.

Veja algumas receitas de sucos para perder peso:

Suco para intestino funcionar: Morango com água de coco

7 morangos
250 ml de água de coco
1 colher de sobremesa de gengibre ralado
1 colher de sopa de linhaça dourada
Bater os ingredientes no liquidificador e coar.

Suco que acelera metabolismo: Abacaxi com hortelã e chá verde

4 colheres de sopa de abacaxi em cubos
2 ou 3 folhas de hortelã
250 ml de água de coco
1 colher de sobremesa de chá verde em pó
Bater todos os ingredientes no liquidificador.

Suco diurético: Melancia com limão e canela

1 fatia de melancia
Suco de 1/2 limão
250 ml de água de coco
1 castanha
1colher de café de canela.
Bater todos os ingredientes no liquidificador.

No Carnaval, vídeo mostra bebum voltando pra casa de carona de moto


Ele jura de pés juntos que não é ele, mas amigos do Beg afirmam que é o poconense voltando pra casa depois de uma noite de folia no Carnaval na Nega Boy.

3 de março de 2014

Bons tempos do Carnaval em Campo Mourão - parte III


Lorenilda Gomes (porta-bandeira), Semeire Vecchi, ...., Germano Quandt e dona Teresa Alcântara de Lima

Valdir "Zé Largo" Barbosa, Jaqueline Kloeckner, Márcia Cilião de Araujo, Francisco Cilião de Araujo e Adriane Cilião de Araujo 

Alice Roeder e Adionir Ramos


1- Janaína Schen, 2- Miécio Tezelli, 3- Larissa Schen Lima, 4- Flavinha Bandeira Lima, 5- Marina Schen Lima, 6- Taísa Dezan Silveira, 7- Marton Tezelli e 8- Rafael Wronski Tressa

Grace, Roberto Carneiro, Lurdinha Salvadori e Marquinho Peliser

1- Roberto Fontoura da Silva, 2- Jorginho Fernandes de Morais, 3- Luizinho Ferreira Lima, 4- Elvira Schen, 5- Dorgelo Cordeiro e 6- Ricardo Soavisnki 

Bloco infantil Bebe Legal

Juliana Mauro, Paulinha Riva Straub, Francine Riva Ferrari, Marina Schen Lima e Janaína Schen 

Maria Teresa Horn, Lena de Soua, Beth Bertolli e Adriana Moreira Lima

Gil "Dom Geovani" e Alexander Maillard

Bloco Harmonia

Newton Alves, Erwin Macowski e Augusto Tezelli Neto

Sarah Schen Lima, Larissa Schen Lima, Miécio Tezelli, Kelly Fontoura, Marton Tezelli e Rafael Wronski Tressa (mais à frente) 

1- Ely Salvadori, 2- Marcelo Silveira, 3- Maristela Ferrari, 4- Laércio Daleffe, 5- Hamiton Tavela Borges (sempre na memória), 6- Luiz Henrique Garrido e 7- Maria Alice Garrido

Soraya Ferrari Kffuri, Sarah Schen Lima, Larissa Schen Lima e Iasmin Miranda Lima
sentadas: Janaína Schen, Marina Schen Lima, Flavinha Bandeira Lima, Wandinho e Anna Silvia F. Lima
Bloco Pé de Cana


Rosilene Gomes e Jorge Simão (in memorian)

Sarah e Larissa Schen Lima

Sônia e Sebastião Mauro