4 de julho de 2011

Rose e Adinor Cordeiro

Do álbum do Jayminho Bernaderlli, foto mostra o casal Rose e Adinor Cordeiro.
Conhecido como Jibóia, Adinor apresentou por anos um programa musical na Rádio Colmeia de Campo Mourão e mantinha uma coluna no Jornal Tribuna do Interior, onde contava de maneira divertida fatos do cotidiano mourãoense. Em 1986, ele lançou o livro Jiboiadas, descrito da seguinte maneira: "Anetodas e narrativas de fatos pitorescos e folclóricos de Campo Mourão. 124 páginas. Impresso pela Gráfica Modelo.
Abaixo da foto, posto uma história publicada no Blog do Wille, contada pela professora Walkíria Boz, de quando ele, através de seu programa de rádio e com ajuda da população, salvou um piloto de avião.  
Adinor faleceu em 1987 e Dona Rose em 2002. Clique nas imagens para ampliar.

Rose e Adinor Cordeiro
"Certa vez, na boca da noite (idos de 60), estava eu a recolher roupas no varal de casa e notei que um teco-teco (avião pequeno) sobrevoava a cidade de Campo Mourão várias vezes. Ia e vinha a esmo. O costume dos pilotos era dar um rasante sobre o ponto de táxi. Assim era a maneira de solicitar o serviço a buscá-los no aeroporto.
Esse um estranhei, observei um pouco e liguei no telefone da Rádio Colméia, que operava em cima do Edifício Mourão. Me atendeu, educadamente, o locutor da noite.
-Alou, aqui é Adinor da Rádio Colméia. Qual música quer ouvir?!
-Boa noite seu Adinor. Sou a professora Walkyria. Já viu que tem um teco-teco em dificuldade sobre Campo Mourão??
-Não, não vi. Estou no estúdio e música tocando.... mas, um momento que vou olhar!
-Alô, dona Walkyria? Eu vi e vou tentar ajudar. Até logo!!
- "Eu peguei o microfone com cabo, e fui até a janelona que dava vista pros lados do aeroporto, conta Adinor.
Eu comecei a chamar o piloto. Alo, aloo piloto que está voando sobre Campo Mourão. Está me ouvindo?
Chamei umas dez vezes e só via as lusinhas do avião dando voltas. Chamei mais algumas vezes e disse:
- Aloo, alooo piloto. Se estiver na escuta, balance as asas!
Vi, pelas lusinhas, que balançou.
- Está em perigo?... Novamente balançou.
Aí eu comecei a chamar os motoristas que ouviam a Rádio nas ruas ou em casa, a fim de que: 'pelo amor de Deus' se dirijam ao aeroporto que tem um avião perdido aqui.”
Muitos foram os caminhões, jipes e automóveis que acorreram ao simples aeroporto de terra, e conforme chegavam, estacionavam dos dois lados da pista, com os faróis ligados, voltados ao meio dela.
- Em seguida o piloto pousou e taxiou até o meio da pista. Desceu, foi ao encontro dos motoristas e os agradeceu.
Disse um deles:
-Não me agradeça moço, quem te salvou foi uma cobra grande (gibóia), e riu.
O piloto não entendeu nada e perguntou onde era a Rádio, pois queria agradecer o locutor que o salvou, como de fato foi.
Disse outro motorista: -Poisss é rapaz, é lá mesmo que você vai conhecer a cobra que te salvou. É o Adinor Cordeiro que chamamos de Jibóia, porque é gordinho, redondinho, mas é com jota e não com ge... risos.
-Ah, agora entendi – mais risadas de alívio – alguém pode me levar até ele? Depois eu acerto tudo o que devo aos senhores!
Após a visita, o Adinor indicou um hotel a pedido do piloto, e em seguida retornou a ligção à professora Walkyria:
- Obrigado professora. Salvamos o piloto. Ele veio aqui e falei que foi a senhora que me avisou. Ele pediu que agradecesse à senhora, ok?!
- Valeu, parabéns Adinor!! Respondi emocionada, e desligamos.
Adinor Cordeiro apesentava o programa nos Braços da Saudade, na Rádio Colméia AM, e atendia pedidos de músicas feitos pelos saudosistas.

Um comentário:

leon disse...

valeu Luisinho...estes com certeza foram dois grandes "mourãoenses....parabéns...