22 de maio de 2013

Saiba como limpar os 5 itens mais sujos de sua cozinha

Limpar a cozinha de forma correta é essencial para a saúde da família. Mas alguns ítens passam despercebidos quando o assunto é limpeza. Uma cozinha que apresenta boa aparência, também pode conter bactérias, germes e micro-organismos em lugares que você nem imagina. Por isso, é muito importante higienizar o ambiente de forma intensa para eliminar de vez possíveis contaminantes que podem estar espalhados no ambiente. Existem cinco itens que são considerados os mais sujos da cozinha. Saiba como mantê-los sempre limpos e livre sua cozinha das bactérias!

Os puxadores da porta da geladeira e de gavetas 
Os micróbios que vivem no frango, porco e carne quase sempre podem ser encontrados nos puxadores, de acordo com estudos do Dr. Eric E. Schadt, chefe do departamento de genética no e ciências genômicas Mount Sinai School of Medicine, e diretor científico no Pacific Biosciences.

Isabella Peixoto, nutricionista de produção e qualidade, confirma a informação: "Muitas pessoas contaminam o tempo todo a cozinha de casa e não percebem. Por exemplo, se alguém está limpando uma carne e sem lavar as mãos vai a uma gaveta em busca de um utensílio, passa os germes desta para o puxador da gaveta e para tudo que está dentro dela. É o que o chamamos de contaminação cruzada.".

Para quem anda cometendo este erro a indicação é higienizar tudo com água e sabão e passar a prevenir este problema lavando as mãos constantemente. A nutricionista ainda explica que para lavar as mãos sem recontaminá-la, deve-se utilizar água e sabão por pelo ou menos 15 segundos e fechar a torneira com uma folha de papel toalha ou com o cotovelo.

"Esta informação que é ensinada a infectologistas e diversos profissionais da área de saúde deveria ser mais difundida para a população. A lavagem das mãos correta é importante para todos, não só para quem trabalha com saúde ou indústria e serviços alimentícios. Recomendo que todos adotem a maneira correta e divulguem, pois é uma maneira de garantir uma alimentação saudável e livre de riscos."

A torneira e sua água 
A água limpa é essencial na preparação de alimentos, mas é preciso garantir a limpeza desta água higienizando a torneira por onde ela sai e adotando um sistema de purificação para quando for usá-la com a comida.

"O tratamento de água provido pelo governo é o mínimo. A água da torneira pura deve ser evitada de ter uso para lavagem de alimentos e principalmente para cozimento – já que a comida ao cozer irá absorver esta água; por isso deve-se ter um filtro na pia.", explica a nutricionista Isabella Peixoto.

As esponjas 
As esponjas não só absorvem água, elas acumulam nos recônditos de suas fibras milhares de germes, por isso devem ser trocadas ou higienizadas constantemente. Segundo o National Science Foundation, as esponjas estão em primeiro lugar como elemento de acúmulo de germes em uma casa.

"Recomendo que as pessoas tenham três esponjas em cores diferentes, para facilitar a diferenciação, na cozinha: uma para lavar copos e pratos que não estejam engordurados, outra para lavar pratos engordurados e panelas, e outra para lavar a pia. E também que troquem as três em média a cada duas semanas, preferencialmente, ou higienizem-nas, deixando de molho em 250 mililitros de água com uma colher de água sanitária e depois torcendo e levando ao microondas na potencia máxima por um minuto.", diz Isabella.

O National Science Foundation recomenda a substituição de esponjas por toalhinhas, que são mais fáceis de serem constantemente higienizadas. Um ganho para a natureza, já que as esponjas de cozinha são feitas de materiais nada ecológicos.

Os panos de prato 
Os panos de prato, ao contrário do que se pensa, não estão livres de germes. Mesmo apenas secando mãos recém-lavadas e louças, o fato de ficarem constantemente úmidas favorece o abrigo de micróbios.

"O certo é trocar os panos de prato todos os dias. Tenha, no mínimo, um para cada dia da semana e lave-os com água sanitária.", indica Dra. Isabella.

O ralo da pia 
O ralo da pia, como caminho para o esgoto, é obviamente imundo, mas seu baixo alcance não é garantia de estar longe de patógenos. Larvas e microrganismos que se multiplicam no calor e umidade deste ambiente e se alimentam de restos orgânicos lá presentes podem subir para a cuba da pia e contaminar tudo.

Por isso é preciso higienizar o local que o National Science Foundation, considerou como segundo lugar em acúmulo de germes. O próprio órgão governamental americano dá a solução: uma ou duas vezes por semana um desinfetante forte na pia e uma vez por mês uma colher de água sanitária misturado em 250 mililitros de água. (Fonte: Dicas de Mulher)

Nenhum comentário: