11 de julho de 2014

Campo Mourão Handebol - Jogos Abertos do Paraná de 1977

Campo Mourão Handebol - Jogos Abertos do Paraná - 1977 em Arapongas
em pé (da esq. para a direita): Jair Grasso, Nelsinho Rodrigues, Marcos Alcântara de Lima, Betinho Nogaroli, Erivalto "Negão", Dagoberto Lüdek, Professor Idê e Zé Rosa (in memorian)

agachados: João Barbosa, João Silvio Persegona, Tedy Pacífico, Neyzinho Kloster, Walmir Ferreira Lima e Luizinho Ferreira Lima

Foto mostra a seleção mourãoense de handebol que conquistou a medalha de prata nos Jogos Abertos do Paraná de 1977, que foi disputado em Arapongas. 

Inacreditavelmente, perdemos a final para um time de basqueteiros de Cornélio Procópio, que naquele mesmo ano tinha também conquistado os Jogos Estudantis do Paraná, o equivalente ao atual Jogos da Juventude. Depois daquelas duas conquistas, nunca mais ouvimos falar de nenhum equipe de handebol daquela cidade. E perdemos por apenas um gol de diferença após desperdiçarmos uns oito ou mais tiros de sete metros (pênaltis). 

Na foto aparecem os três principais responsáveis pela evolução do handebol em Campo Mourão: Idevalci Ferreira Maia, Nelson Rodrigues e Erivalto Santos de Oliveira, o Negão. Eles chegaram em nossa cidade três anos antes exatamente com a missão de criar uma geração de atletas da modalidade para bem representar os mourãoenses. E o fizeram muito bem!

Professor Idê, que nos dois primeiros anos atuou como atleta e técnico, era o responsável pela equipe masculina e lapidou os primeiros craques do handebol de Campo Mourão. Quase todos eles na foto, faltando apenas o Marcelo Silveira, que não pode participar dessa edição dos Jogos.  

Nelsinho, o Capacete, atuava ao nosso lado em quadra e foi o formador da vencedora e consagrada primeira geração do nosso handebol feminino, que contava com a categoria da Lenamar Fiorese, Márcia Tomadon, Sônia Eufrásio Prates, Silvana Casali, Marilei Zanini, a Nonô, entre outras. Clique na imagem para ampliar.

Um comentário:

danilo kravchychyn disse...

Luizinho,
Uma geração de grandes craques do handebol mourãoense, num trabalho maiúsculo do Idê e Negão. Saudades desse tempo de grandes conquistas!
Abração,
Danilo Kravchychyn