26 de setembro de 2014

Pako, Tuta e Hamiltinho: esses árabes aprontavam, mas até os EUA os receberia

Do álbum do Pako, foto mostra ele ao lado dos parceiros inseparáveis: Tuta Casali e Hamiltinho.

Fantasiados de árabes, esse trio aproveitava como ninguém os animados e concorridos bailes de carnaval do Clube 10 de Outubro. Se bem que era possível encontrá-los também aproveitando, no mesmo dia, as festas de Momo nos outros dois clubes da cidade: Country e Mourãoense. Eram incansáveis.

Tuta, também conhecido como Hosney Casali, e Pako, Sérgio Miguel Spilka, continuam em nossa Campo Mourão. 

O arquiteto Hamilton Tavella Borges, o Hamiltinho, morreu muito novo, em abril de 1992, ao bater sua moto num automóvel que cruzou a rodovia na saída para Maringá (o pai dele, Harrison José Borges, também morreu num acidente automobilístico, o mesmo que vitimou o ex-prefeito Roberto Brzezinski, em 1959, às vésperas da eleições municipais em que concorria -- e era favorito -- ao cargo de prefeito de Campo Mourão). 

Essa semana respondi um questionário de uma aluno do curso de Turismo e Meio Ambiente, da Unespar, sobre os bons tempos do carnaval de Campo Mourão. Ele pesquisa para entender como um evento tão famoso e tão frequentado (os bailes de salão) chegaram ao fim melancolicamente e hoje se resume ao desfile de rua. 

Se dependesse do trio da foto, que aproveitavam bastante e quase nunca se envolviam em confusão [motivos principal de terem acabado: a violência entre os blocos!], os bailes ainda existiriam. Seria quase um carnaval da terceira idade, mas lá estaríamos todos. Clique na imagem para ampliar.

Sérgio Miguel "Pako" Spilka, Hosney "Tuta" Casali e Hamilton Tavella Borges (sempre na memória)
Clube 10 de Outubro - Campo Mourão/PR - início dos anos 1990



Um comentário:

Sérgio Luiz Maybuk disse...

Belo trabalho você resgatando histórias tão interessantes. O maior problema do brasileiro é não preservar a memória. Você faz sua parte. Parabéns.