5 de outubro de 2012

Campo Mourão Futsal 1974

O futsal mourãoense evoluiu e passou a conquistar títulos por dois motivos especiais: a construção da quadra Itacir Tagliari e a passagem em nossa cidade, no início dos anos 70, do Bica, um engenheiro civil gaúcho que veio com a missão principal de construir barracões para a Coamo.
 
A Cancha com seus empolgantes campeonatos municipais e os constantes amistosos que a Associação Tagliari realizava com as principais equipes do país (naquela época, as paulistas, especialmente, o Palmeiras) fizeram com que nosso futsal enfrentasse de igual para igual qualquer equipe. O conhecimento que o Bica trouxe do futsal gaúcho, com suas jogadas ensaiadas e uma movimentação constantes de todos os jogadores, fizeram com que aparecesse todo o potencial de nossos fortes e habilidosos atletas e culminaram com a conquista de quatro títulos paranaenses adultos da primeira divisão.
 
Pena que, desde 1988, ano de nossa última conquista estadual, nosso futsal tenha estacionado e desde então voltamos a ser meros coadjuvantes nos campeonatos estaduais e de lá pra cá um único atleta de nível surgiu em nosso futsal: o Robson do Nascimento, goleiro da Coopermibra (depois que publiquei essa matéria no semanário "Entre Rios", em agosto de 2005, um novo craque foi revelado nas quadras mourãoenses: O Paulinho Zagoto Godoy que faria bonito se jogasse ao lado dos craques da foto).
 
Na foto a seleção mourãoense de 1974, num jogo na cancha Tagliari. Clique na imagem para ampliar.    

Da esquerda para direita: Louri da Silva, James Klank, Ivando “Rancho” Capato, Itamar Tagliari e Bica.

Pink Floyd - "Speak to me"

Casablanca Videolocadora: Lançamentos da Semana e mais locados de setembro/2012







OS MAIS LOCADOS DE SETEMBRO/2012

1º - Os Vingadores ... ação
2º - O Corvo ... suspense/policial
3º - Jogos Vorazes - Em Chamas ... ação/ficção
4º - Plano De Fuga ... ação
5º - Contrabando ... ação
6º - Protegendo O Inimigo ... ação
7º - O Código ... ação
8º - MIB 3 - Homens de Preto 3 ... ficção
9º - Fúria De Titãs 2 ação/ficção
10º - Diario De Um Jornalista Bêbado ... drama
11º - American Pie: O Reencontro ... comédia
12º - O Lorax Em Busca Da Trúfula Perdida ... animação
13º - Anjos Da Noite - O Despertar ... suspense
14º - E Aí...Comeu? ... comédia nacional
15º - As Idades do Amor
16º - Headhunters ... ação/suspense
17º - Jogos do Crime ... suspense
18º - Espelho, Espelho Meu ... aventura/comédia
19º - Operação Sofia ...ação/suspense
20º - Assassinos de Aluguel ... ação/policial



Peteleco da Viola: "... e o eleitor com cara de babaca, votou num(a) panaca que só fez promessa"


(enviado pelo Antonio Kiwel)

10 árvores incomuns e bizarras

Muitos seres vivos desse planeta têm a capacidade de nos surpreender, inclusive as plantas. Com formatos estranhos, histórias incríveis e realizações impossíveis, conheça 10 árvores que encantam e se tornaram pontos turísticos pelo mundo todo:

1 – Baobá ou árvore garrafa (Namíbia)
O baobá é uma das árvores mais mortais da Terra. A seiva leitosa da planta é muito venenosa e foi usada em flechas por moradores locais no passado. É apelidada de árvore garrafa devido ao formato de seu tronco. Geralmente cresce em regiões montanhosas, o que lhe dá uma aparência impressionante nos desertos da Namíbia. As flores dessa árvore são descritas como “lindas” e são normalmente rosas ou brancas, e vermelhas escuro em direção ao centro.

2 – Wawona (EUA)
Essa árvore apelidada de Wawona, localizada em Mariposa Grove, no Parque Nacional Yosemite, era uma sequoia enorme que tinha sido transformada em um túnel em 1881, e, desde então, tornou-se uma atração turística popular. Em 1967, Wawona caiu devido a um grande acúmulo de neve no topo.

3 – Baobá de Madagascar (Madagascar)
Estas árvores magníficas, que são endêmicas de Madagascar, têm mais de 1.000 anos de idade. Este tipo de baobá é uma espécie em extinção. Muitas das árvores têm mais de 80 metros e os troncos podem chegar a 25 metros de circunferência. Os troncos das árvores armazenam e fornecem água na estação seca. As flores dessa árvore só duram 24 horas.

4 – Mamufeira (Camboja)
Estas árvores são verdadeiramente extraordinárias, especialmente as dessa região. Se você estiver viajando através do sudeste da Ásia, visite essas árvores, que são a característica mais marcante do templo de Ta Prohm, e consideradas patrimônio mundial da UNESCO. Suas raízes se emaranham em torno do antigo templo, e as árvores sobem a uma altura impressionante.

5 – Hyperion (Califórnia - EUA)
Hyperion é o nome de uma sequoia gigante (Sequoia sempervirens) da Califórnia (EUA), a árvore mais alta da Terra. Essas árvores vivem geralmente por cerca de 1.200 a 1.800 anos. Hyperion tem 115,5 metros de altura e quase 9 metros de diâmetro. Isto significa que Hyperion é cinco andares mais alta do que a Estátua da Liberdade. Estima-se que 95% dessa espécie foram desmatadas e o estado de conservação dessas árvores gigantes hoje é classificado “vulnerável”.

6 – Pupunha (Costa Rica e Nicarágua) 
Esta árvore é nativa da América Central e do Sul, embora seja encontrada principalmente na Costa Rica e Nicarágua. A pupunha tem espinhos duros, negros, que se organizam em linhas circulares a partir da base até o topo da árvore. Elas tendem a crescer cerca de 20 metros. As folhas podem crescer até 3 metros de comprimento. Seu fruto é popular.

7 – Pinheiros tortos de Gryfino (Polônia)
Há cerca de 400 dessas árvores estranhas perto da floresta de Gryfino, na Polônia. Pensa-se que elas têm essas curvas devido à intervenção mecânica humana, embora a finalidade de entortar essas árvores seja desconhecida. Alguns têm especulado que quem fez isso tinha a intenção de criar mobílias com madeira já dobrada, como arado para bois ou cascos de barcos, etc. No entanto, a eclosão da 2ª Guerra Mundial interrompeu quem for que estivesse fazendo tal coisa, e agora as árvores são um mistério.

8 – Baobá africano (África do Sul)
Essa árvore apelidada de “Baobá da Terra do Sol” fica perto de Modjadjiskloof, na Província Limpopo, África do Sul. A árvore é naturalmente oca e, em 1933, um pequeno bar foi criado ali, aconchegando 15 a 20 pessoas. É um dos mais altos baobás na África do Sul e é, aparentemente, a maior árvore da África, com cerca de 47 metros de circunferência e 20 metros de altura. Também é uma das árvores mais antigas do mundo, que remonta mais de 6.000 anos.

9 – Pinho flexível (Canadá)
Esse pinheiro fica perto de Alberta, Canadá. A árvore é incomum porque morreu em 1970 e ainda está de pé até hoje, sem qualquer sinal de podridão. Estima-se que tinha cerca de 600 a 750 anos de idade quando morreu. A árvore foi derrubada pelo vento em 1998 e moradores locais a apoiaram de volta. Alguns anos mais tarde, vândalos quebraram um de seus ramos e os moradores mais uma vez resgataram a planta, fixando seu ramo de volta. Ela é supostamente uma das árvores mais fotografadas do mundo.

10 – Árvore da vida (Bahrain)
Esta árvore tem aproximadamente 400 anos de idade e 9,75 metros de altura. É incomum por estar situada no deserto e ser a única árvore crescendo a quilômetros de distância sem qualquer fornecimento de água limpa.
A árvore algaroba tem raízes extremamente profundas que os especialistas acreditam que pode atingir água subterrânea, embora isso ainda permaneça um mistério. A “árvore da vida” é uma grande atração turística e 50.000 pessoas a visitam a cada ano. Habitantes locais acreditam que esta era a localização real do Jardim do Éden. O local é um Patrimônio Mundial da UNESCO. (Fonte: Revoada/Natasha Romanzoti)

4 de outubro de 2012

No campo sintético do Clube 10

Enviada pelo meu mano Wander, foto mostra equipe que participou de campeonato interno do Clube Social e Recreativo 10 de Outubro realizado no início dos anos 2000.

O Clube 10 foi o primeiro a instalar uma quadra de futebol com grama sintética. A atual diretoria do clube está reformando o campo sintético e promete a realização de novos eventos. Clique na imagem para ampliar.

em pé (da esq. para a direita): Edson Ferreira (in memorian), Gilberto Jacob, Edgar Ladeia, Jamal Othman e Irineu Ferreira Lima
agachados: Milton Tomadon, Edgar "Gato", Leno e Laurinho "BR3" Machado.

Leonardo - "Mentirosa"

Homem finge que avião está caindo para pedir namorada em casamento

Fazia tempo que a gente não via por aqui uma proposta de casamento inusitada, né? Pois bem, olhem essa. O americano Ryan Thompson levou a namorada Carlie a uma romântica viagem de avião. Lá nas alturas, ele inventou um problema técnico e pediu para que ela lesse os procedimentos de emergência da aeronave. Mas, claro, o documento era falso, assim como o tal problema O documento trazia várias indiretas relacionadas a casamento e, no final, a pergunta: “Quer casar comigo?”. Ryan filmou tudo e colocou no YouTube. Na descrição do vídeo, ele diz “Ela pensou que estava morrendo e acabou com um anel!”. Bonito, mas desesperador, não? As imagens já foram vistas quase 3 milhões de vezes em uma semana!



(via: Bombou na Web)

Curto e Grosso. Por Angeli

Domingo é dia de decidir o futuro dos brasileiros, pelo menos por quatro anos, então vamos prestar atenção na mensagem do Angeli. A tirinha continua atual como nunca e quando se trata de administração municipal ela é verdadeiro soco no estômago....

(todas as vezes que temos eleição, republico a arte do Angeli. Quem sabe chegue um dia em que ela não mais retrate nossa realidade!!! Sei!)

Verve - "Non Invito"

Gosto muito desse Non Invito da Verve, companhia de dança mourãoense com renome internacional, -- já postei por aqui e compartilho novamente.

Non Invito é um projeto piloto experimental de curta-metragem. Após o primeiro minuto, toda a cena é feita em um único plano-sequência. Participaram da produção 90 pessoas, incluindo o elenco da Verve, coadjuvantes e figurantes .


Verve Non Invito por milasalvadori

Visite o site da Verve

3 de outubro de 2012

Campo Mourão Basquete campeão dos JAP's pela 4ª vez

Não a toa, a modalidade mais organizada de Campo Mourão, o basquete masculino, conquistou no último final de semana o seu quarto título de campeão dos Jogos Abertos do Paraná.

A campanha invicta do time comandado pelo técnico Emerson Luís teve confrontos com os tradicionais rivais Londrina e Maringá, essa a cidade sede da edição 2012 do principal evento poliesportivo paranaense, mas os mourãoenses não tiveram muito trabalho para confirmar que quem manda no basquete estadual é time dos amigos China, Nelsinho e todos os demais diretores. Parabéns!!! (clique na imagem para ampliar)

Campo Mourão Basquete - Campeão JAP's 2012

LUTO: Maurílio, ex-atleta do C. Mourão Basquete, falece em Uberaba

Maurílio Facchineli Neto
Faleceu na madrugada de ontem, dia 2, Maurílio Facchineli Neto. Maurilio, de 27 anos, foi encontrado morto na cama por um amigo. A causa da morte ainda é desconhecida.

Maurilio fez parte do Campo Mourão Basquete durante o primeiro semestre de 2012, quando disputou a Copa Sul de Basquete e a Super Copa Brasil.



Howlin' Wolf - "Smokestack Lightning"


Chester Arthur Burnett (10/06/1910 * 10/01/1976), mais conhecido como Howlin' Wolf foi um importante cantor, compositor e guitarrista de blues. Com uma voz rouca e alta e um físico avantajado, Wolf é um dos mais significativos cantores de blues clássico de Chicago. Seu estilo ligeiramente tímido contrastava com as menos crua mas ainda assim poderosas apresentações de seu rival contemporâneo Muddy Waters.

Howlin' Wolf, Sonny Boy Williamson II, Little Walter e Muddy Waters são geralmente citados como os melhores músicos de blues que gravaram pela Chess Records. Em 2004, a revista Rolling Stone colocou Wolf como número #51 na sua lista de "100 Melhores artistas de todos os tempos".

Pinterest aposta na TV e busca novas parcerias nos Estados Unidos



O Pinterest está buscando expandir sua área de atuação. Uma das redes sociais que mais cresce no mundo, especialmente nos Estados Unidos, a página está buscando novas parcerias com canais de televisão. Ainda não se sabe bem o objetivo desta nova empreitada, mas entre os principais alvos estão a MTV e o VH1.

Pinterest pode fazer parceria com canais de TV americanos
               (Foto: Reprodução)
Os dois canais especializados em música estão recebendo uma atenção especial dos executivos do Pinterest, que também já realizaram reuniões em diversas emissoras dos Estados Unidos. O grupo está em busca de uma conexão entre a rede social e a TV que possa ser explorada comercialmente e atraia a atenção de seus usuários.

Muitos especialistas, quando surgiram as primeiras notícias dos encontros entre a cúpula do Pinterest e gigantes da televisão norte-americana, apontaram que a companhia estava dando passos para o lançamento de set-top boxes e até mesmo televisores. Porém, esta informação não parece fazer muito sentido.

Especialmente depois de fontes com conhecimento do projeto revelarem ao site Fast Company que a ideia do Pinterest com estas parcerias não tem relação com hardware, mas sim com compartilhamento de conteúdo. De acordo com uma representante do canal Bravo, Lisa Hsia, o processo ainda está engatinhando.

“Eles queriam saber onde nós acreditávamos que poderia haver uma conexão entre o Pinterest e a TV e eu fiquei surpresa, porque nunca imaginei o Pinterest na televisão”, comentou Hsia. (via: Tech Tudo)

Eu já estou no Pinterest. CLIQUE AQUI e confira

Palavrão com "P"


Carneiro nasce com a cabeça de cabeça para baixo

Terry vive normalmente e adora pastar. Mas ele tem uma diferença em relação aos demais carneiros: ele nasceu com a cabeça de cabeça para baixo.

Veterinários examinaram e o animal parece não sentir dor: ele come, dorme e faz todas as outras coisas que os carneiros normais fazem. (via: Page Not Found)

2 de outubro de 2012

Desfile de 10 de Outubro - anos 1970

Do álbum do Jayminho Bernardelli, foto do começo dos anos 1970 mostra mourãoenses na Praça da Matriz, após ou antes de desfile comemorativo de aniversário de Campo Mourão. Clique na imagem para ampliar.

(da esq. para a direita): Celso Alves, Sebastião Barbosa Nery, Mary Couraça, Suzy Casali, Luiz Pepineli e ....

Phil Collins - "Papa Was a Rolling Stones"


Philip David Charles Collins, (Londres, 30/01/1951), mais conhecido como Phil Collins, é um músico britânico. Foi baterista e vocalista da banda Genesis.

Depois que Peter Gabriel deixou o Genesis em 1975, Collins assumiu os vocais. Esse foi o período de maior sucesso comercial da banda, que continuou através dos anos 80. Enquanto trabalhava tanto como vocalista quanto de baterista, dava os primeiros passos de uma bem-sucedida carreira solo.

"Papa Was a Rolling Stones" foi lançado em 1972 pelo grupo The Temptations. É considerada como uma das melhores músicas de todos os tempos.

Mônica e Cebolinha, personagens de Maurício de Sousa, vão se casar

Se você ficou muito tempo sem acompanhar a saga de Mônica e Cebolinha, personagens das histórias em quadrinhos de Maurício de Sousa, certamente levará um susto ao ler esta notícia: os dois irão se casar. Sim, é verdade. Os gibis da Turma da Mônica deram frutos: em 2008, chegou ao mercado a Turma da Mônica Jovem, desenhada em estilo mangá e voltada ao público adolescente. O menino de língua presa que bolava mil planos infalíveis e a menina dentuça que corria atrás dos garotos da rua com seu coelhinho cresceram e começaram a namorar. O casório está na edição comemorativa nº 50 da publicação, que já está nas bancas.

“Pedi pra editora fazer uma bela tiragem. Vai ser um acontecimento”, garante Maurício de Sousa, em uma conversa rápida com o Correio. Na Turma Jovem, o adolescente Cebolinha é só Cebola. Tratou-se com uma fonoaudióloga e só troca os “erres” pelos “eles” quando ficar nervoso. Mônica ainda guarda predileção pelo vermelho, e os dentes continuam um pouco salientes, mas o “gorducha” perdeu a vez. (via: Correio Brasiliense)

Suposto disco voador é fotografado no Google Street View





Recentemente, o Google anunciou algumas novidades para o Street View, como fotos de passeios subaquáticos e imagens em alta resolução. No entanto, o que ninguém imaginava era que o serviço da Gigante da Web pudesse capturar até imagens de discos voadores. É isso o que acontece com uma olhada para o céu em um mapa de Jacksonville, Texas, nos Estados Unidos.

O site KLTV divulgou a imagem por conta de um alerta feito por uma visitante, que mora perto de Houston e procurava informações de como chegar à casa de sua tia, em Jacksonville.

O suposto disco voador foi fotografado próximo a um prédio entre as ruas 69 e 79, perto de um restaurante chamado Sadler’s e em frente a uma loja da rede de fast food Taco Bell. Muitas pessoas que vivem na cidade ficaram impressionadas com a imagem. No entanto, não houve nenhum relato de testemunhas que possam ter visto o tal OVNI. O Google, até o momento, também não se pronunciou sobre o caso. (via: Tech Tudo)


No Google Street, pesquise por South Jackson Street, Jacksonville, Texas, United States.

Hebe Camargo na Escolinha do Golias

1 de outubro de 2012

Novo campeonato no Clube dos Trinta

Na semana passada começou novo campeonato interno no Clube dos Trinta. Normalmente, as equipes são separadas/selecionadas por um programa de computador fornecido pela NASA, sendo os craques separados por categoria (intimidade com a bola, peso, idade, número de contusões, entre outros). Dessa vez, por causa do ano eleitoral e falta de luz, a seleção foi realizada na tampinha da garrafa. Não me perguntem como funciona, acho que só o ditador, digo, presidente Adio, primeiro e único, é que sabe como selecionar as equipes. Pior é que funciona e as equipes sempre saem equilibradas.

Dá para notar que os goleiros são livres e jogam quantas vezes puderem o precisarmos. Clique na imagem para ampliar.

Minas Gerais
em pé (da esq. para a direita): Hayala, João Carlos Fiorese, Sergio Srutkoski, José Tomadon e Edson "Urubu"
agachados: Lambari, João Carlos Marques, Professor Jader, Neno, e Mamuti

Paraná
em pé: Rafael "Sadam" Bertasso, "Nenê" Andrade, Amauri e Nelito
agachados: Renan "Paraibinha", Tiãozinho, Laércio "Faquinha" e Osvaldinho Tressa

Rio de Janeiro
em pé: Lambari, Marcelo, Marcelo "Manso", Cristo, Wagner Amaral e Crislei "Cristinho"
agachados: Toninho, Aurélio, Fusca, Robertinho e Paraíba
 
Rio Grande do Sul
em pé: Lambari, Leandro, Celso "MJ" e Joãozinho
agachados: Brunão "Gamarra", Professor Valdir e Rubinho "Zidane"

Santa Catarina
em pé: Luizinho Ferreira Lima, Pedrinho "Sanepar", Tião Mauro e Juninho
agachados: Tiago Sequinel, Benê, Nilmar Piacentini, "Comandante" Martins e Sadam.

São Paulo
em pé: Sadam, Angelo Versi Sequinel Filho, Junio Felipe Debizot Pádua e Carlinhos Kloster
agachados: Iago, Beg e Guilherme Andrade

Arnaldo Antunes - "A Casa é sua"


Arnaldo Antunes (São Paulo, 2/09/1960) é um músico, poeta, compositor, VJ e artista visual brasileiro.

Em 1978 ingressou em Letras da FFLCH-USP, onde seguiria o curso de Linguística, não fosse o sucesso dos Titãs lhe tomar todo o tempo entre shows, gravações, ensaios, turnês e entrevistas.

Desligou-se da banda em 1992, depois de dez anos de grupo, por conta de suas direções artísticas. Apesar de sua saída, Arnaldo continuou compondo com os demais integrantes do grupo e várias dessas parcerias foram incluídas em discos dos Titãs, assim como em seus discos solo.

Combata 11 transtornos emocionais com exercícios

Mande para longe depressão, estresse, síndrome do pânico e outros problemas

Quando sentimentos como a raiva e a tristeza batem à porta, a primeira reação pode ser pensar que não há muito que fazer além de respirar fundo e esperar passar. Porém, pesquisas científicas comprovam que a prática de exercícios físicos pode ajudar - e muito - a prevenir ou até mesmo tratar problemas que afetam as emoções. "A atividade física pode combater a depressão, aumentar a libido e até melhorar aautoestima", afirma o educador físico Fábio Miranda, coordenador do Centro de Wellness do Instituto Wilson Mello, em Campinas. Aproveite para levantar do sofá e reverter 11 problemas emocionais que você confere a abaixo.

Depressão
Segundos um estudo realizado pelo Centro Médico de Southwestern, na Universidade do Texas (EUA), a prática de exercícios aeróbicos regulares pode reduzir os sintomas de depressão pela metade. A pesquisa acompanhou 80 pacientes durante três anos e os dividiu em dois grupos: um fazia treinamento aeróbico três ou cinco vezes por semana e o outro praticava apenas exercícios de alongamento. O grupo que praticou exercícios aeróbicos cinco vezes por semana reduziu os sintomas em 47% após três meses de treinos. O grupo que se exercitava três vezes por semana melhorou seus sintomas em 30%.
Segundo Fábio Miranda, a atividade física proporciona distração e convívio social, além de liberar substâncias como endorfina e serotonina, responsáveis por melhorar o humor. "Praticar esportes, seja de curta ou longa duração, causa bem-estar mental e melhora psicológica na maioria das pessoas", afirma o educador físico. Bastam 15 a 30 minutos de exercícios em dias alternados para sentir os efeitos positivos. 

Ansiedade
Pesquisadores da Southern Methodist University, nos Estados Unidos, descobriram que pessoas com um quadro clínico de ansiedade podem ter os sintomas reduzidos com atividade física de intensidade moderada - 150 minutos de prática por semana.
O educador físico e fisiologista do exercício Gustavo Lopes, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), afirma que os mecanismos que comprovam essa relação ainda não estão totalmente esclarecidos. "Mas tudo indica que a concentração no treino ajuda a esquecer, por algum tempo, os problemas geradores de ansiedade e isso já desponta como um grande benefício", explica.

Pânico
O aumento da respiração e da frequência cardíaca que ocorrem com a prática de exercícios pode ser familiar para aquelas pessoas que sofrem com ataques de pânicom, já que sensação é parecida. Entretanto, a atividade física regular parece ter um efeito calmante em pessoas que tem o transtorno. Uma pesquisa feita pela Universidade de Goettingen, na Alemanha, e publicada na revista Psychosomatic Medicine analisou pessoas com síndrome do pânico que apresentaram melhoras significativas nos sintomas depois de fazer exercícios aeróbicos todos os dias, durante três semanas. Segundo os pesquisadores, o benefício ocorre por conta da liberação de hormônios como a endorfina, que tem efeito calmante sob o organismo. 

Transtorno de estresse pós-traumático
Muitas pessoas passam por eventos traumáticos ao longo da vida - como um acidente grave ou a morte de um ente querido. Em alguns casos, esse trauma pode gerar o transtorno de estresse pós-traumático, marcado por sequelas do acontecimento, como pesadelos, agitação e flashbacks perturbadores. Uma pesquisa preliminar da Universidade de Hofstra, em Nova York, sugere que o exercício aeróbico pode ajudar a reduzir esses sintomas, bem como depressão e ansiedade.
Segundo os dados do estudo, as pessoas que foram diagnosticadas com o transtorno apresentam melhoras e até a cura dos sintomas após oito semanas de atividade física. O fisiologista Gustavo Lopes explica que essa relação é a mesma que acontece nos casos de ansiedade e depressão: "A liberação de hormônios responsáveis pelo bem-estar, o fato de esquecer os problemas e a disposição para se exercitar impulsionam a pessoa a superar dificuldades psíquicas, como o estresse pós-traumático".

Exercite sua autoconfiança
A disposição proporcionada pela atividade física pode dar aquele empurrão extra para a realização de tarefas diárias com muito mais eficácia. É o que afirma um estudo recente da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, que descobriu que os praticantes de atividade física vigorosa têm níveis mais elevados de autoconfiança - acreditam na sua capacidade de obter sucesso em uma determinada situação. "As próprias conquistas alcançadas na prática de exercício também geram mais confiança, o que interfere de forma positiva na forma como exercermos alguma atividade", explica Fábio Miranda. 

Mau humor de inverno
Se você tem propensão à desordem afetiva sazonal, mais conhecida como aquela moleza e o mau humor que chateiam durante o inverno, pode apostar na atividade física para driblar esses sintomas. Pesquisadores russos publicaram na revista Psychiatric Research um estudo afirmando que usar uma bicicleta ergométrica três vezes por semana, durante uma hora, ajuda a amenizar a desordem afetiva sazonal, além de controlar o apetite que aumenta nessa época e regular o sono. "Durante qualquer atividade física, o corpo produz hormônios responsáveis por te deixar mais disposto e relaxado, o que contribui para combater o mau humor", afirma Gustavo Lopes.

Estresse
Se você sabe que vai ter um dia ruim, a primeira coisa que deve fazer é colocar roupa de ginástica e investir em exercícios vigorosos. Esse é o conselho dos pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Na pesquisa, 63 mulheres saudáveis foram divididas em dois grupos com base em seus níveis de exercício durante um período de três dias. Elas também foram submetidas a tomografias para avaliar os níveis de estresse em cada uma. No final do estudo, aquelas que fizeram 75 minutos por semana de atividade física vigorosa sofriam um menor desgaste cerebral decorrente do estresse do que aquelas que eram sedentárias.
A fisioterapeuta Camila Luisa Sato, especialista do Minha Vida, alerta que o excesso de exercícios pode causar o efeito contrário, prejudicando o corpo e causando lesões. "É importante começar devagar e aumentar o período de treino e a intensidade ao longo do tempo, sempre aos poucos, para evitar lesões por sobrecarga", diz.

Autoestima
Exercitar-se regularmente pode mudar a maneira como você se vê. Pesquisadores da East Carolina University, em Greenville, Carolina do Norte, descobriram que um treinamento de força proporciona melhoras significativas no autoconhecimento e na autoestima, principalmente porque melhora o físico e faz a pessoa sentir-se bem com o corpo. "O maior impacto acontece com quem estava muito acima do peso e passa a se enxergar de outra maneira depois de começar os esportes", diz Fábio Miranda. 

Estresse no trabalho
De acordo com uma pesquisa da Universidade de Tel Aviv, em Israel, exercícios físicos ajudam a melhorar o humor no ambiente de trabalho. O estudo foi publicado no jornal Daily Mail e envolveu 1.632 trabalhadores israelenses saudáveis dos setores público e privado. Os resultados mostraram que, quanto mais ativa era a pessoa, menor a chance de ela manifestar algum sentimento de estresse durante o trabalho. A equipe que fez pelo menos 240 minutos semanais de atividade exibiu praticamente nenhum sintoma, mas mesmo o grupo que optou por 150 minutos também apresentou melhora na autoestima e na capacidade de trabalho.

Raiva
Pesquisadores da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, descobriram que exercícios físicos pela manhã podem amenizar comportamentos agressivos no decorrer do dia. Segundo os especialistas, os exercícios agem como uma droga, protegendo contra a indução da raiva.
No estudo, um grupo de jovens assistiu a apresentações de imagens que evocam raiva - incluindo do movimento Ku Klux Klan, de Hitler e de crianças desnutridas. Metade dos participantes fez 30 minutos de ciclismo antes da exibição e a outra metade fez a mesma quantidade de atividade física após assistir às cenas.
Em uma escala de raiva crescente de 20 pontos, os participantes que se exercitaram apresentaram crescimento de seis pontos para sete após ver as imagens provocadoras. Na ausência de exercícios prévios, essa taxa passava de oito para 10 pontos. De acordo com Fábio Miranda, a raiva e o comportamento agressivo estão associados a baixos níveis de serotonina, substância que é produzida durante e após a prática de exercícios.

Depressão pós-parto
Exercícios físicos parecem funcionar como uma terapia para mulheres que sofrem de depressão pós-parto, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Melbourne, na Austrália. A pesquisa foi publicada na revista Physical Therapy e acompanhou mais de 160 mães que haviam acabado de deixar a maternidade. Um terço desse grupo fez uma rotina de exercícios de uma hora por semana, durante oito semanas. O segundo grupo recebeu apenas instruções em forma de anotações e o último grupo não recebeu acompanhamento.
Depois de analisar os resultados, os estudiosos concluíram que houve uma melhora significante nos testes de sintomas de depressão do primeiro grupo - e os resultados se mantiveram após um mês do final do acompanhamento. O número de mães identificadas com possibilidade de desenvolver a depressão pós-parto caiu em 50% no grupo ativo.(via: Minha Vida)

Lugares únicos pelo mundo

Graças à era da internet, mesmo que não consigamos visitar tantos lugares belíssimos, antes remotos e escondidos, podemos pelo menos ver as imagens e nos maravilharmos sobre tamanhas criações incríveis, da natureza ou do homem. Confira 10 áreas únicas pelo mundo: 

Pamukkale – Turquia
Pamukkale significa “castelo de algodão”, também chamado de “castelo branco” por causa da imensa brancura causada pela alta concentração de calcita na água. Depósitos sedimentares criaram terraços brancos, cachoeiras e florestas minerais petrificadas que compõem a paisagem.
As 17 nascentes de água quente são aquecidas por um vulcão subterrâneo. A bonita área de Pamukkale, Turquia, tem sido usada como SPA de cura há milhares de anos. As propriedades curativas da área atraem pessoas de todo o mundo, e os romanos construíram a antiga cidade de Hieropolis lá. Para ajudar a preservar a área, hotéis e estradas de acesso foram retirados e piscinas artificiais foram criadas para manter a beleza natural de Pamukkale.

Nove infernos de Beppu – Japão
Beppu é o lar de mais de 2.800 nascentes de água quente – “infernos” – e fica na ilha de Kyushu. Os nove infernos são algumas das fontes mais originais da área.
O primeiro inferno é “Umi Jigoku”, que significa “mar infernal”. A piscina é azul turquesa e quente o suficiente para cozinhar ovos. O segundo é “Oniishibou”, que significa “inferno de cabeça raspada” e recebe esse nome por sua lama cinza (as bolhas de lama na superfície se assemelham à cabeça raspada de monges budistas).
O terceiro inferno é “Shiraike Jigoku”, que significa “inferno da lagoa branca”, preenchido com água fervente branca causada pela concentração elevada de cálcio. O quarto é “Yama Jigoku”, “montanha infernal”, feita por um vulcão de lama que espirrou tanto que criou uma pequena montanha cercada por pequenas piscinas.
O quinto é “Kamada Jigoku”, ou “panela infernal”. Esta é uma coleção de nascentes de água quente acompanhadas por uma estátua de um diabo vermelho caracterizado como o cozinheiro. O sexo inferno, “Oniyama Jigoku”, significa “inferno da montanha do diabo”. É uma corrente muito forte que pode puxar um vagão e meio de trem. É também o lar de cerca de 100 crocodilos infernais.
O sétimo é “Kinryu Jigoku”, “inferno do dragão dourado”, caracterizado com um dragão fumegante. O vapor é direcionado para fora das narinas do dragão. O dragão dá a ilusão de voar quando a água jorra ao nascer do sol. O oitavo é “Chinoike Jigoku”, que significa “inferno da lagoa de sangue”, graças a água avermelhada brilhante causada por minerais ferrosos na lagoa. E o nono inferno, “Tatsumaki Jigoku”, significa “goteira infernal”. Tatsumaki é um gêiser (nascente termal que entra em erupção periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor para o ar) que jorra a cada 30 minutos e tem uma temperatura de cerca de 105 graus Celsius.

Sanqingshan – China
Sanqingshan é considerada um lugar sagrado. Usada por taoístas para a meditação, acredita-se que leva a imortalidade. É fácil perceber por quê: Sanqingshan está envolta em névoas 200 dias por ano. A neblina dá uma qualidade de outro mundo ao monte, juntamente com milhares de riachos que derramam em piscinas, formações de granito que parecem silhuetas de seres humanos e animais. As piscinas e a vegetação criam ambientes únicos que atraem muitos pássaros exóticos e animais raros. Sanqingshan também é o lar de cerca de 2.500 espécies de plantas. Este é um dos únicos lugares onde se encontra as plantas usadas na medicina tradicional chinesa.


Planície de Jarras – Laos
A Planície de Jarras é um dos mais antigos mistérios arqueológicos do Sudeste Asiático. Localizada no planalto de Xieng Khouang, nas montanhas da Indochina, existem lá cerca de 90 locais com diferentes jarros.
Cada local contém de 1 a 400 jarras. Estima-se que elas foram criadas 3.000 anos atrás, feitas de arenito, calcário, granito, com a maioria sendo de arenito. A mais alta tem cerca de 3 metros. Todas são feitas a partir de uma pedra individual.
À primeira vista, os jarros parecem ser colocados ao acaso, com alguns de pé e outros de lado, apontando em direções diferentes. Porém, estudos têm revelado que os frascos são colocados em posições que formam os padrões de constelações de estrelas. Tem havido muita especulação sobre o propósito dos jarros – copos para uma raça de gigantes, frascos para coletar água da chuva, ou urnas funerárias. A maioria dos jarros está vazia, mas alguns foram encontrados com órgãos ou ferramentas dentro, ou até preenchidos com estátuas de miniaturas de Buda. A exploração do local é difícil porque a área está repleta de bombas que não explodiram desde a Guerra Secreta.

Lago manchado de Osoyoos – Canadá
O lago manchado de Osoyoos era sagrado para as índios da região. Osoyoos significa “águas estreitas” na língua Okanagan. O lago é um salino endorréico, o que significa que é um corpo fechado de água sem saída ou entrada de outros corpos de água.
O lago tem alta concentração de muitos minerais diferentes, com grandes quantidades de sulfato de magnésio, cálcio e sulfatos de sódio. Há também oito outros minerais na água, incluindo pequenas quantidades de prata e titânio.
Os minerais no lago são muito benéficos, e foram explorados durante a Primeira Guerra Mundial para uso na fabricação de munição. Os minerais são o que dão ao lago sua singularidade. Durante o verão, conforme a água evapora, manchas se formam, que têm cores diferentes dependendo de qual mineral está mais presente. As manchas se cristalizam e formam corredores de cores diferentes. As cores podem ser branco, amarelo, azul ou verde. O lago fica em propriedade privada com muito pouco acesso do público.

Dunas coloridas – Maurícia
A República da Maurícia é uma nação insular localizada na costa sudeste da África. É parte de um arquipélago formado a partir de um vulcão submarino, agora dormente. Maurícia é o lar de duas maravilhas naturais. A primeira é as Cachoeiras de Chamarel, que são três cachoeiras com queda de 91 metros.
A segunda são as dunas coloridas, descobertas na década de 60. A areia colorida é criada do barro feito de lava refrescada em momentos diferentes. O efeito causas 7 cores diferentes de areia: vermelho, marrom, violeta, verde, azul, roxo e amarelo. O aspecto mais original das areias é o fato de que se você misturar todas as cores, elas se separam naturalmente e voltam a se agrupar nas cores corretas a que pertencem. Como isso acontece é um mistério para os cientistas. Outro mistério da areia é que não há erosão visível. A área tem uma época de grandes chuvas, e a erosão deveria ser um efeito definitivo da natureza.

Rio Tinto – Espanha
O rio Tinto vai da Serra Morena até o Golfo de Cádiz, em Huelva, Espanha. Rio Tinto se traduz em rio vermelho, exatamente como o rio aparece. Altos níveis de ferro na água causam a sua coloração vermelha. Dele, se extrai cobre, ouro e prata desde os tempos antigos.
O rio Tinto tem as mais antigas minas do mundo, que se acredita serem as fabulosas minas do Rei Salomão. Por causa da atividade de mineração, o rio tem um alto teor ácido e é o lar de organismos que sobrevivem em condições extremas. Isto levou a uma pesquisa científica utilizada no estudo dos lagos subterrâneos de Marte e Júpiter. A associação com o espaço parece apropriada, já que o rio Tinto tem uma paisagem de aparência “lunar”.

Fly Geyser – EUA
O Fly Geyser são gêisers que ficam em Nevada, EUA. Ele foi acidentalmente criado em 1916, durante a perfuração de um poço de água, embora não tenha começado a se formar até 1960. O local escolhido tinha uma área geotérmica desconhecida. A água aquecida finalmente encontrou um ponto fraco e “empurrou-se” para a superfície.
Os minerais começaram a construir-se para criar um minivulcão de cerca de 1,52 metros de altura, com camadas. As camadas têm cores diferentes e a água geotérmica encontrou pontos mais fracos para criar dois gêisers nas proximidades. A água jorra continuamente e preenche os buracos e depressões nos terraços, para dar à área um aspecto surreal. A água começou a atrair cisnes, patos e outros animais para a área. Os peixes também nadam através das lagoas, introduzidos por uma pessoa desconhecida.

Vale da Lua – Brasil
O Vale da Lua fica em Alto Paraíso de Goiás. É uma bacia de pedra esculpida pelo rio São Miguel. Tal nome lhe foi dado porque a erosão das rochas à beira do rio deixa a paisagem lisa em tons de cinza semelhante a da lua.
O vale tem uma das formações mais antigas de rocha do mundo, com uma idade estimada de 1,8 bilhões de anos. O rio tem criado cavernas, grutas, cachoeiras e formações rochosas bizarras, para formar um labirinto nas paredes do cânion estreito.
Vista do espaço, a área é a mais luminosa da Terra. Quartzo e a suavidade das rochas causam o brilho. A floresta circundante é abundante em vida selvagem e reivindica muitas variedades de orquídeas. O rio tornou a área um ambiente em constante mudança, uma vez que continua a corroer e alterar a paisagem.

Caño Cristales – Colômbia
Caño Cristales é um rio localizado na Serrania de la Macarena. A área onde o rio se encontra é tão remota que só se pode chegar lá a cavalo, burro ou a pé. Caño Cristales está repleto de cachoeiras, corredeiras, poços e buracos, com água tão clara que você pode ver até o fundo.
Durante a maior parte do ano, o rio parece como qualquer outro, com a água correndo sobre rochas e algas verdes. Durante o período de tempo entre a estação chuvosa e a estação seca – entre setembro e novembro – o rio se transforma, tornando-se um rio colorido. As algas da água produzem uma profusão de cores: vermelho, azul, verde, preto e amarelo. O rio não tem peixe, devido à complexidade dos canais. Caño Cristales tem sido chamado de “o rio das cinco cores”, “arco-íris líquido” e “o rio que fugiu do paraíso”.
(via: Hype sciense - Dica do Junio Felipe Debizot Pádua - Peabiru/Maringá)