28 de novembro de 2011

Por que fazer Pilates?

É cada vez maior o número de pessoas conscientes com a importância da atividade física para se obter qualidade de vida. Novas modalidades aparecem a cada ano, atendendo as necessidades e vontades dos seus adeptos na área fitness. Pode ser que você não conheça o método pilates, ou até ouviu falar a pouco tempo sobre esta modalidade, mas, na verdade ele foi criado no início do século passado por Joseph Pilates, um tipo de exercício físico, que utiliza o peso do próprio corpo em execução.
 
Quem busca melhorar a postura, a flexibilidade, fortalecer os músculos, definir o abdômen e desenvolver o controle corporal, deve conhecer um pouco mais sobre esta técnica, tão indicada pelos médicos.
 
Indicação de tratamento e prevenção de:

    Lesões no joelho
    Hérnia de disco
    Osteoporose
    Artrite
    Artrose
    Problemas  posturais
    Lesões musculares
    Síndrome do impacto e outros.

Benefícios que esta técnica trás para você:

    Melhora equilíbrio e coordenação
    Ajuda desenvolver a consciência corporal
    Melhoram a auto-estima
    Alivia o stress
    Melhora a capacidade respiratória e muito mais.

Os seis princípios do sistema são:

Concentração: Os exercícios devem ser executados sempre com muita atenção. Se sua mente e seu corpo estiverem trabalhando juntos, os movimentos irão ter uma maior eficiência.

Controle: Visando o movimento equilibrado e concentrado, consciência e harmonia dos movimentos evitando lesões durante a prática.

Centro: O corpo humano tem um centro de força onde se originam todos os movimentos, chamado por Joseph Pilates de Powerhouse: abdômen, parte inferior das costas e os glúteos , tendo como foco principal o fortalecimento deste centro  em todos os exercícios .Por isso ouvimos por tantos praticantes e em inúmeras matérias , sobre os ótimo resultados desta técnica na região abdominal.

Movimento fluído: Os movimentos devem ser realizados de forma harmônica atentando para as possíveis compensações, que poderão levar a exercícios inadequados.

Respiração: Para manter a circulação do sangue pura, esta técnica visa a respiração adequada ao exercício, oxigenando o sangue e eliminando os gases nocivo.

As aulas de pilates são direcionadas para as necessidades individuais do aluno, podendo ser feitos por qualquer individuo desde o muito treinado ao sedentário, sendo feita um avaliação postural e uma anamnese deste aluno antes de iniciar a pratica.

Esta modalidade pode ser feita em aparelhos ou no solo, utilizando alguns equipamentos básicos, como a bola, meia lua, rubber-band e outros. Procure sempre profissionais  habilitados para esta técnica , seja ele um fisioterapeuta ou um profissional de educação física. (via: blog da Mariana Dib) 

Nenhum comentário: