6 de julho de 2011

Carneiro no Buraco: primeira festa, primeiro tacho 1991

Do álbum do Irineu Ricardo, foto mostra a retirada do primeiro tacho na 1a Festa do Carneiro no Buraco.
Com a ajuda Sérgio Kffuri, um dos idealizadores da Festa, identificamos os personagens da foto. Kffuri lembrou que o advogado Elmo Linhares, então vice prefeito de Campo Mourão, foi procurado pela confraria Boca Maldita para criar a Festa Estadual do Carneiro no Buraco e ele disse que "Estadual não, vamos criar a Festa Nacional do nosso prato típico". Seria ele inclusive que sancionaria a Lei 731/1991 que criou a Festa.
Kffuri afirma que a Festa mourãoense motivou a criação dos pratos típicos em todas as cidades da região e o que era para ser apenas uma festa gastronômica se transformou também numa festa cultural, folclórica e esportiva.
Ney Arana, que por anos foi agente imobiliário em Campo Mourão, reside atualmente em Curitiba e já está na cidade para curtir a festa e rever os amigos.
Henry Cézar Cé, que era o presidente da Boca Maldita e um dos maiores batalhadores pela criação da Festa, mora em Porto Alegre.
Augustinho Vecchi, prefeito mourãoense de 1967/68, de 77/83 e 89 a 93, reside em Campo Mourão.
Irineu Menin, já falecido, era o diretor de obras do município. (num primeiro momento o identificamos como sendo o Toni Nishimura, mas com a ajuda do filho do Irineu, o Henrique "Limao", faço a correção).
Dona Adelaide Teodoro de Oliveira reside em Campo Mourão. Clique na imagem para ampliar.

1- Ney Arana, 2- Henry Cézar Cé, 3- Augustinho Vecchi, 4- Irineu Menin (in memorian) e 5- Adelaide Teodoro de Oliveira - 1a Festa Nacional do Carneiro no Buraco - Campo Mourão - 1991

Um comentário:

Anônimo disse...

O numero 4 da foto é o Irineu Menin Jr.(in memorian),era o diretor de obras da Prefeitura de CM na ultima administração do Sr. Augustinho Vecchi.