22 de agosto de 2013

Seu Belin Carolo e família - anos 1960

Sempre ouvi falar muito do seu Belin Carolo, de sua generosidade e empreendedorismo, mas não tinha uma imagem dele. Ele faleceu quando eu ainda tinha 14 anos e por isso não tenho lembrança de tê-lo encontrado pela cidade. No álbum do Jayminho Bernardelli no Facebook encontrei essa bela foto que mostra ele ao lado da família. Clique nela para ampliar.

Ana Carolo Tramujas, Belmari Tramujas, Tida Tramujas, Nina Tramujas, Arthur Tramujas Filho, Otacílio Carolo Tramujas e seu Belin Carolo

Belin Carolo ( 1896 * 1974) nasceu em Veranópolis (RS), casou com Maria Ferri, com quem teve quatro filhos. Chegou em Campo Mourão em 1946, instalando-se na Campina do Amoral, onde, em sociedade com João Batista Perdoncini, adquiriu uma serraria. Seu Belin construiu o Hotel Santa Maria, o primeiro prédio com elevador de Campo Mourão, doou a área para a construção do ginásio Belin Carolo, que agora pertence à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Ouço muito que ele foi o grande responsável pela transformação agrícola de nossa cidade, ao incentivar a vinda, inclusive com doação de terras, de amigos gaúchos que aqui chegaram e acabaram com a fama de termos terras apenas para as formigas saúvas e as plantas samambaias. 

Nenhum comentário: