23 de agosto de 2013

Pesquisa afirma que time ruim deixa torcedor mais gordo

As fotos são apenas ilustrações...!!!

A pesquisa é polêmica e não vai faltar quem faça gracinhas com amigos. Mas uma pesquisa feita nos EUA e publicada no Journal of Psichological Science garante que torcedores cujos times sofrem derrotas no domingo são mais suscetíveis a comerem alimentos engordativos na segunda-feira. Os principais alimentos dos "derrotados" são compostos de gorduras saturadas e muito açúcar. Já os torcedores de times que vencem parecem preferir comidas saudáveis após a vitória da equipe do coração.

Os pesquisadores informaram que um boa maneira dos torcedores de times ruins evitarem engordar por conta da má fase da equipe é escrever uma lista com as coisas que eles consideram mais importantes na vida - desde que uma delas não seja o próprio time.

"Estudos anteriores demonstraram que torcer para times ruins influencia na condução de veículos, pode levar a ataques cardíacos e até a violência doméstica", explicou um dos pesquisadores, Dr. Yann Cornil, da Insead Business School. "Mas até o momento ninguém havia pesquisado a influência disso na alimentação."


No estudo, os pesquisadores acompanharam duas temporadas da liga de futebol americano e compararam os alimentos que os torcedores consumiam após vitórias e derrotas. Também foram estudados os hábitos de pessoas que moram em cidades que não têm times ou que não jogam aos domingos. Não ficou claro se o resultado pode ser aplicado a times de futebol.

Torcedores de times ruins comem até 16% a mais de gorduras saturadas na segunda-feira, segundo a pesquisa. Já quem saboreia a vitória do time no domingo come até 9% menos gorduras saturadas do que o usual.

O estudo comprovou que as pessoas comem melhor quando o time do coração vence, e pioram seus hábitos alimentares na derrota, ainda mais quando perder a partida era algo inesperado, por uma pequena margem ou contra um adversário considerado de mesmo potencial. A hipótese para esse tipo de comportamento, segundo os pesquisadores, é que quando nosso time favorito vence isso aumenta nosso autocontrole. Já a derrota inicia desencadeia uma ameaça à nossa identidade.

O fato é que, se for seguir o conselho dos especialistas para evitar engordar por causa de um time ruim, vai ter torcedor que passará a maior parte do tempo fazendo listas das coisas que considera realmente importantes na vida.

Nenhum comentário: