11 de dezembro de 2014

Gata emburrada vira 'galinha dos ovos de ouro' nos EUA

O sucesso da "Gata emburrada" rendeu acordos comerciais como o lançamento de uma linha especial de ração felina
Fotos de gatos em diversas poses são uma ocorrência comum nas mídias sociais, mas "Grumpy Cat" não é apenas mais um felino. A gata de expressão "emburrada" não apenas fez mais fama, como se tornou uma espécie de galinha de ovos de ouro.

Estrela de comerciais de TV e até de uma linha especial de comida nos Estados Unidos, o animal já rendeu milhões de dólares para sua dona, Tabatha Bundesen, que em apenas dois anos viu sua vida se transformar.

Em setembro de 2012, a então garçonete de um restaurante da cidade de Morristown, no estado americano do Arizona, publicou uma foto da gata, originalmente batizada de Tardar Sauce, no site de compartilhamento de conteúdo Reddit. Nascida com uma deformidade congênita que afetou o crescimento dos ossos da face, a gata parece ter um semblante constantemente contrariado.

Um dos livros explorando a imagem do felino
chegou às listas de mais vendidos do "New York Times"
Em questão de dias, a imagem se tornou "viral" nas mídias sociais e não demorou muito para que a "Gata Emburrada" se tornasse uma sensação comercial que ganhou espaço surpreendente na mídia tradicional - o felino foi mencionado em reportagem na capa do Wall Street Journal em maio do ano passado e participou de programas de TV como Vila Sésamo e o MTV Awards.
"Pude largar meu emprego numa questão de dias e desde então meu telefone não parou de tocar", disse a agora ex-garçonete ao jornal britânico Daily Telegraph.

Emburrada mas feliz

A gata "lançou" dois livros e um deles esteve nas listas de mais vendidos do jornal New York Times.

Uma deformidade congênita provoca o semblante aparentemente contrariado do felino, que se transformou numa sensação mundial
Ela também despertou interesse comercial, emprestando seu nome para uma linha de comida felina - na embalagem dos produtos, frases como "O sabor poderia ser pior" e "Tanto faz" acompanham imagens de Tardar Sauce.

Há também animais de pelúcia e mesmo um filme de natal. Tudo disponível na página na internet criada por Bundensen. Especula-se que a "Gata Emburrada" possa ter movimentado cerca de US$ 100 milhões - um montante que a deixaria à frente de estrelas de cinema como Nicole Kidman e mesmo o mais recente laureado com o Oscar de melhor ator, Matthew McConaughey.

Dona da gata, Bundesen nega a estimativa de que animal tenha movimentado US$ 100 milhões. Ela, porém, vive da fama do felino
Sua dona, porém, desconversa e diz que "nem de longe" o felino, cuja página no Facebook tem mais de seis milhões de "curtidas", vale tanto.

"É surpreendente que Grumpy Cat possa dar tanta alegria para tanta gente. Ela é apenas uma gata", afirmou Bundesen durante uma recente aparição pública do felino numa livraria da cidade americana de Phoenix.

Mas o fato de Tardar Sauce ter um empresário - ainda que ele tenha se recusado a comentar a especulação sobre a fortuna da cliente - sugere que o bicho ganha mais do que muitos humanos. [BBC Brasil]

Nenhum comentário: