17 de setembro de 2014

The Beatles - "Don't Let Me Down" (última apresentação ao vivo dos reis do rock)


Há 45 anos, no dia 30 de janeiro de 1969, os Beatles se apresentavam juntos pela última vez, com um show em Londres.

Paul McCartney, John Lennon, George Harrison, Ringo Starr e o tecladista Billy Preston fizeram uma apresentação surpresa no telhado da sede da gravadora Apple, no centro comercial da capital inglesa.

O show durou 42 minutos e o set list incluiu nove takes de cinco canções --"Get Back", "Don't Let Me Down", "I've Got a Feeling", "One After 909" e "Dig a Pony"-- antes de ser interrompido pela Polícia Metropolitana. Cenas do show foram usadas posteriormente no documentário "Let It Be", de 1972, e gravações de "I've Got a Feeling", "One After 909" e "Dig a Pony" entraram no LP de mesmo nome. 

Não se sabe de quem foi a ideia do show, mas consta que a decisão foi tomada poucos dias antes. De acordo com o livro "The Complete Beatles Chronicle", de Mark Lewisohn, George trouxe Preston na esperança de que um músico de fora pudesse ajudar o grupo a manter o foco. Veja trechos abaixo:

"Havia um plano para tocar ao vivo em algum lugar. Estávamos pensando para onde poderíamos ir --Ah, o Palladium ou o Sahara'. Mas teríamos que levar todo o equipamento, então decidimos: 'Vamos subir no telhado'", conta Ringo no livro "The Beatles Antology".

Quando os Beatles começaram a tocar, houve comoção entre os espectadores que passavam pela rua, cinco andares abaixo, muitos dos quais em horário de almoço. Quando a notícia se espalhou, uma multidão se formou nas ruas e nos telhados dos prédios próximos, e a polícia avaliou que o show estava causando problemas de barulho e trânsito.

A polícia teve que ameaçar os funcionários da Apple de prisão para serem admitidos dentro do prédio e a banda continuou tocando por vários minutos após a chegada dos policiais.

Paul improvisou a letra de "Get Back" para falar da situação: "Você está brincando no telhado de novo e sabe que sua mãe não gosta, ela vai mandar te prender!". Com a conclusão de "Get Back", o show terminou e John agradeceu: "Quero agradecer em nome do grupo e de nós todos e espero que tenhamos passado no teste".

O quarteto de Liverpool ainda gravaria mais um álbum de estúdio, "Abbey Road", mas a banda terminou oficialmente em novembro de 1969 sem fazer outro show.

Nenhum comentário: