16 de setembro de 2014

Quando um voto pode fazer a diferença

Conheça casos em que um único voto foi responsável por mudar o resultado das eleições


Que o voto é importante, todo mundo sabe. Mas na hora de escolher seus representantes políticos, muitos brasileiros abrem mão desse direito. Em 2010, nas últimas eleições presidenciais, a abstenção foi de 18,12%, totalizando mais de 24 milhões de pessoas. E, nas eleições municipais de 2012, mais de 14% dos eleitores paranaenses não compareceram às urnas.

Notícias recentes mostram, contudo, que o voto precisa ser mais valorizado, pois pode fazer toda a diferença entre ganhar ou perder uma eleição. O caso mais atual é de uma secretária de dentista de Coronel Pilar, Rio Grande do Sul, que, com apenas um voto registrado nas eleições de 2012, entrou para a Câmara de Vereadores na semana passada.

Na última eleição, só Veridiana Bassotto Pasini (PTB) votou nela mesma, o que a deixou na sétima suplência. Agora ela tomou posse como vereadora após licença médica de Luciano Contini (PMDB), e deve permanecer na função até outubro. Nesse caso, um único voto lhe garantiu uma vaga. Em entrevista ao jornal Zero Hora, a mais recente vereadora de Coronel Pilar admite que a experiência a fez valorizar o voto.

Candidata é eleita prefeita por apenas um voto de diferença

Outro caso que salta aos olhos é do município de Jussara, no Noroeste do Paraná, onde a candidata Luciana Mara Barbosa (PDT) levou a prefeitura da cidade em 2008 por apenas um voto de diferença. Foram 1.876 votos contra 1.875 votos do candidato Tatinha (PMDB). Na época, a cidade tinha 6.250 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No mesmo ano, em Moreira Sales, também no Paraná, o candidato Luiz Antônio Volpato (PMDB) venceu a disputa pela prefeitura com uma diferença de apenas dois votos. Ele conseguiu 3.184 votos, contra 3.182 votos de Célio Pedreiro (PR), segundo colocado na eleição. 

Empate para prefeitura de Balsa Nova

3.869. Essa foi a quantidade de votos conquistados pelos dois candidatos à prefeitura de Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba. O desempate entre Luiz Costa (PMDB) e Marcos Zanetti (PDT) teve que ser feito pelo critério de idade. Costa, com 59 anos, venceu e foi eleito o novo prefeito do município. Um único voto a mais ou a menos teria mudado o rumo da eleição. [Gazeta do Povo]

Nenhum comentário: