4 de julho de 2011

Alga marinha a favor da saúde humana

Uma nova arma para o combate de vários problemas de saúde surge dos mares: a Lithothamnium. Esta não é uma alga marinha muito famosa, mas os benefícios que oferece para nossa saúde são tantos, que vale a pena conhecê-la. Ela é rica em mais de 50 minerais de extrema importância para o organismo humano, como cálcio, magnésio, ferro, fósforo, sódio, potássio, iodo, cloro entre outros.
 
Ela pode ser utilizada em inúmeras terapias. Os nutrientes e minerais que ela guarda são importantes na estimulação das defesas imunológicas – para casos de alergias, infecções crônicas, viroses, herpes –, em processos de anorexia, desnutrição e convalescença, quando é importante o bloqueio dos radicais livres. Casos de fadiga crônica, esgotamento nervoso, stress físico e emocional e depressão também podem ser tratados com auxílio da Lithothamnium.
 
Processos degenerativos como artrites, artroses, osteoporoses e consolidação de fraturas também podem ser tratadas. A Lithothamnium pode inclusive auxiliar no controle do diabetes. Testes científicos comprovam a eficácia dessas plantas em processos envolvendo a recuperação e crescimento do tecido ósseo e muscular. Uma pesquisa com cavalos de corrida do Jockey Club de São Paulo constatou que a consolidação de fraturas e a recuperação da performance física foram surpreendentemente mais rápidas nos animais cuja dieta continha concentrado da alga.
 
A Lithothamnium é uma alga marinha calcárea encontrada em todos os mares do mundo. Ao absorverem os minerais do ambiente, elas transformam os componentes químicos em compostos de fácil absorção pelo nosso organismo. A principal função desses minerais é a formação de enzimas, que funcionam como catalizadores orgânicos nas trocas químicas das células. Por isso, são vitais para a sobrevivência das células e do corpo. Trabalhar com esse suplemento vai permitir que possamos ajudar pacientes de várias doenças, não só a obesidade. (via: Papeando com a Nutrologia)

Nenhum comentário: