10 de novembro de 2014

Como controlar uma TV com Android usando um smartphone

Transformar o seu smartphone ou tablet em um controle remoto para a sua TV com Android. Parece missão impossível, mas não é. O TechTudo separou uma dica especial que vai te ajudar nessa tarefa e fazer atividades diárias se tornarem mais simples e práticas. Confira.

Primeiro passo é baixar o aplicativo em ambos os dispositivos (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Passo 1. Para o nosso tutorial, iremos utilizar a app gratuito Tablet Remote. Baixe o app pela Google Play Store em ambos os dispositivos.

Passo 2. No dispositivo que será controlado, abra o aplicativo Tablet Remote e toque na opção “Setup” e, logo em seguida, habilite as duas opções que irão surgir na tela. Essas opções permitem ao dispositivo que será o “cliente” tomar posse da interface do dispositivo que será o “servidor”.

Clique em Setup no menu inicial do app para acessar essas duas opções (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)
Passo 3. Ainda no dispositivo que será controlado, o usuário deve tocar na opção “Connection” e, em seguida, “Make Device Discoverable”. Isso tornará o Tablet ou Adaptador HDMI com Android facilmente reconhecível para outros dispositivos com o mesmo aplicativo.

Clique na primeira opção para tornar seu dispositivo visível (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)
Passo 4. Agora, no dispositivo que será o controle do seu tablet, tv ou adaptador HDMI com Android, toque na opção “Connection” e em seguida, “Scan Device”. O dispositivo a ser controlado deve aparecer na tela com um símbolo com a sigla “Wi-FI”, toque nele para realizar a conexão.

No dispositivo que será o controle (o smartphone) toque na segunda opção (Foto: Reprodução/Dario Coutinho) 
Passo 5. Uma confirmação aparecerá momentaneamente na tela. Neste momento já será possível usar o smartphone para controlar o dispositivo conectado a TV.

Configurações diferentes conforme a inclinação do aparelho (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Observações

O Tablet Remote apresenta duas configurações. Na vertical, o smartphone terá controles idênticos ao de um controle remoto. Porém, ele inclui botões como “home”, “voltar” e “menu”, os botões padrões do Android. Na horizontal, o aplicativo assumirá botões de um joystick, podendo até ser utilizado em vários jogos. Ele tem configurações para ser reconhecido como o controles do Sony Xperia Play ou do videogame Super Nintendo.

Nenhum comentário: