27 de agosto de 2013

Mariana, uma mourãoense que precisa de ajuda

Reportagem do Programa Ricardo Borges, da TV Carajás, mostrou mourãoense que precisa de ajuda após diagnostica como portadora da doença conhecida como Síndrome de Coreia. No vídeo, amigos contam da ajuda que receberam da Polícia Militar e dos Bombeiros para trazê-la de Curitiba para Campo Mourão. 

Com o pai, militar aposentado, internado com a mesma doença, Mariana vive aos cuidados da avó no Conjunto Parigot de Souza e precisa de ajuda da população para se alimentar, vestir e se higienizar. Aqueles que quiserem colaborar, eles moram na Rua Eucalipto, 289. Frutas, iogurtes, fraldas e material de higiene pessoal são os produtos mais necessitados. 



A doença de Huntington, (DHQ) mal de Huntington ou coreia de Huntington é um distúrbio neurológico hereditário raro que possui uma prevalência de 3 a 7 casos por 100 000 habitantes.1 Deve seu nome ao médico norte-americano George Huntington, de Ohio, que a descreveu em 1872. Essa enfermidade tem sido bastante estudada nas últimas décadas, sendo que 1993 foi descoberto o gene causador da doença.
Os sintomas mais óbvios da doença são movimentos corporais anormais e falta de coordenação, também afetando várias habilidades mentais e alguns aspectos de personalidade. Por ser uma doença genética, atualmente não tem cura. No entanto, os sintomas podem ser minimizados com a administração de medicação.

Nenhum comentário: