6 de outubro de 2014

Show do Brasil neste domingo...


Não, não teve jogo da seleção de futebol neste domingo... o show foi proporcionado pelo brasileiros que votaram neste dia importante e pela Justiça Eleitoral que nos apresentou os resultados em poucos minutos... Fui dormir pensado em como estamos à frente nesses quesitos --- eleição, apuração e divulgação --- e resolvi expor motivos para me orgulhar e outros nem tanto.

Ótimo! Não sei vocês, mas eu me orgulho muito do sistema de apuração de votos no Brasil. Ontem, uma hora depois de finalizada a votação já sabíamos quem era nosso governador e os deputados eleitos. Pouco mais de três horas e já sabíamos do segundo turno para decidir nosso futuro presidente.

Ruim! Não gosto e não tem argumento que me convença ser justo o fato de uma pessoa ser eleita com 20 votos e outro com 40 não. Isso tinha que acabar e eleger aqueles mais votados. Teve votos suficientes, eleito está.

Orgulho! Outro motivo tenho para me orgulhar: os resultados das pesquisas, principalmente aquelas realizadas à pedido dos principais órgãos de imprensa brasileiros. No sábado, elas apontavam um segundo turno na disputa presidencial, com virada de Aécio sobre Marina, vitória de Richa no Paraná e de Alckmin em São Paulo e, batata!, deu em cima. Com alguma diferença, mas sempre dentro das tais margens de erros.

Elas, as pesquisas, têm um papel muito importante também: o de inibir fraude nas eleições. Um resultado muito diferente do apontado anteriormente, levantaria enorme suspeitas. As pesquisas só são ruins numa situação, aquela que aponta que nosso preferido está atrás na disputa. Mas até aí ela tem sua importância: apontar que algo tem que mudar na campanha de quem está atrás. 

Teoria da conspiração. Falei em fraude mais acima e tudo não passa mesmo de mais uma teoria de conspiração. Ou alguém acha que tanta gente envolvida seria possível guardar segredo da desonestidade? Tantos especialistas nas 'artes informáticas' que temos, um deles, apenas um, já não teria apresentado as provas das fraudes? 

A melhorar! Duas coisas ainda me incomodam muito nas eleições: a poluição causada pelos 'santinhos', principalmente aqueles que são jogados nos pátios de nossas casas, escolas e/ou zonas eleitorais. Comemoração de vitória altas horas da noite com som em altíssimo volume e soltura de fogos é imperdoável. Fogos de artifícios, aliás, é imperdoável em qualquer evento, até mesmo em festas juninas.


Show! Brasiiiillll !!!

Nenhum comentário: