28 de julho de 2014

Sites para viajar pelo espaço

Das profundezas do oceano à Via Láctea! O "Olhar na Web" desta semana traz páginas e criações interessantes que, com o uso da tecnologia, permitem uma viagem virtual ao Espaço.


Antes de sair da atmosfera rumo a uma galáxia distante, que tal conhecer as profundezas da grande barreira de coral da Austrália?! Hoje, através do projeto “SeaView” (ou Vista do Mar), qualquer pessoa com acesso a internet tem a oportunidade de conhecer este belíssimo patrimônio natural. Bem parecido com o que o Google fez nas ruas de quase todo o mundo com o Street View, imagens capturadas por câmeras especiais em 360 graus e a uma profundidade de até 100 metros mostram algumas maravilhas do fundo do mar. O projeto ainda traz uma coleção de imagens de outros paraísos submersos.

Agora respire fundo e se prepare para deixar o planeta Terra bem para trás. Este aplicativo online transforma a tela do seu computador em uma janela para nossa galáxia; são mais de 100 mil estrelas localizadas na Via Láctea. Aproximando o zoom com o mouse, dá ainda pra aprender sobre algumas estrelas identificadas individualmente. Todas estas estão ao redor do nosso sistema solar. No zoom máximo, você chega ao Sol... e voltando aos pouquinho dá pra se ter uma ideia da distância entre o astro e as estrelas. Acesse o projeto com tempo; afinal essa viagem pode ser longa se você gostar da coisa.

Todas essas imagens foram feiras com dados da NASA e da Agência Espacial Europeia. Mas outra página bastante divertida e interativa é a da Agência Espacial Norte-Americana. Na seção de mídia interativa, você encontra jogos pra quem adora astronomia, imagens em 3D para conhecer melhor satélites e espaçonaves e até um aplicativo que traz detalhes sobre os diferentes trajes espaciais usados pelos astronautas. Apesar de estar todo em inglês, o site é bastante intuitivo; um passatempo para deixar você com a cabeça literalmente na Lua.

Para aproveitar essa viagem, mergulhar nas profundezas do oceano ou conhecer a Via Láctea em 3D, acesse os links diretos para esses sites que estão abaixo do vídeo. [Olhar Digital]



 Links da matéria
Work Shop Chrome Experiments 
Google Street View 
Nasa
World Wonders Project

Nenhum comentário: